segunda-feira, 9 de abril de 2012

Via Sacra com as crianças da catequese - Paraopeba/MG

"A via-sacra é uma antiga devoção cristã que praticamos sobretudo na Quaresma e, de um modo especial, na Sexta-Feira Santa. Recorda-nos os diversos passos do caminho de Jesus em direção ao Calvário, até à morte na cruz e sepultura."

Realizamos com nossos catequizandos a via sacra encenada.
Cada turma ficou responsável pela encenação de duas estações.
Foi algo muito simples que fizemos, mas os frutos colhidos foram satisfatórios.
Notamos que as crianças se interessaram bastante em participar, em fazer parte das encenações, e o principal, saíram com a verdadeira mensagem cravada em seus corações, sabendo que todas aquelas cenas representava o filho de Deus que veio nos salvar.

Na minha turma foi complicado escolher Jesus, pois todos queriam representá-lo, e nessas horas fica complicado para o catequista, pois não queremos ver rostinhos nenhum tristes. Então, tive a ideia de realizar um sorteio rápido, mas como era duas cenas, eu decidi escolher uma criança para representar Jesus em cada uma delas.
Os outros, ficaram triste, achando que era o fim e não tinha nada que eles pudessem participar, masss.... tinha os soldados e os povos, e com certeza toda a turma participou.

Olham algumas fotos que tirei...

(Começando a nos aprontar para nossa encenação)

(Ó meu Deus, vê se pode, colocando chifrinhos nos Jesus! rsrsrs. Os dois representaram Jesus, porém em cenas diferentes, o que está com os ombros a mostra representou Jesus Crucificado e Ressuscitado)

(Representantes dos soldados se preparando.... o que não faltam é careta rsrsrsrs)

(Até um cachorrinho entrou em cena, e claro chamou a atenção das crianças, ainda bem que estávamos nos preparando ainda rsrsrsrs e nessas horas não adianta  o catequista pedir pra deixar o cachorrinho quieto, não tocar no cachorrinho, por que criança quando ver um animalzinho parece que perdem o controle e logo tem que fazer um carinho no animalzinho, então é melhor se render nessa hora e entrar pra curtição junto com eles, mas no limite (claro) ).

(Jesus Crucificado - Não posso esquecer dos moradores que tiveram maior boa vontade de ceder as portas de suas casas para representarem as estações, e também pela participação de todos, recebemos ajudas de pessoas para cantar, para acompanhar e ajudar a olhar nossos anjinhos, e teve até pessoas que emprestaram roupas, lençóis, para vestir nossos catequizandos. A comunidade toda se uniu.)


(Os soldados)

Via Sacra para imprimir CLIQUE AQUI

11 comentários:

  1. AMEI...Jonathan ficou tudo perfeito...Parbéns!!!

    ResponderExcluir
  2. Belo trabalho Jonathan, parabéns pra vocês que organizaram e para essa turminha linda de atores mirins que vocês têm aí em Paraopeba. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Amei ver crianças na apresentação, aqui na minha comunidade teve mas com jovens, mas juro que pensei em fazer com as crianças...mas não deu tempo, mas quem sabe o ano que vem!

    Vim lhe desejar uma abençoada Páscoa e que Cristo Ressuscitado nasça todo dia em sua vida!!

    Obrigado pela força!
    Deus Abençoe!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  4. Oi meu querido amigo! Lembrei de um a música que é um show, fácil e animada. Pouco conhecida também... não sei se vc conhece o nome é "M de Maria" sei que é da Comunidade Católica Boa Nova. Fazendo uma busca rápida não achei o link para download. Se vc não achar me avisa que vou procurar em meus cds antigos. Vale a pena procurar é uma graça.
    Que coisa mais fofa a via sacra com as crianças...amei o cachorrinho tb...rs

    Paz de Cristo!

    ResponderExcluir
  5. Ol´s, ois eu aqui de novo!!
    Que lindas as fotos que você, fez, amei e a Via Sacra...
    Hummmm, show, parabéns! que Jesus os abençoe.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Carminha. Venha quando quiser tá? Você será sempre bem vinda.
      Fico feliz por ter gostado do nosso lindo momento na catequese.

      Um grande abraço.

      Excluir
  6. Nossa Amei! lindo, lindo, lindo.
    viu que mesmo de última hora podemos fazer algo que motiva as crianças e a comunidade?
    Abraços,
    Lílian Mara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa que visita ilustre!!! Nossa coordenadora por aqui? Isso é muito chick rsrsrsrs

      Lilian mas sempre é bom nos antecipar, e também não só motivar como atingirmos o objetivo principal, que é? EVANGELIZAR!!! E por mais simples que foi, nós atingimos esta meta.

      Volte sempre... tá?

      Excluir
  7. Que alegria no rosto de cada um, lindo mesmo!
    Feliz Páscoa!
    Abraços,
    Helena

    Hum!! ainda não pegou teu selinho lá no blog?

    ResponderExcluir
  8. Pegue aqui!
    http://tiahelenanocoracaodejesus.blogspot.com.br/search/label/Selinhos

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz