sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Mensagem aos catequistas: Avisa lá que eu estou voltando!


       Quando eu voltar, vou sorrir mais, serei mais eu e menos os outros. Falarei bobagens, contarei mais piadas. Terei mais entusiamo pelas coisas de Deus. Exercitarei mais os pequenos gestos. Deixarei claro que a catequese que eu vivo é autêntica, alegre, viva, cheia de vida.
       Quando eu voltar, darei mais abraços e menos broncas. Servirei a Deus com mais ânimo. Tentarei deixar de lado a cara amarrada, as frustrações e as dificuldades.
Meus olhos precisam voltar a brilhar, pois andaram meio embaraçados. É esse brilho no olhar que me faz mais humano, feliz, interessado, disposto, forte, corajoso, mesmo quando tudo parece ruir.
       Quando eu voltar quero amar mais ainda minha missão. Quero olhar com carinho, atenção e afeto cada rostinho que se apresentar na minha turma. O catequista precisa ter esse tipo de sentimento no coração.
       Quero me estressar menos com os rebeldes, e rezar por eles.
       Quero me alegrar mais com os dispostos, e rezar por eles.
       Quero ficar menos triste com os pais pouco interessados, e rezar por eles.
       Quero vibrar com os pais que também vibram com as coisas de Deus e apoiam a catequese, e rezar muito por eles, para que permaneçam assim.
       Quando eu voltar, quero continuar amando a minha missão e arranjar tempo, em meio a tantos compromissos, para reuniões e encontros.
      Quando eu voltar, quero reclamar menos dos padres, dos catequistas desanimados e de tantas outras coisas de que vivo reclamando. Minhas palavras precisam exprimir otimismo, satisfação, alternativas, indicar caminhos viáveis. Não podem ser palavras de desânimo e de lamúrias.
     Quando eu voltar, quero me entregar ao máximo à catequese, pois Deus confiou em mim para essa missão tão importante. Quero ajudar quem não tem o devido preparo e ser estímulo para tantos outros catequistas; e não apenas aquele que aponta erros, mas o que indica caminhos diferentes e ajuda a construir soluções.
     Quero ser mais humilde para reconhecer minhas limitações.
     Ser mais humano para saber ouvir o que os outros dizem.
     Ser mais filho e me ajoelhar mais diante do Pai. Frequentar mais o sacrário. Despojar-me diante do ministério infindável que é Deus.
    Rezar, rezar e rezar. Agradecer, agradecer, agradecer.
    Chorar, sorrir, engrandecer quem está ao meu lado. Diminuir-me diante do Altíssimo.
    Quero voltar, e que essa volta seja longa, duradoura, eficaz.
    Quero e preciso voltar, para que eu possa espalhar o amor que vale, pois Deus me fez amor da cabeça aos pés.
    E catequese é a minha arma e de tantos outros catequistas que, assim como eu, querem e têm de voltar.
   Gritemos juntos, numa só voz: "Eu estou voltando, e voltando com tudo. Pois a catequese é a minha missão. Minha arma é o amor que Deus me dá. Por isso, avisa lá, eu estou voltando!"
   Ninguém segura quando a gente quer alguma coisa! Precisamos voltar! Voltaremos com tudo.

(Está mensagem foi tirada de um livro da minha querida amiga catequista Iara, e foi lida na missa de envio dos catequistas da Paróquia Nossa Senhora do Carmo - Paraopeba/MG)  

"Amanhã já estou voltando, dia 04/02 será um dia repleto de alegria pra mim, pois irei matar a saudade de meus catequizandos, vou  dar aquele abraço em meus pequenos, e com essa mensagem voltarei  um catequista renovado e com outros modos de pensar, e é assim que vejo nossa caminha de catequista, não vejo nenhum catequista com 10 anos de missão ter os mesmos pensamentos de quando tinha 01 aninho de missão, e que sejamos assim, sempre curiosos, inquietos e buscadores de evangelização, formação, e buscadores da palavra de Deus.  Amigos catequistas, independentes do dia que vão voltar a catequese, seja amanhã, semana quem vem, mês que vem... QUE VOLTAMOS COM TUDO!!!"  

22 comentários:

  1. Nossa que lindo, adorei.
    Vou fazer cópias e distribuir entre as catequistas da minha paróquia.
    Posso né??
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Claro que pode, esse é o grande objetivo, compartilhar... e tornarmos uma só voz.

      Excluir
  2. OLHA UM ANJINHO COLOCANDO CHIFRINHO NO OUTRO rsrs
    Essas crianças não tem jeito né
    BJ

    ResponderExcluir
  3. Amado toda volta tem e deve ser um novo recomeço,os nossos pequenos precisam desta força e coragem,amei esta mensagem e já copiei e distribui para as catequistas da minha paróquia,as vezes precisamos ouvir mais,rezar mais e mais para nos tornarmos catequistas melhores,que amanhã você tenha um novo e feliz recomeço,pois os seus pequenos merecem um catequistas motivado e feliz,beijos.

    ResponderExcluir
  4. Isso mesmo amigo, que Deus te abençoe e ilumine, Shenia.

    ResponderExcluir
  5. JONATHAN QUE LINDO, E TE DESEJO UM OTIMO ENCONTRO DE CATEQUESE AMANHÃ.
    AQUI ESTAMOS AGUARDANDO NOVO PADRE, PQ ESTES ÚLTIMOS MESES TINHA UM SUBSTITUTO. E LOGO POSTAREMOS FOTOS DE NOSSOS MATERIAIS DA CATEQUESE PARA VC´S TEREM IDÉIA COMO É NOSSOS ENCONTROS AQUI. DEUS TE ABENÇOE SEMPRE...
    LURDES//CATEQUISTA

    ResponderExcluir
  6. Oi Jonathan, parabéns por seu novo blog esta simplesmente lindoooo. Bjão Angélica

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito da mensagem. Vou colocá-la em prática.

    ResponderExcluir
  8. Jonathan...
    Parabéns pela volta,e que linda mensagem vou leva-la para o meu dia a dia é mesmo maravilhosa !!!Meus olhos tbm precisam voltar a brilhar.Bjs
    Tenha um Domingo abençoado meu querido.

    ResponderExcluir
  9. Que Deus abençoe todos os catequistas!
    Abraços,com carinho

    ResponderExcluir
  10. Oi jonathan a paz pra você! Uma das coisas que mais me chamou a atenção nessa mensagem é:rezar,rezar , rezar e agradecer; porque já fiz a experiência de que quando rezamos para as crianças e suas famílias mais cedo ou mais "tarde" vemos os frutos e isso é muito gratificante!
    Deus abençoe a sua Catequese! Não vejo a hora de começar na minha Paróquia(o mês que vem).Estou intercedendo por todos nós catequistas.
    Abraço de Paz e Luz!!!
    Rosiene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Rosiene, pra mim você também observou o que também marcou pra mim, o catequista que não reza, e que não reza com fé pela sua turma principalmente aqueles que mais precisa de oração, ele não recebe bons resultados em seu trabalho de evangelização, e sempre agradecer, por mais que tem algo que nos incomode, devemos agradecer, pois acredito eu que muitos obstáculos que enfrentamos e muitas vezes reclamamos deles, pode ser sinal de Deus. Obrigado querida pela visita, VOLTE SEMPRE, assim que sua catequese iniciar me avise como foi. Paz e luzzzzzzzzzzzzzzzzz

      Excluir
    2. Fiquei muito feliz pela sua confirmação! Com certeza é sinal de Deus para todos nós catequistas.Quando algo nos imcomoda é aí que precisamos rezar mais e não desanimar ,porque o SENHOR nos ajuda.Um grande abraço de paz e luzzz!
      Rosiene.

      Excluir
    3. Oi Rosiene, agradeço demais pelas palavras de incentivo que deixastes aqui em meu blog, e são palavras assim que me mostra que devo continuar e acredito que é Deus se manifestando nelas. Volte sempre que puder. Paz e luz pra você!!!

      Excluir
    4. Oi meu amigo! pode acreditar que você deve continuar sim.Sabe porque? Porque você é um instrumento de Deus para nós.Quanta coisa ùtil que você nos ajuda...eu preciso muito do seu Blog. DEUS abençoe e um abraço de muita paz e de luzzz!
      Rosiene.

      Excluir
    5. Rosiene, suas palavras me fortalece, e enquanto Deus me permitir evangelizar nesse espaço aqui, você e todos os colegas me encontrarão de braços abertos, sempre disposto a ajudar. E que Deus conserve minha inspiração, para poder atender a todos, e ajudar muitos catequistas desse mundo de Deus.

      paz e luzzzzzzzzzzzz volte sempre!!!

      Excluir
    6. Oi Jonathan!
      Agradeço a Deus pela sua vida, um jovem de Deus! Você não sabe como as sua palavras me fez restaurar as minhas forças, me sinto renovada para voltar e VOLTAR COM TUDO! Que Jesus o abençoe.

      Um forte abraço
      Ana Maria

      Excluir
    7. Nossa Ana Maria, que alegria você me deu dizendo isso, a minha intensão foi em ajudar mesmo outros catequistas, fico muito feliz. Volte sempre!!!!

      Excluir
  11. Amei tudo que vc colocou ,sou catequista e vou usar a idéia do albúm c as crianças do primeiro ano.Parabéns Andrea

    ResponderExcluir
  12. Andrea Volte sempre, e use e abuse desse blog que faço com muito carinho!!!

    ResponderExcluir
  13. Linda mensagem. Pensei que você tivesse escrito! rs
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É linda mesmo, quem me dera Cris, ter sido eu o autor rsrsrs. Abraço grande.

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz