terça-feira, 7 de agosto de 2012

I Semana Diocesana de Catequese

A 1ª Semana Diocesana de Catequese foi pensada como espaço de motivação, valorização e crescimento da formação dos agentes da pastoral catequética.
Segundo o DNC a "formação de catequistas tem como momento histórico valores e contravalores, desafios e mudanças, daí exige dos evangelizadores preparo, qualificação e atualização. Nesse contexto, a formação catequética de homens e mulheres 'é prioridade absoluta' (DGC 234). Os recentes documentos da Igreja estimulam a formação inicial e permanente dos seus agentes: 'Qualquer atividade pastoral que não conte, para a sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas coloca em risco a sua qualidade'. (DNC, 252)
A fonte inspiradora da formação de catequistas é Jesus Cristo. É Ele que convida: "Vinde e vede" (Jo 1, 39) e propõe maior profundidade, mais audácia no compromisso: "Avançai mais para o fundo, e ali lançai vossas redes para a pesca" (Lc 5, 4). É Ele mesmo que se apresenta como Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns aos outros" (Jo 13, 14)". (DND, 253)

Programação: Do dia 30/ 07/ 12, segunda-feira, até o dia 02/ 08/ 12, quinta-feira, de 19h às 21h, no Salão da Catedral Santo Antônio/ Sete Lagoas:

Dia 30/ 07, segunda-feira
**ABERTURA: D Guilherme Porto 
**NOITE CULTURAL: Catequistas do subprojeto Formação Interativa com catequistas da BASE
**Café, prosa, verso e cantoria...

Dia 31/ 07, terça-feira:
**BÍBLIA E CATEQUESE
**Isabel Braz/ Equipe Estudo Bíblico (da Catequese)
**Café, prosa e verso...

Dia 01/ 08, quarta-feira:
**VISÃO GERAL DAS NOVAS DIRETRIZES DA AÇÃO PASTORAL
**Padre José Roberto Filho
** Café, prosa e verso...

Dia 02/ 08, quinta-feira:
**MISSIONARIEDADE: Celebrando a missão e vocação do catequista
**Padres Gislei Roberto Teixeira e Padre Arnaldo Vicente
**Café, prosa e verso... (Fonte)

"E como eu não poderia ficar fora dessa, é claro que fui em busca de formação, afinal, como diz Padre Marcelo Rossi "O catequista que não se forma deforma seus catequizandos", e que possamos então ir sempre em busca de mais e mais conhecimentos.
Bate-Rebate:
Primeiro dia foi um encanto ao som da viola, achei demais (rsrsrs). Tivemos também o privilégio da presenta do Bispo Dom Guilherme que falou sobre a seriedade que o catequista deve ter com a evangelização e só resumindo de uma forma bem popular do que o Bispo quis nos passar, é já que "entramos na chuva é pra se molhar" nada de evangelizar deixando as coisas no meio do caminho. Vamos fazer bem feito, enfim, nós fazemos não é pra fulano e nem pra sicrano, fazemos pra Jesus.
O Bispo também contou uma piada super legal rimos até falar perder o folego (kkkkkk).
Segundo Dia o tema foi "Catequese e Bíblia" e o que marcou foi a dinâmica que o palestrante Joaquim fez com o Coco verde. Ele tentou abrir o coco com um facão com muita dificuldade, confesso que o fim daquela dinâmica poderia ser trágica (rsrsrs), mas no final ele saboreou a água do coco. Tiramos a conclusão que evangelizar os ADULTOS, que é nosso desafio maior pode ser difícil, pode parecer impossível, mas se não tentarmos não alcançamos a vitória nunca, então que possamos dar o primeiro passo e sermos fortes e no final saborear a vitória. A presença do Pastor foi marcante, simbolizou a união em Cristo que todos nós cristãos devemos ter.
Terceiro encontro foi interessante pois foi um estudo puxado (rsrsrs), porém enriquecedor que foi sobre as Diretrizes da Catequese.
Quarto e último dia fizemos uma retrospectiva e uma bela troca de experiencias.
Todo encontro que vou prefiro ficar calado no meu canto observando, ouvindo, atento, ouvir o testemunho dos catequistas que carrega com si uma grande e rica bagagem, quem sabe um dia eu poderei possuir uma bagagem assim e pode compartilhar? Vamos seguir em frente e colher no caminho percorrido cada ensinamento enviado por Deus.
Foi um prazer conhecer pessoalmente a Cristiane, super, hiper, mega simpática e carismática, a equipe toda atenciosa. Conheci também pessoalmente uma de minhas leitoras aqui do blog que é a Telma, uma sábia catequista.

Deixo vocês agora com as fotos:













Aproveitamos também para visitar a Matriz de Santo Antônio.

8 comentários:

  1. Pena que não pude participar, mas só pelas fotos percebi que foi muito rico os ensinamentos.

    Fico feliz por todos que participaram e que Deus nos abençõe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Lílian foi muito proveitoso mesmo, perdeu quem não teve a oportunidade de ir, pois ir em Busca de formação sempre algo positivo que nos faz crescer.

      Excluir
  2. Jonathan é isso ai devemos mesmo participar de formações como esta, aqui na minha paróquia tbém teve formação p/nós catequista foi ótimo. Ei vc ta mesmo celebridade óia seus fãs te encontrando até na formação kkkkkkkkkk, já deu p/perceber q eu sou de comer mto logo to c/água na boca por estes pães de queijo e ainda por cima ai de Minas ai q vontade...se eu tivesse gravida vc ia ter q me mandar alguns...kkkkkk fica publicano essas tentações p/gente só ficar com vontade. Brincadeira tá, fica bravo não...

    Vanusa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa você é uma graça rsrsrsrs. Parece mais mineira do que eu, eita mulher que gosta de Pão de queijo sô kkkkkkkkkkkkkkkkkkk, ahhhh e celebridade não sou um simples servo de Cristo que leva a Boa Nova 9pelo menos tento) rsrs.

      Excluir
  3. Que semana ótima vc teve em?
    É isso ai Jonathan, o catequista é um educador em formação constante,
    não basta ter boa vontade.
    Abraços fraternos
    *_*

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Amigo, aproveitou para fazer uns pedidos pra Santo Antônio???? Bjs Shenia.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz