quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Reunião de Pais - Catequese do Pulinho


Hoje venho com uma postagem dedicada aos pais, e que os catequistas podem levar esse assunto para as reuniões de pais em suas comunidades.

Queridos Pais,
Os pais precisam estar conscientes que cuidar bem da vida religiosa da criança não é apenas cumprir "compromissos sociais": Batismo, Primeira Comunhão, Crisma... É bem mais do que só isso.
Os pais que agem desta maneira estão fazendo a criança participar da catequese do "pulinho". Isso mesmo. A criança dá o primeiro pulinho sendo Batizado, logo após o batismo os pais esquecem de santificar o dia do Senhor - Indo a missa. Segundo pulinho - Os filhos numa certa idade começa a se preparar para a Primeira Comunhão, depois vai embora. Depois volta para Crisma, terceiro pulinho, vai embora novamente. Depois de algum tempo volta para casar-se, sendo assim mais um pulinho... depois volta para batizar os filhos... e assim por diante.
A catequese não pode ser assim sem continuidade, ela precisa ser permanente. Ou seja, a catequese não pode ser interrompida. Se a catequese não for um processo permanente, ela pode se tornar para a vida da criança e do jovem alguma coisa do passado, o que se esquece com facilidade. Ficam como "coisas da infância e da juventude" nada significando nem ao presente nem ao futuro.

8 comentários:

  1. Bom dia Jonathan, que pena não é ?, esta catequese do pulinho acontece em quase todas comunidades, mas eu não acho que seja só por culpa dos pais. A Igreja como um todo, incluindo catequistas, também tem parte desta culpa, com uma catequese pouco atraente, com só doutrina, pouco testemunho, pouca mistagogia, pouco acolhimento, enfim, "coisas" que afastam crianças e jovens tornando a Igreja um supermercado de sacramentos, onde as pessas vem e escolhe qual quer levar, não é?
    Que Deus ajude a todos nós (igreja, pais e catequistas) em busca de uma catequese permanente, como processo de vida e fé!
    Abraços

    PS: Vou fazer um post de catequese permanente também.

    ResponderExcluir
  2. Amo meus irmãos catequistas que sempre tão disponíveis....obrigada Shenia,

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a Ivani. Creio que Igreja, Catequistas e toda comunidade deve trabalhar melhor com crianças e jovens para envolvê-los na Igreja proporcionando a eles atividades que realmente lhes atraia. Lembro bem da minha época de jovem onde os grupos de jovens das Igrejas eram muito fortes. Hoje quase não temos mais grupos de jovens dentro das paróquias o que é uma pena.

    Teresa

    ResponderExcluir
  4. boa tarde jonathan aqui temos a catequese do pulinho mas graças a nosso bondoso deus conseguimos com muito esforço diminuir os pulinhos sabe muita formação com pais,muita atividade com crianças e comunidade fez com que as próprias crianças sentissem enteresse e voltasse para catequese,em relação a batismo tentamos através de pequenos cursos engajar os pais na catequese e funciona viu!!! é muito bom!!! mas ainda temos muuuito a percorrer!!! bjus!!! adorei o tema !!!
    paz de cristo!!!

    ResponderExcluir
  5. Muito bom!!!!
    Concordo plenamente com suas palavras!!!!
    Realmente os pais devem se conscientizar quanto a essa questão!
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É meus amigos, lendo os comentários de vocês percebi que nem todas comunidades possuem uma catequese permanente, infelizmente. Concordo muito com as palavras da Ivani, as vezes é preciso de mais esforço dos catequistas, da comunidade, e da paróquia num todo, e nem sempre isso acontece. O nosso modo de levar essa animação aos catequistas, é através dos blogs, através de uma troca de ideias. Vamos torcer, rezar e com fé, converter comunidades que se encontram assim.
      Obrigado a todos pela presença.

      Excluir
  6. Lendo todos os comentarios percebi que a catequese de modo geral precisa mesmo de mudanças. Enquanto os pais, igreja e catequistas não caminharem juntos jamais teremos uma catequese permanente.Valdeli Franca Fidelis catequista - Ibipeba- Bahia.

    ResponderExcluir
  7. jonathan,
    infelizmente essa é nossa relidade temos que mudar isso e buscar o apoio da comunidade e da paroquia pois essa é uma luta que temos entrar juntos ou então será em vão.

    parabéns pelo blog ;D

    Que Deus te abençoe

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz