quarta-feira, 30 de maio de 2012

Tapetes de Rua na festa de Corpus Christi

A arte dos Tapetes de Rua na festa de Corpus Christi

Utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto. Por este tapete passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor.
A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi.
É uma das mais tradicionais festas do Brasil e é comemorado no país desde a chegada dos portugueses.
Vejam algumas fotos que encontrei na internet que podem servir de inspiração para vocês.













Abaixo dois desenhos para vocês usar de modelo

Esse aqui peguei no blog AMIGUINHOS DE DEUS, porque é uma ótima ideia ter a Campanha da Fraternidade 2012 como tema. 

Agora é hora de arregaçar as mangas e trabalhar para que cada uma de nossas cidades fiquem bem bonitas para celebrarmos esse dia tão especial. Quem quiser mandar fotos da celebração de Corpus Christi de suas cidades e que queiram vê-las publicadas aqui no blog "Catequese com Crianças" é só enviar para meu email que é: jonathanroberto007@gmail.com. Será uma honra ter um pedacinho da comunidade de vocês aqui no blog. 

12 comentários:

  1. Oi jonathan...
    Cada modelo mais bonito que o outro.O ano passado aqui na minha paroquia fizemos diferente.Enfeitamos as ruas com cobertores e agasalhos doados pela comunidade e depois repassados para pessoas necessitadas.
    Foi ótimo...
    #Fica a dica...
    Enia

    ResponderExcluir
  2. lindo seu trabalho,e todo conteúdo do blog parabéns, forte abraço, renato artesanato em mdf

    ResponderExcluir
  3. ótimas imagens de tapetes muito bonitos mesmos.não tenho muito idéia de como fazer da campanha da fraternidade ,obrigada pela idéia .Que deus abençoe a todos.Sandra de Guarapari

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra,talvez algum artista rica no chão pra vocês, imprima a imagem e entregue para alguém que é fera nos desenhos. Vai dar certo vc vai ver.
      abraço.

      Excluir
    2. eu acho que não por que esta falando sobre JESUS CRISTO eu acho que tem que botar algumas fotos sobre JESUS CRISTO!!!!!!.

      Excluir
    3. EU GOSTEI DA TUA IDEIA MAS BOTAR PESSOAS RICAS PARA FAZER SUSSESOS NO TAPETE NÃO DA MAS SE BOTAR JESUS CRISTO EU GARANTO QUE DA MAIS SUSSESOS !!!!!! BEIJOS E ABRAÇOS .

      Excluir
    4. HAHAHAHAHAHA PESSOAL DESCULPE MAS ESCREVI ERRADO MAS AGORA EXPLICAREI DETALHADAMENTE. A SANDRA QUESTIONOU NÃO TER IDEIA DE COMO FAZER O TAPETE SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE, E POR ESSE MOTIVO EU SUGERIR QUE DESCOBRISSE UMA PESSOA DA SUA COMUNIDADE QUE TIVESSE O DOM DESENHAR E QUE "RISCASSE" NO CHÃO A GRAVURA DO CARTAZ DA CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2012. QUANDO DIGITEI "RICA" NÃO ERA ISSO QUE QUIS DIZER, FALTOU O "S" NO MEIO, TALVEZ POR QUE DIGITEI DEPRESSA DEMAIS, QUIS DIZER "RISCA". HAHAHAHAHA FOTOS DE PESSOAS RICAS NOS TAPETES HAHAHAHAHA QUE LOUCURA PENSAR ISSO HAHAHAHAHA
      ME DESCULPEM PELA GAFE. HAHAHAHA

      Excluir
  4. Josélia Marques5 de junho de 2012 09:28

    oi Jonathan, faltou ai o simbolo da catequese....

    ResponderExcluir
  5. Parabéns Jonathan, maravilhoso o blog, continue este trabalho,evangelizador. Thelma Aparecida de Paula- MG

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Jonathan, maravilhoso o blog, continue este trabalho,evangelizador. Thelma Aparecida de Paula- MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Thelma, seja bem vinda e obrigado pelo carinho.

      Excluir
  7. sou professora de catequese e eventual nas escolas do estado,hoje fizemos lindos tapetes na cartolina como a multiplicação dos peixes9mar com papel celofane amassado,peixes com a escma de raspas de lápis,sol os raios de triangulos e nuvens;ficou maravilhoso e um outro com formas ondulares e mãos no centro simbolizando a solidariedade.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz