sábado, 25 de agosto de 2012

Um pouco de mim no "Dia do Catequista"

Olá pessoal!
Nesse dia tão especial, resolvi escrever um pouquinho sobre o "Catequista Jonathan", vocês o conhecem? (rsrs)
Difícil falar de nós mesmo não é? Mas resolvi arriscar e me auto-entrevistar. Será bom, que "vocês leitores" do blog e meus amigos possam conhecer mais a respeito do ser humano que administra esse blog. Também ilustro esta postagem com minha caricatura que a Sueli do blog Pãozinho do Céu fez em minha homenagem, que pra mim é um lindo presente, olha só os detalhes, a camisa, o modo de vestir, igualzinho, achei o desenho até mais bonito do que eu rsrsrs. Obrigado Sueli pelo presentão.

1 -NOME: Jonathan Cruz

2-DATA NASCIMENTO: 24/10/1989 (Ainda quero aprontar muita coisa boa nesse chão que tenho pela frente)

3-COR FAVORITA: Gosto muito da cor "verde". Acho que combina com meus olhos (convencido eu [ridos]).

4-ESTILO DE MÚSICA: Não tenho um estilo preferido. Sou bem eclético em relação a música, costumo dizer que o rádio toca conforme o meu humor (risos). Mas admiro e gosto de ouvir músicas que transmitem algum tipo de mensagem positiva.

5-ESTILO DE FILME: Não gosto muito de filmes, me dá um sono ao ver filmes . E para não pegar no sono prefiro os de comédias. (risos)

6-LIVRO PREFERIDO: Não tenho um livro preferido. Seria injusto citar o predileto sendo que a cada um que leio é um enriquecimento ímpar que adquiro. No momento leio um que ganhei de presente da minha amiga Imaculada (Bíblia: Perguntas que o povo faz). Catequista deve ter bastante esse habito de ler livros. "O catequista deve ir até a formação e não esperar a formação ir ao nosso encontro, pois o catequista que se forma, contribui na formação de seus catequizandos."

7-FRASE PREFERIDA: Amo Você! (Acredito que esta simples frase é a essência da vida).

8-MINHA MAIOR QUALIDADE: Responsabilidade. As vezes acho que tenho responsabilidade demais e até sofro com isso. (não sei se posso considerar como qualidade)

9-MEU MAIOR DEFEITO: Perfeccionista (as vezes). Adoro as coisas certinhas, se aprendi desse jeito tem que ser desse jeito.

10-Ser catequista foi uma vocação que nasceu contigo ou foi incutido na tua educação para que quando crescesses o seres? Tenho certeza que já no ventre de nossa mãe Deus já nos faz o chamado a ser catequista, e no decorrer da nossa vida Deus vai nos direcionando ao caminho que nos leva a responder esse chamado. Por tanto, nasci para ser catequista até quando Deus permitir.

11-Para ti o que é ser catequista? E quais os teus objetivos como tal? Ser catequista é amar sem medida. O meu objetivo é dar o meu melhor àquele que Deus confiou a mim. Costumo dizer sempre, que evangelizar é uma luta constante, uma guerra contra os obstáculos que nos cercam, porém quando Jesus vier ao meu encontro me encontrará no campo de batalha.

12-Gostaria que os pais dos CATEQUIZANDOS participassem mais na Igreja?
Sim. Esse é o sonho de todos nós catequistas e para atingir essa meta devemos criar uma forma onde possamos evangelizar tanto as crianças e as famílias. Particularmente eu uso os catequizandos como ferramenta para atingir a evangelização familiar.

13- O que você ainda não fez na catequese e pretende fazer ainda?
São tantos sonhos que quero realizar na catequese que seria impossível citar somente alguns deles. Meu sonho atualmente é bem pequeno, mas necessário. Gostaria muito de despertar aos outros catequistas o mesmo fervor que sinto em meu coração em relação a catequese. Tenho certeza que se todos possuíssem o grande amor que tenho pela catequese, os outros probleminhas seriam resolvidos facilmente.

14-Quando se tornou catequista qual era a meta principal que você queria atingir?
Quando me tornei catequista confesso que eu era muito imaturo, mas com o tempo o amor pela catequese aumentou mais e mais e hoje a minha meta é evangelizar não somente a criança como a família também. Sei que é um desafio e por isso que tenho esta meta a cumprir. Sou uma pessoa que gosta de desafios.

15- Você está satisfeito com sua caminhada na catequese? Ou ainda falta algo pra você?
Cada etapa de nossas vidas é um crescimento a mais que adquirimos. Atualmente estou muito contente com os resultados que obtive em relação a minha turma, mas sei que a catequese não gira somente em torno de mim e da minha turma, a catequese é um grupo e sinto que ainda falta algo. Mas está caminhando para frente, ruim seria se estivesse indo de mal a pior. (risos)

16-Como você tem costume de preparar seus encontros de catequese?
A catequese aqui é no sábado, então no dia seguinte já começo a preparar. Confesso que fico a semana inteira preparando. Quando começo a planejar o encontro próximo, talvez escolho uma música e no meio da semana encontro outra música que tem mais haver com o tema a ser trabalhado, é que nem um quebra-cabeça monto e desmonto a semana inteira até que no sábado tudo está lindo, maravilhoso e montado. (risos)

17-Como consegue conciliar sua vida privada à catequese?
Tranquilo. As vezes para um catequista solteiro e desimpedido que nem eu é mais fácil (risos). Falo isso, por que vejo tantas catequistas donas de casas reclamando dessa conciliação que é catequese versos família. Graças a Deus no meu caso é diferente, por eu ser catequista acabo conseguindo envolver minha família de alguma forma nos serviços a Deus.

18-Uma mensagem aos catequistas:
"Uma frase que li e admiro muito diz assim: Ser catequista é ser jardineiro de gente". Então a mensagem que deixo a todos é que possamos sempre lançar as sementes, cuidar, regar, adubar, cultivar, e se ao menos uma das sementes dar bons frutos já podemos cantar vitórias. Que sempre tenhamos força, fé, e coragem, afinal, do nosso lado está "ELE" que venceu a morte, portanto, estamos o servindo até quando Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo nos permitir.
FELIZ DIA DOS CATEQUISTAS!"

Olha só os presentinhos que recebi no dia dos Catequistas!



Os presentes são lindos, mas meus presentes mais preciosos são meus pequeninos.
Amo todos vocês!
A Joaninha foi nossa coordenadora que nos presentou e fez, ela é fera no artesanato vale muito a pena conferir suas artes no blog dela, é só acessar:

17 comentários:

  1. que lindo ... amei o recadinho ... eles são tão carinhosos ne? Deus te abençõe! bjus

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonathan, linda sua auto-entrevista rs rs rs.
    E tenha um lindo dia do catequista.
    Aproveita vai lá no blog do Jacozinho que tem uma linda mensagem para você no fim da página do blog ok?
    Grande abraço.

    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  3. Sua auto-entrevista é ótima, gostei muito.Parabéns pelo dia do catequista, que DEUS continue te abençoando muito.
    Gostaria de saber se vcs aí da sua catequese tem uma agenda catequética a seguir durante o ano?Sou coordenadora de catequese da minha comunidade e confesso que estou perdida com a agenda do ano todo, se é temas demais ou abrangendo muito pouca coisa.Sou da cidade de Timóteo,MG, da comunidade:Sagrada Famíliam eu nome é Jaqueline. Fique com DEUS.E feliz dia do catequista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaqueline, primeiramente obrigado pelo carinho e parabéns pelo nosso dia dos catequistas.
      Querida deixe seu email para que eu possa te ajudar. Caso não queira expor seu email no blog vá até a página "SOBRE O AUTOR" e me envie um email no email que está publicado lá tá bom?
      Um abraço, e será um prazer ajuda-la.

      Excluir
  4. Oi, Jonathan! Passei para desejar um feliz dia do catequista. Que o Espírito Santo te inspire neste ministério lindo que é catequese. Você é um catequista nota 10! Seu blog tá uma maravilha que só!!Ah, a foto que a Sueli fez ficou linda. abçs

    ResponderExcluir
  5. Oração do Catequista

    Senhor,
    chamaste-me a ser Catequista
    na Tua Igreja
    e na minha Paróquia.
    Confiaste-me a missão
    de anunciar a Tua Palavra,
    de denunciar o pecado,
    de testemunhar,
    com a minha vida,
    os valores do Evangelho.
    É pesada, Senhor,
    a minha responsabilidade,
    mas confio na Tua graça.
    Faz-me Teu instrumento
    para que venha o Teu Reino,
    Reino de amor e de Paz,
    de Fraternidade e Justiça.
    Amém!

    Feliz dia do catequista!!
    abçs, Cris (Catequizando Feliz)

    ResponderExcluir
  6. Parabéns, Jonathan pelo seu dia: Dia do Catequista, as pérolas de Deus!
    Todas as bênçãos e muita Luz para vc meu querido! Grande abraço e adorei conhecê-lo mais um pouco! Parabéns pelos presentes!

    ResponderExcluir
  7. Oi,Parabéns Jonathan!
    Que Deus te abençoe e ajude a realizar os sonhos que tu tem para a catequese...
    Tenha uma ótima semana!

    ResponderExcluir
  8. Oi Jonathan, parabéns pela homenagem, você merece!!!
    Tenha uma ótima semana, abraços!

    ResponderExcluir
  9. VOCÊ MERECI TUDO DE BOM DA VIDA!!!
    PARABÉNS!!!
    QUE DEUS TE ABENÇOE HJ E SEMPRE!!!
    PAZ DE CRISTO!!!

    ResponderExcluir
  10. Jonathan quero ajudar a catequista sheila não sei como, pois tenho pouca experiência em lidar com o virtual. Você foi o primeiro blogueiro receber algo sobre min pela internet. Quero ajudá-la e não sei como, tenho dificuldades nesse sentido. Me ajude por favor. Eu e minha irmã temos glaucoma e minha irmã perdeu uma visão por não ter conhecimento desse prblema tão grave.Se tivesse um telefone para que eu possa falar com ela, seria mais fácil. Sou do Rio de Janeiro. Um abraço e aguardo uma resposta. Parabéns por essa iniciativa de ajudar nossa catequista Sheila.


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivinete! Percebo que você é um anjo de pessoa que veio até aqui, sinto uma honra por ser o primeiro blog a facilitar para você a entrar em contato com o autor, que maravilha! A causa é tão nobre que Deus te conduziu até que desse certo você comentar. Minha querida eu não tenho telefone da Sheila, mas tenho o email dela que indicarei a você que é semeandocatequese@gmail.com
      Entra em contato com ela, quem sabe você saiba a melhor forma de ajuda-la, somos exército de Jesus e precisamos salvar os integrantes do grupo que precisa do nosso socorro não é mesmo? Paz e luzzzzzzzz, qualquer coisa volte e peça ajuda que o que estiver ao meu alcance eu ajudarei.

      Excluir
  11. Desculpe-me me chamo Ivonete. Estou preocupada com a Sheila.

    ResponderExcluir
  12. Jonathan com certeza você é merecedor de todas as homenagens e de tudo o que há de melhor neste mundo,os presentes que você ganhou são lindos, me chamou a atenção foi este bilhetinho que parece ter sido escrito por um de seus catequizandos, da pra perceber o carinho e o amor que as crianças tem para com você, e isto é fruto da sua dedicação e do sua vocação como catequista. E ao ler a sua auto-entrevista percebo o catequista aplicado que você é, e isto é dom, e dom é Deus quem nos dá, mas tbém percebo o jovem Jonathan que com tão pouco idade demonstra tamanha responsabilidade e amadurecimento, sinceramente não conheço nenhum jovem como você. A sua auto-entrevista me encorajou a tomar uma decisão, não vai ser fácil...já to chorando desde agora..
    Tchau fica com Deus, muita paz, tenho enorme carinho por vc
    Vanusa
    Pres. Prudente sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanusa, que surpresa sua visita, ainda mais nesta postagem que é tão especial pra mim.
      Agradeço do fundo do meu coração pelo carinho, pelas palavras de incentivo.
      Você disse que está postagem te despertou uma decisão, e espero que seja algo bom e positivo para você.
      Depois me conte o que é tá?
      PAZ E LUZZZZZZZZZZ

      Excluir
  13. Oi, Jonathan!!!O ideal é planejar com muita antecedência, como você faz, como eu também. Infelizmente há catequistas que só pensam no encontro na véspera!!! Tá vendo? Você encontrou uma catequista que também pensa no encontro de sábado a semana toda. rsrs 24 pensando em catequese. abçs

    ResponderExcluir
  14. Parabéns Jonatham pela sua vocação de catequista e também por compartilhar conosco seu conhecimento. Já faz um tempo que postou esse artigo, mas espero em Deus que o amor pela catequese só tenha aumentado em seu coração. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz