quarta-feira, 18 de abril de 2012

Lembrancinha de Incentivo

Olá amigos catequistas!!! Venho partilhar um momento bem interessante que aconteceu comigo e com minha turminha.


Dias atrás, tive a ideia de propor as crianças que me avaliasse, gostaria muito de ouvir delas a meu respeito, o que elas esperavam de mim como catequista, em quais pontos preciso mudar para melhorar os encontros de catequese.


Dei meu encontro normal, iniciamos com nosso momento de oração, depois trabalhei o tema do encontro e logo após fiz essa proposta. Disse a elas que eu quero ser um catequista cada vez melhor, e pra isso precisava da ajuda delas. Dei um pedacinho de papel em branco e disse a elas que naquele pedacinho de papel, seria para elas escreverem o que achavam, se tinha alguma ideia a propor, enfim deixar elas a vontade e  disse a elas que nem precisava assinar (para que ficassem tranquilas e a vontade).


Recolhi, e deixei para ler em casa com calma, para que pudesse também ter um momento de reflexão sobre aquelas dicas, sugestões e até mesmo criticas rsrsrs.


Cada papelzinho era uma surpresa, mas graças a Deus era elogio atras do outro ( um bom sinal rsrsrs).


Mas teve alguns assim: "Jonathan é um ótimo catequista, mas pega no pé demais". KKKKKK "


Mas catequista tem que pegar no pé mesmo, vocês não acham? Pegar no pé das crianças, das famílias, e da paróquia inteira. Se é para evangelizar, que evangelizamos com fervor, e bem feito. Eu penso assim. E sinto muito, esse pedido de largar o pé dos meus pequeninos não poderá ser atendido, quem ama zela, cuida, corrige, protege, e o "pegar no pé" pra mim significa isso.


Muitos disseram que me amavam, que me adoravam, que eu era o melhor catequista do mundo, foram milhões de  elogios, mas eles é que não sabem o tamanho do amor que tenho por eles, mas um papelzinho me deixou inquieto, foi um que estava escrito assim: "Jonathan gostaria muito que você mandasse em todos encontros um bilhete com os horários da missa, eu até que lembro da missa mas minha mãe nunca que pode e quer me levar e nem me deixa ir sozinho". A sorte que esse tava assinado, e sendo assim, me sentir na obrigação de levar um "papo" com  a mãe e se possível com o pai também, alias, a figura "do pai" na educação cristã dos filhos são tão apagados não são? As vezes por costume nós falamos: reunião de mães, vou chamar sua mãe, quero conversar com sua mãe, a culpa é da mãe. Será que as mães tem seus filhos sozinhas? Onde está o pai, na cena em que entra a educação em geral do filho? O pai é o ator principal e fundamental para um final feliz da história. 


Fiquei pensando, mas como isso pode acontecer? Os pais privando o filho de ir a missa? Justo o que me pede todo encontro, pra eu ser rápido, para não atrasar, por que ele não pode perder o treino de futebol.
Fico as vezes indignado com a visão que as pessoas tem sobre a catequese e sobre a educação cristã. Da impressão que muitas crianças estão frequentando a catequese só mesmo pra família continuar na "fama" de família exemplar para a sociedade. Os pais deixam que o futebol se torne mais importante na vida do filho, do que Deus. Depois, quando entardecer não vem pais se lamentarem pelos rumos que os filhos tomaram em suas vidas. Deus queira que não, mas aquele que educa os filhos na igreja dificilmente vai ver seus filhos numa gangue de maus caráter. "Aquele que educa seu filho terá motivo de satisfação" (Eclo 30,1-2)"


A conversa com os pais desse catequizando ainda não tive, vamos trabalhar esse tema "missa" no próximo encontro com os pais, mas não estou de braços cruzados não, tô preparando o território, e pra começar fiz uma lembrancinha, tinha coisa melhor pra deixar um sinal no ar? kkkkkkkk Como diz o ditado: Jogar o verde pra colher maduro? rsrsrs


A muito tempo atras salvei uma imagem de um enfeite de geladeira em meu computador, por que pensei que um dia ela podia me servir pra alguma coisa, e esse dia chegou.


A imagem é essa abaixo:

Esses são imãs de geladeiras feito com prendedores de roupas, quando vi pensava em fazer para o dia das mães, está aí uma boa ideia pra quem já está pensando em algo para o dia das mães, mas eu resolvi antecipar rsrsrsrs.

Pensando no que meu catequizando escreveu, pensei em confeccionar esse imã de geladeira, nele eu coloquei todos os horários de missas da nossa comunidade, e disse a eles que todo bilhetinho da catequese era para eles colocar nesse porta recados. Tava até pensando em todo encontro dar pra eles um versículo para eles colocarem, o que acham?

Só gastei comprando o imã, e utilizei alguns retalhos de E.V.A. Olha só como ficou...


Simples, mas tenho certeza que vai ter muitos catequistas dando um show de criatividade e fazer para sua turminha. Esse da foto foi para os meninos por conter uma gravatinha azul, das meninas tinham um lacinho na cabeça (no mesmo molde da gravatinha).

Olha a outra foto que tirei de um dos meus catequizandos...

São irmãozinhos kkkkkkk.

Aproveitando a postagem vou deixar pra vocês uma bela explicação do Padre Reginaldo Manzotti:

Leiam:


SANTOS

A intercessão dos santos é um tema que gera muitas dúvidas. Por isso, especialmente hoje, abordo aqui este assunto. O Catecismo da Igreja Católica diz: "Eles (os santos) não deixam de interceder por nós ao Pai, apresentando os méritos que alcançaram na terra pelo único mediador de Deus e dos homens, Cristo Jesus. Por conseguinte, pela fraterna solicitude deles, nossa fraqueza recebe o mais valioso auxílio" (CIC 956).
O texto explica que Jesus Cristo é o único mediador entre Deus e os homens (1Tm 2,5). Todas as graças e milagres não vêm dos santos e sim de Deus.
Maria e todos os santos brilham como a lua, pois não resplandecem por luz própria, apenas refletem a luz de Cristo. Portanto, não devemos ter receio de rezar pedindo a intercessão dos santos. A Igreja Católica deixa bem claro como devemos nos relacionar com eles.
Que Deus nos abençoe e que Nossa Senhora e todos santos intercedam por nós, amém.
Padre Reginaldo Manzotti



BELA EXPLICAÇÃO!
 

12 comentários:

  1. Qui lindo, amei o ima. Muito criativo!
    Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, quanta coisa graças a Deus. Li tudo e concordo que a presença dos pais é fundamental na educação religiosa dos filhos. Pena que a maioria dos pais não estão nem aí pra isso. Estava ouvindo o desabafo da coordenadora hoje e pois aqui o que mais tem acontecido nos últimos dias é evasão de catequistas. A última que desistiu, por motivo justo (trabalho), os pais foram convidados para uma reunião para mudar o horário. Só apareceram 6 mães e mesmo assim não concordam em mudar o horário. Coisa que fico sem entender. Não podem nem ao menos cooperar com o catequista.
    Mudando de assunto, sua ideia é excelente, tomara que o resultado seja positivo.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, Jonathan!!!

    Tbem já fiz isso e é mto legal, as crianças são realmenta fantasticas.
    E tbem fiz no começo desse ano os meus rampos mas para o varal da sala. gostei da ideia de mandar para casa para por os bilhetes da catequese.
    Recebi um email que a catequista esta bem preocupada que as crianças não vão a missas. Este a nosso maior desafio, perguntei a eles se eles dessem uma festa...e os amigos não fossem?? Jesus é nosso amigo incondicional de todas as horas e temos que ir ao encontro dele na missa...SIM!!!
    Tbem achomque os pais colocam as crianças na catequese só por causa da sociedade.
    Ah!!! Cosegui postar...estou muuuito feliz :)
    Fica com Deus e tenha um ótimo dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Jonatham, Ficou linda a sua lembrançinha , vou usar a ideia do versiculo aqui na Paroquia. Algumas catequistas estavam pensando em fazermos uma lembrançinha para o Dia das Mães que seria um imã de Geladeira, com uma mensagem, e depois da lembrançinha podemos adotar a ideia do versiculo,vamos ver se todas irão aceitar a ideia na proxima reunião.
    Silvânia Moura Paroquia Santos Anjos da Guarda BH MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvânia, que bom que gostou da ideia! Espero que seus colegas aceite e confeccione essa ideia. Se fazer, mande fotos tá? Meu email é jonathanroberto007@gmail.com

      Abraço

      Excluir
  5. Oi Jonathan,td bem? Queria partilhar que aqui tbm acontece sempre isso ,a criança quer ir a Missa e os pais não levam ,ou acham que a Missa das crianças é muito cedo...(8:30)da manhã e que eles tem que dormir até mais tarde...Graças à Deus outros levam,não são todos.
    E quanto ao vers,aqui eu mando em todos os encontros ou um vers,ou uma mens em relação ao tema ou uma oração em cima do tema tbm pra eles em forma de catãozinho e olha faz um sucesso ,eles já ficam esperando pelo cartãozinho,rs Adorei a idéia de colocar no prendedor.Obrigada pelas dicas ,abraços.
    Rosiene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rosiene, gostei do seu comentário, é uma pena os pais não incentivar os filhos frequentar a missa não é mesmo? Eles deveriam saber que quando o pai leva o filho a missa, dificilmente ele buscará seu filho no mundo perverso.

      Também faço o possível de todo encontro da um cartãozinho que tem a ver com o encontro.

      Paz e luzzzz pra você.

      Excluir
  6. Olá...
    Boa noite!!!
    Como sempre mandando super bem... adoro seu blog... tiro altas ideias daqui.
    Parabéns
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Paty, fique sempre a vontade aqui com minhas altas ideias rsrsrsrs.

      PAZ E LUZZZZZ

      Volte sempre!!!

      Excluir
  7. Amei essas lembrancinhas ireifazer hoje para os meus cataquizando como convite pra irmos ao santíssimo. Parabéns Gê .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gê, que bom que gostou. Aposto que seus pequeninos vão Amar.

      PAZZZZZZZZZZZ E LUZZZZZZZZZZZZZZZ

      Excluir
  8. Odorei a sua ideia Jonathan, você me deu uma luz...eu estava pensando o que eu ia fazer para minhas crianças...quando vi sua lembrancinha lembrei que tinha aprendindo fazer uma rosa com e.v.a...Muito obrigado pela sua dica!!!! Vou fazer e postar uma foto pra você ver!!!! Karuline Dutra

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz