segunda-feira, 16 de abril de 2012

Somos Filhos de Deus - Encontro de Catequese


Nesse encontro "Somos Filhos de Deus" o catequista pode fazer uma dinâmica bem legal que não vai gastar muito tempo.
A ideia é assim: o catequista leva uma caixa de presente bem bonita e dentro da caixa um espelho.


Toda a turma em círculo e a caixa vai passando de mão em mão, e cada criança olha o que tem dentro. Mas olhar só um espelho?

Aí que vem a dinâmica... Antes o catequista vai fazer uma pergunta, por exemplo: Crianças, alguma de vocês já viram a imagem de Jesus, de Maria e de alguns santos?

Depois de ouvir as respostas o catequista pergunta novamente: Crianças, e qual de vocês já viram a imagem de Deus?

Depois dessa pergunta eu tenho certeza que eles vão dizer que nunca viu.

Daí o catequista surpreende eles dizendo: Crianças, eu consegui a imagem de Deus, e a imagem de Deus é linda, a mais linda que já vi em toda minha vida. A imagem brilha como uma estrelinha feliz e contente no céu. Quem de vocês gostaria de ver a imagem de Deus?

Depois dessa perguntinha lançada, não vai ter aquele que vai resistir e responder logo... EEEUUUUUUUU.

Com um fundo musical bem calmo, e sereno, o catequista pedirá as crianças que fechem os olhos, e que só abram quando receber a caixinha para ver e conhecer a imagem de Deus, e depois de ver permaneçam em silêncio, de olhos fechados e meditando a imagem que viu de Deus.

Depois que a caixinha passar na mão de todos, o catequista irá fazer uma reflexão em cima da dinâmica.

E a principal conclusão que deve ser levada ao reconhecimento das crianças é que somos IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS (Gn 1,27)

Depois da dinâmica o catequista poderá trabalhar as atividades acima.

8 comentários:

  1. Oi Jonathan, boa noite!!
    Feliz da vida, vim contar que agooora faço parte dos Catequistas Unidos.
    Achei você aqui também, esse seu blog é maravilhosos, amei as atividades.
    Já estou te seguindo por aqui.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carminha seja muito bem vinda, depois facilite pra mim deixando o endereço de seu blog pra eu acessar rsrrs. Abraço e fica com Deus.

      Excluir
  2. Oi, amigo!
    Gostei muito destas atividades, especialmente a dinâmica sobre a "imagem" de Deus! Linda demais! Deus brilha em seu coração, amigo!

    AH! Eu sei o endereço do blog da Carminha:

    criarteprajesus.blogspot.com.br

    Um grande abraço, na paz de Cristo,
    Angela

    ResponderExcluir
  3. ola, Jonathan, e a Marta to passando pra te agradecer pela dica de ir a casa das crianças foi muito bom aproveitei para levar convite de uma missa para as crianças da catequese que lotou a igreja as crianças voutarao graças a Deus, deu resultado, pesso que Deus te ilumine sempre, abençoada noite.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá minha querida Marta! Que feliz estou, por saber que a visita deu certo. Alias, esse é o exemplo que tiramos com a parábola da ovelha perdida, ou seja, devemos ir sempre em busca das ovelhas perdidas.
      Parabéns! Que Deus cubra você e toda sua comunidade de bençãos.

      Excluir
  4. Olá Jonathan, boa noite! Quero parabenizá-lo por sua dedicação e perseverança. Seu trabalho é admirável e gratificante. Obrigada por nos mostrar que é possível catequizar de maneira divertida...
    Anna Christina

    ResponderExcluir
  5. oi adorei fazer com os meus catequizando a dinamica da caixa com o espelho dentro.ascrianças

    gostaram demais se concentraram valeu a ajuda de voceis Deus os abençoe
    ivone/04/05/2013

    ResponderExcluir
  6. amei a dinâmica. Vou fazer com minhas crianças, sei que vão adorar.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz