segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Tempo dos encontros de Catequese

Veja mais comentários interessantes:


A - Na minha paróquia funciona assim: das 08:30hs as 10:00hs ficamos em sala com as crianças.As 10:00hs nos dirigimos a igreja para a celebração que vai até as 10:30hs onde é feita a leitura, oração da assembléia e evangelho.....o padre conversa com as crianças. As vezes encerra as 10:20hs, tudo depende da leitura e evangelho. Mas temos tbém aquele inconveniente da criança não querer ficar na celebração ou simplismente os pais buscarem e não querer participar. Renata: rerossini.blogspot.com


- Achei interessante a forma como funciona, de primeiro realizar o encontro num bom tempo e depois levá-los a casa de Jesus. Esta questão de levá-los a igreja é muito interessante, pois existem tantas crianças que acabam nos dizendo que os pais não os levam a missa, e isso acaba retirando todo aquele trabalho que a catequese desenvolve com a criança, pois todos nós estamos cansados de saber que o alicerce da vida cristã é a FAMÍLIA, mas as próprias famílias não reconhecem isso, é tanto que a Renata cita em seu comentário que alguns pais buscam as crianças e não deixam participar do momento final do encontro, onde poderia até os próprios pais fazerem parte. É lamentável, só não podemos é nos entregar ao primeiro desafio que aparece em nossos caminhos, devemos pedir forças a Jesus e sermos persistentes. Aqui em minha paróquia todo primeiro domingo do mês a missa é dedicada às crianças, e nesse dia as crianças somem, eu penso que nós aqui, poderíamos dar um encontro no sábado e depois levá-los a igreja para a missa das crianças. Imagina só uma igreja lotada somente de crianças? Eita imaginação fértil esta minha rsrsrs pena que não me aproveitam rsrsrs.


B - Amigooo...eu chego geralmente 8:30, para organizar minhas coisas (mesa, cadeiras em circulo, imagem, cartaz...)e fico esperando meus catequizandos no portão; às 9 e vamos todos para igreja reunir com o padre; 9:15 cada catequista vai com sua turma (sala, salão, varanda da casa do padre, igreja ou fica no pátio); às 10 dispensamos as crianças e vamos reunir com o padre (não é planejamento)até às 11 horas,......Shenia.


- Achei muito interessante a forma da Shenia também lá em Sete Lagoas minha conterrânea, também chego meia hora antes (7:30h) deixo tudo organizado, mas só tem uma falha que a Shenia faz e eu não faço, eu não costumo receber as crianças (ó vergonha para um catequista), costumo ir nas salas das outras catequistas cumprimentá-las, e aí papo vai, papo vem, quando dar a hora vou para minha sala e os pequenos todos estão lá me aguardando (deu até saudades agora rsrsrs), mas este ano quero recebê-los com bastante carinho. E vejo que o dia da catequese da Shenia, é um dia totalmente dedicado "à catequese" acho muito bacana, mas acho que aqui não funcionaria, as colegas iam alegar que tinha que fazer o almoço, faxina rsrsrsrs, tô sendo muito malvado rsrsrs, não posso falar tanto, pois não sou nenhum dono de casa, e pimenta nos olhos dos outros é refresco não é mesmo? Cale-te boca Jonathan rsrsrs.


Mas ainda, percebo mais ainda que devo pedir para aumentar o tempo rsrsrs.


C -Gostei do tempo de duração das reuniões de Portugal. No momento, não estou trabalhando com catequese. Mas tive esse problema com a catequese em minha paróquia.Depois de um tempo, trabalhei na CODIEF (Comissão Diocesana de Educação na Fé) e lá tive oportunidade de orientar os catequistas da diocese de Santos em busca de uma melhor preparação. A nossa equipe era formada por Padre, 1 freira, 3 leigas e um seminarista (que no caso era eu, rs...) Você já experimentou conversar com a equipe catequética diocesana de sua Diocese? Quem sabe, eles podem orientá-lo e até dar dicas de como convencer os catequistas de sua comunidade a aumentarem o tempo das reuniões.
Abraços! Fernando sorrindoemdeus.blogspot.com


- Fernando adorei a ideia do CODIEF, aqui deveria ter uma também, seguirei seus conselhos.

5 comentários:

  1. Sei que já me enviou mas vou deixar tudo junto...

    Olá, estou organizando o cadastro dos integrantes dos Catequistas Unidos e peço que envie um e-mail para: catequesenanet@yahoo.com.br, com os seguintes dados.
    O link de seu blog:
    Nome Completo:
    Endereço para correspondência:
    Telefones:
    Paróquia / Cidade / Estado
    Estes dados serão para uso exclusivo da moderação do grupo.
    Conto com sua coolaboração!
    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  2. Oi Amigão, tudo bem?
    Eu respondi seu questionário e aqui na minha comunidade, funciona assim:
    Cada encontro de catequese tem 01h e 30min; Antigamente, tinhamos 2 horas de encontro, com um intervalo de 15 minutos (recreio)... mas decidiu-se que uma hora e meia, sem o intervalo, seria mais produtivo... sinceramente, não sei como vcs conseguem trabalhar com menos tempo... vc, como professor sabe, que o trabalho tem todo um preparo de motivação, para que as crianças possam interagir, e desta forma o tempo fica muito curto... o trabalho acaba sendo interrompido, pq o final do encontro chegou!
    Bom, espero ter ajudado! Forte Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan, estou voltando aos poucos às minhas atividades e passei aqui para responder sua enquete:
    Em minha paróquia o tempo da catequese dura 1 hora e 30 minutos se forem feitas nas salas de catequese, mas as catequese familiares que são a maioria duram até mais de duas horas, pois elas são feitas nas casas dos catequizandos, cada semana na casa de um.Então o tempo tem que ser maior, porque tem a locomoção até a casa, o tempo do lanchinho e o tempo daquela partilha da família com o tema (importantíssimo!!!).
    Beijos e fique com Deus!
    *_*

    ResponderExcluir
  4. Amigo, se tivéssemos pelo menos as coisas que cada um acha mais importante (Roberto-tempo ideal), (Ivani-catequese em casa), (Renata-padre fazendo a celebração). Sinceramente, seria bom d+, Shenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Shenia concordo com você, seria o mesmo que fazer vitaminha, pega as frutas, coloca no liquidificador e bate tudo, no final uma vitamina que fará super bem as pessoas. Obrigado pelo carinho... volte sempre.

      paz e luzzzzzzzzzzzzzz

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz