segunda-feira, 23 de julho de 2012

Dia dos Avós - Lembrancinhas e Atividades

Esta postagem é muito especial e por isso resolvi caprichar! Vamos começar falando sobre os avós de Jesus: 
Sant’Ana e São Joaquim – Avós de Jesus
         Ana e seu marido Joaquim já estavam com idade avançada e ainda não tinham filhos. O que, para os judeus de sua época, era quase um desgosto e uma vergonha também. Os motivos são óbvios, pois os judeus esperavam a chegada do Messias, como previam as sagradas profecias.
        Assim, toda esposa judia esperava que dela nascesse o Salvador e, para tanto, ela tinha que dispor das condições para servir de veículo aos desígnios de Deus, se assim Ele o desejasse. Por isto a esterilidade causava sofrimento e vergonha e é nessa situação constrangedora que vamos encontrar o casal.
        A tradição diz que Joaquim nasceu em Nazaré, e casou-se com Ana quando ele era jovem. Ele era um rico fazendeiro e possuía um grande rebanho. Como não tivessem filhos durante muitos anos Joaquim era publicamente debochado.
        O Pai de Ana teria sido um judeu nômade chamado Akar que trouxe sua mulher para Nazaré com sua filha Ana. Após o casamento de sua filha com Joaquim também ficou triste de não terem sido agraciados com netos.
        Mas Ana e Joaquim não desistiram. Rezaram por muito e muito tempo até que, quando já estavam quase perdendo a esperança, Ana engravidou. Não se sabe muito sobre a vida deles, pois passaram a ser citados a partir do século II, mas pelos escritos apócrifos, que não são citados na Bíblia, porque se entende que não foram inspirados por Deus. E eles apenas revelam o nome dos pais da Virgem Maria, que seria a Mãe do Messias.
        No Evangelho, Jesus disse: “Dos frutos conhecereis a planta”. Assim, não foram precisos outros elementos para descrever-lhes a santidade, senão pelo exemplo de santidade da filha Maria. Afinal, Deus não escolheria filhos sem princípios ou dignidade para fazer deles o instrumento de Sua ação.
        São João Damasceno exorta Joaquim e Ana como modelos de pais e esposos cujo principal dever era educar seus filhos. São Paulo diz que a educação dos filhos pelos pais é sagrada.
        Maria ao nascer no dia 08 de setembro de um ano desconhecido, não só tirou dos ombros dos pais o peso de uma vida estéril, mas ainda recompensou-os pela fé, ao ser escolhida no futuro para ser a Mãe do Filho de Deus.
        O Imperador Justiniano construiu em Constantinopla, uma igreja em honra de Santa Ana lá pelos anos de 550. Seu corpo foi trasladado da Palestina para Constantinopla em 710 e algumas porções de suas relíquias estão dispersas no Oeste. Algumas em Duren (Rheinland-Alemanha), em Apt-en-Provence, (França) e Canterbury (Inglaterra).
        O culto litúrgico de Santa Ana apareceu no sexto século no leste e no oitavo século no Ocidente. No século décimo a festa da concepção de Santa Ana era celebrada em Nápoles e se espalhou para Cantrbury lá pelos anos de 1.100 d.C e daí por diante até século 14, quando o seu culto diminui pelo crescente interesse pela sua filha, a Virgem Maria.
        O culto a Santa Ana chegou a ser até atacada por Martinho Lutero, especialmente as imagens com Jesus e Maria, um objeto favorito dos pintores da Renascença. Em resposta, a Santa Sé estendeu a sua festa para toda a Igreja em 1.582.
        A princípio apenas Santa Ana era comemorada e, mesmo assim, em dias diferentes no Ocidente e no Oriente. Em 25 de julho pelos gregos e no dia seguinte pelos latinos. A partir de 1.584, também São Joaquim passou a ser cultuado, no dia 20 de março. Só em 1.913 a Igreja, determinou que os avós de Jesus Cristo deviam ser celebrados juntos, no dia 26 de julho. FONTE

Agora vamos colocar esse lindo tema (Dia dos avós) em prática com as crianças? Veja as ideias!!!
(Clique na imagem para ampliar)

Mais lembrancinhas para nossos avós... veja:

Agora é a vez dos desenhos e cartões para colorir.




"Que Deus abençoe minha vovó com muita paz, saúde, e felicidade. Também desejo paz eterna para meus outros avós que hoje está junto de Deus Pai. A todos os vovôs e vovós do Brasil fica aqui o meu grande abraço!"

7 comentários:

  1. Oi Jonathan até fiquei um pouco triste com esta postagem, porque eu não tive contato com meus avós, não tive o prazer de saborear as delicias das vovós e nem o colo dos vovôs. Para aqueles que os tens cuide e respeite muito bem esses anjos, e muita saúde e paz para os vovôs e vovós que acessam este maravilhoso blog. As atividades e as lembrancinhas são fofas lindas...fica com Deus.
    Vanusa
    Pres Prudente sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vanusa, feliz de vê-la por aqui!!! rsrs
      Querida não fique triste pois certamente você teve avós (obvio) e por isso, o melhor presente que você possa dar a eles é rezar bastante por eles. Um grande abraço.

      Excluir
  2. Que capricho, meu amiguinho...
    meu sonho é ficar velhinha e ser uma vovó bem fofa, igual a Dona Benta do Sítio... rs
    um grande beijo e fique com Deus.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sheila,
      Tenho certeza que você será uma vovó assim, pois fofa você já é. rsrs
      PAZ E LUZZZZZZZZZ

      Excluir
  3. Oi Jonathan! muito obrigada por enviar o conteúdo,as sugestões de lembrancinhas,as folhas com os desenhos para pintura em homenagem ao dia dos avós. Que o BOM DEUS abençoe VOCÊ,sua FAMÍLIA e em ESPECIAL sua AVÓ. Um grande abraço da amiga em Cristo, Bernadete Maria B. Lima de Recife-PE. Catequista e Professora da Escola Municipal Virgem Poderosa. Obs: Um grande abraço também a Sheila Jorge e aos demais amigos e amigas dessa comunidade maravilhosa de: Catequese Virtuais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Bernadete, foi seu pedido que vi e tive a ideia de ajudar e publicar alguma coisa a respeito aqui no blog. Fico feliz por gostar e espero que volte sempre!!!

      Excluir
  4. Confesso que nunca dei importância a essa data , pois nunca conheci meus avós, e meu filho tmb não tem avós , mas agora na catequese e lendo a história de Ana e Joaquim avós de Jesus , vi o quanto essa data é importante e quem tem ou teve o privilégio de ter avós deveria comemorar essa data como se comemora o dia dos pais e das mães ! Esse ano vai ser a primeira vez que vou comemorar essa data e isso graças a Catequese e aos meus catequizandos . Gostei muito das suas sugestões, com certeza vou segui-las e seu Blog nos ajuda muito !Parabéns 👏👏👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz