quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Campanha da Fraternidade: Atividades

Vocês já ouviram falar da luvinha da Saúde? Não? Então vão saber agora.

Este é um ótimo trabalho para realizar com turmas menores, como por exemplo: Turmas de pré - catequese, com crianças de 06, 07, 08 anos, no caso aqui de minha comunidade, nós temos uma turma que recebemos crianças até de 03 aninhos. Muitos podem ser contra, e achar que não dar certo catequese com esta faixa etária, mas enganam quem pensa assim, pois a catequese com esses pequeninos funcionam bem mais do que aquelas crianças que já entram com idade avançada. Muitos desses pequenos não tem uma estrutura religiosa boa em casa, e por isso já acho importante este trabalho com eles, apesar de achar que a responsabilidade da educação cristã deve começar através da família, mas nem sempre as coisas são como deveriam ser.

Bom, chega de blá-blá, e vamos ao assunto que se refere a luvinha. 
É assim, o catequista deixa as crianças colorir a luvinha, depois de pronto, com a ajuda do catequista, recorta e cola a luvinha numa cartolina, colorset, ou em algum papel mais resistente. Depois de colado recorta novamente seguindo os traços da mãozinha (lembrando que deve sair duas partes da mãozinha, frente e a parte de trás, para se transformar a luvinha.). Depois de recortado, colar somente as laterais da luvinha, esperar secar. Depois de seco, ensinar as crianças a encaixarem a mãozinha dentro da luvinha e sair por aí dando tchau pra todo mundo e divulgando o tema e o lema da Campanha da Fraternidade de 2012.

Entenderam? Qualquer dúvida é só deixar um comentário que eu respondo.

Confira as outras atividades sobre a Campanha da Fraternidade 2012 que já publiquei CLIQUE AQUI

31 comentários:

  1. Nossa ameiiiiiiiiii.
    Já vou guardar.
    Na nossa paróquia vamos fazer dois encontros da campanha mas englobando todos.
    Bom não tive acesso ao livro mas é assim que a coordenadora disse que seria ;)
    Bjs amigo.
    E quanto a pequenos eu prefiro trabalhar com os menores do que os maiores ------ SERÁ QUE É PORQUE SOU CRIANÇAAAAAA rsrs.
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Show de bola, vou levar pro colégio!
    Parabéns!

    paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan,
    As atividades sobre a Campanha da Fraternidade estão ótimas e com certeza vão ajudar muito...

    ResponderExcluir
  4. Muito legais as atividades sugeridas! Obrigada pelas dicas! abraço
    Ana Cristina - Taguatinga - DF

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Cristina, primeiro agradeço pela sua visita, fico muito grato pela sua companhia, e feliz por está te ajudando. Seja sempre bem vinda tá bom? PAZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ PRA VC.

      Excluir
  5. Olá Jonathan adirei esta atividade vou colocar na apostila das minhas crianças.
    Abraços
    Bruni

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonathan,
    Adorei as atividades sobre a Campanha da Fraternidade, estava sem saber o que fazer com as crianças e voce me deu a maior luz, obrigada.
    Fico sempre procurando novidades e sempre que vou ao seu blog, fico encantada, sempre acho o que estou procurando, que Deus continue te abençoando e te iluminando.
    Hoje mesmo estava procurando alguma coisa sobre Quaresma e Campamha da Fraternidade, e voce me deu a resposta que eu procurava, sou catequista e gosto de trabalhar com crianças da pre-catequese. Se voce tiver algo sobre Quaresma e Semana Santa voce me passa? Porque a definição geralmente é muito confusa as definições e eu queria algo mais fácil de passar para os meus catequisandos, algo que eles entendesem e quardasse pra sempre.Tenho algumas definições que já pesquisei em outros blogs, mas achei uma linguagem muito difícil.
    Desde já te agradeço e fico aguardando as suas diga.
    Abraços

    *Meu nome é ARISLENE mas todos me chamam de Nina(apelido)
    Sou da comunidade BEATO JOSÉ DE ANCHIETA, que fica na cidade de Volta Redonda Rio de Janeiro.
    arislene.fmoraes@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Arislene, mas vou te chamar mesmo é de Nina rsrsrs, fiquei muito feliz com sua visitinha aqui em meu bloguinho, e mais feliz ainda de poder te ajudar, pois esse é o meu grande objetivo. As ideias sobre semana santa, em breve estarei preparando algumas, peço a você que aguarde tá bom? Eu também adoro trabalhar com os pequenos da pré-catequese, e confesso a você que esta fase deve ser trabalhada numa línguagem bem fácil mesmo, não adianta levar atividades cheio de questionários para eles responderem que não resolve nada, sou mais pelo visual, pois essa faixa etária aprende vendo, e o que eles aprendem eles guardam pra vida toda, por isso a responsabilidade de um catequista dessa etapa é muito grande. Mas acho que ano passado eu postei algo sobre quaresma, não tenho muita certeza, mas você pode conferir nesse link aqui http://catequesecomcriancas.blogspot.com/p/catequese.html.

      Precisando estarei sempre aqui para ajudar no que estiver em meu alcance.

      Paz e luzzzz e volte sempre!!!!

      Excluir
  7. Oi, eu de novo, não encontrei, mas não tem problema vou ficar te aguardando com as novidades.
    Obigada e muita liz pra voce
    Nina

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonathan, disse que iria colocar suas atividades na apostila das minhas crianças, você pediu para fazer uma postagem estou quase concluindo, na semana que vem estará pronto ai faço a postagem pra todos verem.
    Abraços
    Bruni

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonathan postei do blog errado rsrsrrs, tenho dois blogs o outro é de E.V.A, não sei se você iria lembrar q sou eu, o comentário de cima é meu ta.
    Bruni

    ResponderExcluir
  10. gostei muito do blog !
    sou catequista e estava precisando de algumas dicas para trabalhar com meus catequizandos, e achei o que precisava aqui !
    a partir de agora irei sempre acessar o blog
    obrigada
    beijos

    ResponderExcluir
  11. Jonathan,
    Adorei o blog!!!
    Sou prof do Ensino Religioso e poderei passar atividades maravilhosas para os meus pequeninos.
    Obrigada!!!
    Heloisa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Heloísa, que bom poder te ajudar!!! fico feliz volte sempre tá?

      abraço

      Excluir
  12. JONATHAN, ESTOU AMANDO TUDO... NOSSA NEM SEI QUAL FAZER KKKK, VAI NOS AJUDAR MUITO POIS COMO TRABALHO FORA E MINHA COMPANHEIRA TAMBÉM AS XX FICAMOS PERDIDAS SEM TEMPO PRA PREPARAR O ENCONTRO, ESSE ANO COM SUA AJUDA VAI FICAR TUDO MAIS FÁCIL KKK. MUITO OBRIGADA!!!
    QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E ILUMINANDO!!

    ABRAÇO

    FÁTIMA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fátima, é muito bom saber que poderei te ajudar, e melhor ainda é saber que terei sua companhia sempre aqui no blog. Seja sempre Bem Vinda!!!

      PAZ E LUZZZ

      Excluir
  13. Oi Jonathan! Meu nome é Vanessa,sou catequista na cidade de Àguas de Lindóia, SP. Eu adorei seu blog, você me ajudou muito com as atividades!! Muito obrigada!!Beijos!
    Vanessa Lanes!!

    ResponderExcluir
  14. Ei Vanessa Lanes!!! Que bom que ajudei você com minhas atividades. Elas são elaboradas e planejadas com bastante carinho, use-as quantas e quando quiser, as portas desse blog estará sempre abertas pra você e todos os catequistas do Brasil e do mundo. Seja sempre Bem Vinda!!!

    ResponderExcluir
  15. Oi Jonathan! Meu nome é Sílvia, sou catequista e coordenadora da catequese infanto-juvenil na Paróquia São Francisco de Assis, na cidade de Montes Claros -MG. Gostei muito das atividades que você propôs, pois às vezes é difícil fazer com que as crianças, principalmente as menores consigam entender os objetivos da CF.

    Abraços! Sílvia Capuchinho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Silvia Capuchinho!!! Fico muito contante por gostar das minhas dicas de atividades!!! Sinta-se sempre a vontade aqui no blog!!! Abraço!!

      Excluir
  16. parabens pelo seu blog, fiquei muito feliz em vereste trabalho da CF 2012
    MARIA CLAUDINES

    ResponderExcluir
  17. oi, adorei seu blog, esta começando a catequese na minha paróquia, então seu blog vai ser muito acessado, continue sempre assim, que Deus abençoe, Adriana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana se você adorou meu blog eu adorei sua companhia. Volte sempre!!!

      Excluir
  18. Oi encontrei o seu blog por acaso mas achei muito legal, adorei tudo o que li e vi, parabéns pela sua iniciativa em compartilhar suas experiências na evangelização de crianças, agora virei sua fã. Vou estar sempre visitando e utilizando seu conhecimento.
    Fica com Deus,
    Elaine.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sinta-se a vontade Elaine. Fico muito feliz pelo seu carinho.

      Excluir
  19. Olá, eu dou catequese para a Perseverança ( Pré - Crisma ), eu gostaria que tivesse um conteúdo, atividades para crianças um pouco maiores! Adrorei seu blog ! Obrigado, se puder me ajudar!

    ResponderExcluir
  20. Parabéns Jhonatan pelo blog. Agradeci muito a Deus por ter encontrado na net seus materiais, pois sou principiante na Catequese e estou meio perdida. Continue assim evangelizando e ajudando muita gente!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ana, sinta-se sempre a vontade para usar o que quiser aqui do blog tá bom? Pra mim é uma honra.

    ResponderExcluir
  22. Oi, meu nome é Tatiane, sou de Londrina-Pr, estava pesquisando e descobri o seu blog... parabéns, gostei muito! Tenho um trabalho de evangelização infantil através da música que talvez seja útil para vc e o pessoal do blog... tenho dois cd's infantis que se chama Pescadores Kids Vol 1 e 2. Se colocar no youtube, vc verá algumas músicas e coreografias... as músicas fazem um sucesso com a criançada! Um abraço, fique com Deus! Tatiane Jardim

    ResponderExcluir
  23. seu blog e muito bom... sempre que vou planejar meu encontro sei que vou achar parte do conteudo aqui... obrigado que Deus continue te iluminando... Anápolis -Go.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz