terça-feira, 22 de maio de 2012

Pentecostes







O que é Pentecostes
Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por ser celebrada sete semanas depois da festa da páscoa, no qüinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia". 

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinqüenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

Quem é o Espírito Santo? 

O prometido por Jesus: "...ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem a realização da promessa do Pai a qual, disse Ele, ouvistes da minha boca: João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo dentro de poucos dias" (At 1,4-5).

Espírito que procede do Pai e do Filho: "quando vier o Paráclito, que vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da Verdade que vem do Pai, ele dará testemunho de mim e vós também dareis testemunho..." (Jo 15 26-27). O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho. Sua presença traz consigo o Filho e o Pai. Por Ele somos filhos no Filho e estamos em comunhão com o Pai. (FONTE: Catequisar)

11 comentários:

  1. Noooosssaaa!AMEI!VOCÊ É UMA BENÇÃO PARA TODOS OS CATEQUISTAS, QUE O ESPÍRITO SANTO CONTINUE TE ILUMINANDO,E VC ILUMINANDO A NÓS CATEQUISTAS.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nooooooosssaaaaaaa, eu é que amo receber vocês aqui. Que o Espírito Santo continue sempre nos iluminando. Volte sempre!!!

      Excluir
  2. Jonathan, o fervor do Espírito Santo queima em seu coração! Que benção de Deus existir pessoas especiais como você que fazem a diferença neste mundo, continue sempre assim com a graça de Deus!Obrigada por me ajudar!
    Com carinho catequista Tati.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tati, Gabriel deve ser seu filhão né? rsrsrs Querida obrigado pelo carinho. Fico super grato quando vejo que meu blog e meu trablaho está sendo luz para alguém. Volte sempre o blog é nosso.
      bjos.

      Excluir
  3. ótimo, amei toda as atividades parabéns,que Deus continue abençoando vcs!

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMO!Tambem gostei de todas as atividades.Parabens
    Catequista Ana

    ResponderExcluir
  5. parabéns mais uma vez meu caro. E como seu blog tem iluminado catequista viu! eu sempre olho suas postagens, elas me inspiram como futuro padre. obrigado! Deus te abençoe!!!

    ResponderExcluir
  6. parabens voce e um verdadeiro cristao para crianças amei seu blog


    Loislane,Minas Gerais,Reduto

    ResponderExcluir
  7. noooooossa amei seu blog, e um arraso!!! parabéns... esta me ajudando muito, a ganhar conhecimento e passa-lo aos meus alunos... que Deus te guie sempre!


    Lilian, Limeira

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo blog ! sou catequista e estou encontrando aqui tudo o q preciso para minhas crianças serem evangelizadas!

    ResponderExcluir
  9. Ai gente, tudo lindo *-* Que o Espírito de Deus conduza tua vida, irmão. Paz e bem!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz