sábado, 22 de setembro de 2012

Catequese em segundo plano. Onde já se viu isso?


Olá Amigos !!!
    Ando meio sumido devido a uma dor de garganta e febre que me atacou na quinta-feira, mas agora me sinto bem melhor, e até fui na catequese hoje pela manhã!
Mas agora vamos direto ao assunto...
    O título deve ter ao menos lhes chamado a atenção!
    Mas não se assustem!
    Coloquei esse título, devido a um assunto que gostaria de comentar e todos sintam-se a vontade para expor suas opiniões.
    
      Catequese em segundo plano. Esta é a realidade que muitas comunidades sofrem.
    A visão que temos é que os pais veem a catequese como algo simplesmente “cultural”, como por exemplo: “Meu filho deve fazer catequese por que é assim a tradição.”
    Então, os pais mandam os filhos quase que obrigados aos encontros de catequese, mas no meio do caminho eis que surgem as pedras para tristeza do catequista.
    Mas que pedras são essas?
    Digamos que sejam os concorrentes da catequese como por exemplo: Se os encontros são no fim de semana, vem os lazeres que não podem ser feitos após os encontros e uma das justificativas dos pais para com os catequistas são que os filhos faltaram ao encontro por que tinha marcado um passeio, um futebol, uma viagem.
    Claro que isso não tem nada demais, assim sendo uma vez ou outra, mas quando esses compromissos se tornam repetitivos e nos leva a perceber que a catequese fica em últimos casos, ou seja, se não tiver compromisso nenhum agendado meu filho vai a catequese.
    Quem me acompanha aqui no blog, sabe que este ano estou preparando uma turma para em novembro receber Jesus Eucarístico.
    Nesta época que catequista não fica ansioso?
    Ansioso eu digo, é em preparar bem os catequizandos, é se preocupar com a mensagem de Jesus a ser levada nos encontros, é também se preocupar com a preparação do catequizando.
    Bom, já estamos no fim de setembro, mais uma primavera, e vocês queridos amigos já percebem como estou né?
    Mas meio a isso tudo, surge algo que me deixa preocupado, desanimado e triste.
    Ontem recebi uma ligação, onde a mãe informou que o filho está na escolinha de futebol que é no mesmo dia e horário da catequese.
    Expliquei que a Primeira Comunhão do filho está próximo, e seria ruim faltar justamente nessa grande etapa que está por realizar na vida da criança.
    A resposta que veio dela (a mãe) que a mesma não iria abrir mão do futebol do filho, e se eu (o catequista) poderia ir no domingo em sua residência dar catequese para o filho.
    Nesse momento fiquei indignado com a proposta e escolha da mãe. Até que eu poderia assumir esse compromisso, mas onde está o compromisso dos pais com a educação cristã dos filhos?
    No meu ponto de vista cabe aos pais saber o que dar prioridade na criação dos filhos, a sugestão que dei a esta mãe é que fizesse então a escolha entre a catequese e o futebol, sendo que a catequese ele (o filho) tinha quase 2 anos de preparação na catequese e o futebol surgiu a poucos dias. Também disse, que primeiro o compromisso com Deus, depois vem as outras coisas. Ela insistiu me perguntando se o filho iria fazer a Primeira Comunhão, e como estava por telefone, não quis levar o assunto mais a diante, e logo disse que sou muito pequeno para apontar quem deve ou não receber Jesus Eucarístico, que cabe aos pais decidir se o filho está preparado ou precisa de mais um tempo para se preparar.
    Depois disso só ouvir ela dizendo que iria no Padre, ia tomar as devidas providências.
    Só ouvir... ouvir e ouvir. Atualmente rezo por ela, pelo filho e por mim também, pois tenho medo dessa história ir a diante, e por isso peço sabedoria.
    Semana que vem haverá reunião com os pais, serei responsável por preparar o encontro com os mesmos, e estou pensando em levar o tema do último encontro da catequese que foi a “Parábola do Semeador”, vou meditar junto com os pais esta parábola, e em seguida vou pedir perdão aos pais por ter sido um catequista pegajoso, insistente, porém, tudo que fiz foi por amor, primeiramente a Cristo e em seguida pelos meus catequizandos que levarei todos em meu coração sempre.
    No mais, sobre esse assunto com a suposta mãe, não levarei mais a adiante, ela será a responsável por colher aquilo que está semeando no coração do seu filho, então, cabe a mim rezar por eles sempre.

23 comentários:

  1. Quem disse que seria fácil??????
    Grande desabafo o seu "TAMBÉM". Digo também, porque Angela da Catequista Amadora reclama sobre a posição de pais que não levam a catequese a sério, e para você Jonatham, vou deixar minha opinião.
    Seu foco não são os pais e sim as CRIANÇAS. Não se angustie porque tem crianças que são o reflexo dos pais. Pais afastados, filhos mais ainda. Não foram meus pais os grandes responsáveis por eu estar na Igreja hoje, e sim minha catequista, pois foi sal e luz para mim.
    Seja você também sal e luz para suas crianças pois muitas vezes temos que fazer o nosso trabalho e o trabalho dos pais.
    As vezes temos até preconceitos sobre as crianças em que os pais não aparecem nem nos encontros e muito menos na Missa, mas aí é que está a prova o nosso DOM, fazer com que as crianças desejem ser autênticas cristãs.
    Nossa MISSÃO e tornar as crianças cristãs de verdade.
    Graças a Deus que iremos iniciar nossa formação, e acho que você já está sabendo, em cima da INICIAÇÃO CRISTÃ... uma catequese personalizada, que com certeza você diria aquela mãe como resposta: "Minha irmã, que bom que a senhora está percebendo que o seu filho não tem desejo de receber Jesus Eucarístico, por isso vamos marcar para o ano que vem..." Se fosse comigo eu trasferiria a responsabilidade para esta mãe sem remorso e sem stress.
    Não se acabe por quem não tem o mesmo amor pela igreja que nem você, só faça com que as CRIANÇAS venham a ter esse mesmo amor, aí não ver ter passeio, futebol, bicicleta, boneca... na hora da catequese.

    Grande abraço e que Deus te guarde sempre.
    Luciana Dias

    ResponderExcluir
  2. Luciana, antes de mais nada, lhe agradeço pelas palavras, pois estava precisando muito, ler, ouvir palavras daqueles que também evangelizam.
    Com esta situação estava me sentindo um fracassado sabia? E até mesmo com medo de ter que enfrentar esta mãe "buzinando" em meu ouvido.
    Na postagem coloquei o que você me aconselha, que é colocar nas mãos da mãe, e caber a ela a escolha.
    A conclusão que chego, é que não posso me sentir um fracassado, pois a luta que tive com esta minha turma atual, só eu e Deus é que sabe, e as graças alcançadas foi inúmeras, então por que se lamentar né?
    Semana que vem haverá reunião com os pais, e ainda estou me preparando. Deus queira que ocorra tudo bem.
    Luciana muito obrigado do fundo do meu coração pelas palavras amigas.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
  3. Estou passado pelo mesmo problema em minha capela, certos pais não entendem o grande presente que seus filhos irão receber na 1 comunhão, me pergunto será que eles vão gostar do que estão plantando? Só nos resta rezarmos por eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rezar.... já venho fazendo isso a um tempão! Deus tudo pode, Ele enviou seu filho para nos salvar e com certeza enviará seu filho no coração desses pais e catequizandos que não entendem a preciosidade que é a formação cristã.

      Excluir
  4. Ei, Jonathan, infelizmente tanto a educação escolar quanto a catequese são relegadas. Ninguém quer! Tanto as autoridades civis e religiosas não primam pela educação. Você é professor e catequista e sabe dessa grande verdade. A catequese nas paróquias não é prioridade, fica só no discurso do padre, como a educação escolar. O professor e catequista deve ir jogando as sementes. Lindo domingo. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria! Concordo com você. A muito tempo já pensei nisso, que a própria paróquia não dá prioridade a catequese, então, o que esperar dos pais, catequizandos e catequistas?!

      Ótimo domingo a você também!

      Excluir
  5. Oi, Jonathan!! É a nossa realidade também. A realidade da nossa igreja, infelizmente. Fico pensando que tem até catequistas que não assumem a catequese como prioridade! Imagine, só... Concordo com você. A escolinha de futebol pode esperar. Novembro já está aí. Seja firme nas suas decisões. Jesus está contigo. Estamos na luta pela valorização da catequese e de nossas crianças. Deus abençoe. abçc

    ResponderExcluir
  6. Oieeee.."Eis que a primavera ja chegou,"Onde há impossibilidade,ali há esperança"......(....mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam e avançando para as que estão diante de mim,"Filipenses 3:12 -13").....Vamos começar de novo e de novo,nascer de novo sempre."Novo": no grego significa que "vem de cima",então existe alguem,um Deus que nos ama.E é de cima que virá o "novo"....bjinhos Rô..boa semana

    ResponderExcluir
  7. Olá Jonathan, infelizmente essa é a realidade em todas as paróquias. A catequese vem depois de outros compromissos. Esse mês vou precisar mudar o dia dos encontros para atender uma catequizanda que tem compromisso nesse dia. Como ela pediu tão educadamente e mostrando desejo em continuar frequentando os encontros eu cedi e todos concordaram. E assim, vamos semeando.Não se sinta um fracassado. Nesse seu caso, como disse o primeiro comentário, a responsabilidade é da família. Afinal a hora de receber Jesus Eucarístico já está aí batendo na porta. Uma pena a mãe ser assim tão incompreensiva. Mas vc agiu certo. Coloca a "batata quente" nas mãos dela. Afinal que exemplo ela está passando para o filho? O que significa receber Jesus Eucarístico na formação religiosa dela? Bjs. Fk com Deus. Infelizmente hj as famílias deixam muito a desejar. Não é mais a família responsável pela educação na fé das crianças e sim dos catequistas. E tenho certeza que vc dá o seu máximo.

    ResponderExcluir
  8. MEU QUERIDO PRIMEIRAMENTE MUITA SAUDE PARA VC!!
    PASSAMOS TODOS POR ESSES PROBLEMAS ´´E INFELIZMENTE TEM SIDO ASSIM CONOSCO AQUI TAMBEM,EM NOSSA CATEQUESE TEMOS 70 CRIANÇAS DESSAS 70 EM REUNIOES SO COMPARECEM 2 MAES,O QUE TENHO A TI DIZER:-- CONTINUE COM SEU BELO TRABALHO,SEJA SEMPRE O JONATHAN PERSEVERANTE QUE CONHEÇO,PONHA NA BALANÇA SUA HISTORIA DE VIDA E TENHO CERTEZA QUE VERA QUE SUAS VITORIAS SAO MAIORES,E LEMBRE-SE QUE DEUS EST´´A CONTIGO SEMPRE.
    PAZ DE CRISTO MEU QUERIDO,QUE DEUS TE ABENÇOE,TE GUARDE E QUE O DIVINO ESPIRITO SANTO TE ILUMINE HOJE E SEMPRE!!!

    ResponderExcluir
  9. É amigo, a situação só muda o endereço, pra todo lugar é a mesma coisa. Realmente ficamos frustados achando sempre que falta algo, mas tenho certeza que semeou coisas boas e lá na frente sentirá orgulho.Um grande abraço, fica com Deus, Shenia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Shenia, o que dizer nessas horas? Aqui a coisa tá feia minha querida, ando um pouco decepcionado, mas vamos tocar o barco pra frente, rezando e pedindo a Deus sabedoria.
      Paz e luz!

      Excluir
  10. Oi amiguinho,
    infelizmente está situação está em todo lugar...e não somente pais e filhos mas também muitos que se dizem catequista agem assim colocando coisas na frente dos compromissos com o reino. Este ano na minha salinha de 23 crianças existem 4 crianças que me dá muito trabalho...chamei os pais para uma conversa e fiquei assustada com o resultado da conversa...uma mãe me disse que o filho só estava na catequese por que se não mais tarde não poderia casar na Igreja "vê se pode".
    Depois os filhos se perdem na droga e eles não sabem onde erraram!!
    Triste mais é a realidade!!

    Você agiu certo, parabéns por sua atitude!!

    Abraço Fraterno!
    Com Carinho,

    Sueli

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sueli, precisamos encontrar uma forma de evangelizar as famílias. Continuar com a catequese desse jeito será a mesma coisa que semear entre as rochas. Nós blogueiros vamos começar a pensar nisso e a cada ideia vamos anunciar em nossos blogs.
      Um abraço, obrigado pela palavra amiga.
      Paz e luz!

      Excluir
  11. Olá. Ontem mais três turminhas receberam a Sagrada Comunhão e como sinto-me feliz por isso. Com estes, um problema parecido surgiu, mas fui levando com paciência e firmeza. Este menino estava participando do campeonato e por alguns domingos precisou se afastar. Mas acontece que o diferencial foi a preocupação da mãe em relação a isso. Em uma de nossas reuniões ela chorou e desabafou, nos chamando também a atenção para a idade. Que estes acontecimentos: escolinha de futebol, catequese, acontecem na mesma faixa etária. Mas deixamos claro que a importância na participação na catequese é essencial. E o que nós queremos, não é que as crianças deixem de partcipar dos eventos de fora, mas sim, escolham horários que possam conciliar com as atividades da catequese. Para ele preparei encontros extra, devido a responsabidade da mãe em me procurar, conversar, tentar se organizar ... Mas acho o cúmulo quando alguns responsáveis acham que não temos obrigações em nossas casas e estamos a disposição deles a qualquer hora e momento. A Catequese está passando por grandes mudanças novamente. Antes, uma aula de religião, fazendo com que as crianças gravassem o CIC, atualmente, encontros dinâmicos, participativos, integrados, aprendendo sobre a Sagrada Escritura, o CIC, mas muito além disso, sabendo a quem estão buscando, para viver de verdade uma experiência com Jesus. Hoje caminhamos rumo a Iniciação Cristã. Queremos uma catequese familiar, onde todos se comprometam conosco, catequistas, a viver esta experiência não só no dia da Primeira Comunhão, mas para o resto de suas vidas. Como palavras de uma psicóloga que caminha de forma indireta conosco. É preciso sermos firmes nestas questões. No momento da inscrição, fazer com que os responsáveis assinem uma folha de compromissos, para fiquem cientes das propostas da Pastoral da Catequese. Não estamos ali de enfeite. É um trabalho sério de evangelização, onde pessoas que foram chamadas por Deus, disseram seu SIM, disponibilizam um tempo de suas vidas para educar aquelas crianças na fé. Mas com a ajuda do padre, da comunidade e principalmente dos PAIS.
    Quanto ao padre, creio que ele tenha instruído esta mãe e que ela tenha ouvido dele belas palavras de sabedoria, para o seu crescimento na fé.Concordo com você Jonathan e te peço: Não fiques triste. Vamos nos unir em orações para que estes possam ter a conciência da grande responsabilidade de indicar os bons caminhos da fé aos seus filhos.
    Paz e Bem!

    ResponderExcluir
  12. Olá,Jonathan!A Paz de Jesus!
    Como na maioria das respostas na minha comunidade tem problemas parecidos,mas como em outro bairro tem catequese à noite, sugerimos pra a mãe que transferisse seu filho para outro horário e deu certo.Nós, catequistas, as vezes nos sentimos desmotivados por tantos problemas, mas sempre haverá uma solução pacífica se fizermos tudo amorosamente, conscientes dos desafios que a sociedade moderna enfrenta principalmente com a educação das nossas crianças.
    Sinta-se em paz com Deus pelo seu trabalho que, tenho certeza é feito com muito amor.Abraço fraterno,Marisa

    ResponderExcluir
  13. caro Jonathan, entendo sua decepção com a mãe.Mais vou deixar uma pergunta para você meditar :e a criança? Você passou quase dois anos ,falando pra ela sobre o amor que Jesus tem para conosco ,sobre amar o próximo,sobre o perdão e da misericórdia de Deus.que nós devemos seguir o que ele nos deixou
    e a hora que a criança mais precisa cada um só pensa em si mesmo.Senão da para ele ficar sem fazer o restante dos encontros vá ate ele quem sabe se a mãe dele vendo o tamanho do seu amor por Jesus não não muda de ideia? bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anatilde, estou lendo seu comentário agora, e hoje venho com uma noticia que talvez seja diferente se tivesse respondido dias atras. A mãe recuou, o filho vai fazer primeira comunhão sim, e o futebol virá depois, só que a mãe ficou com raiva de mim, fico triste por isso, mas Jesus não agradou a todos né?
      Um abraço forte a você!

      Excluir
  14. Salve Jonathan Cruz,

    Sou recém convertido, antes era ateu. Recentemente, depois de frequentar a catequese, ser batizado e estar me preparando para a confirmação agora, senti que deveria dar aulas de catequese. Seu blog veio bem a calhar. Parabéns por ele.

    Abraços do
    Denis G. de A.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Salve Denis!
      Bem vendo a Família da Igreja que celebra Jesus Eucarístico.
      É uma honra contar sempre com sua presença aqui no blog, e espero trocar grandes experiências com você.
      Rezarei para você, para que seja um brilhante Catequista, e que seus encontros de catequese toquem o coração dos seus catequizandos!
      Um abraço, volte sempre!

      Excluir
  15. Oi Jonathan, infelizmente é o que acontece em todos os lugares este fato, no meu último encontro faltaram sete catequizando e seus pais me contaram a mesma desculpa as meninas foram participar de um campeonato de tênis de mesa, um foi pro dentista e outro o bendito campeonato de futebol e outro uma competição de natação...ai da pra perceber o comprometimento dos pais né, fui eu quem procurou os pais pra saber o que aconteceu. E o nosso Padre é dez neste requisito dias desses na homilia da missa ele tocou neste assunto que os pais é quem deveriam avaliar se seus filhos estavam preparados para receber o corpo de Cristo e tbém para o Crisma, pque pelos catequista ele (padre) colocava a mão no fogo pque todos seus catequistas são responsáveis e bem preparados recebem formação que ele mesmo nos passa e isso duas vezes por anos e é formação de uma semana das 19:00 as 22:00 sem intervalo, isso só para catequista, mas tbém temos mais formações no decorrer do ano juntamente com outras pastorais,e ele tbém exige do catequista comprometimento com a igreja e com a comunidade e catequista que pisar na bola ele simplesmente pede educadamente pra se retirar, então se o filho não estava preparado a culpa não dos catequistas e sim deles pais, que coloca a catequese de seus filhos em ultimo plano...Mas infelizmente entra em um ouvido e sai pelo outro, isso é desanimador..mas vamos enfrente né tudo em nome Deus é por Ele que estamos no campo de batalha né. Tchau fica com Deus e tenha uma ótima recuperação e cuida desta garganta ai.
    Vanusa G Santos
    Pres. Prudente sp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanusa, é muito bom ouvir que o Padre apoia, e dar prioridade a catequese. O nosso Padre é muito atencioso, porém, como sou exigente, acho que ele deveria fazer mais e mais. Fico triste é por ver catequistas desinteressados, e isso acaba contaminando o grupo num todo, mas vamos rezar por nossa catequese. Imagina só se a igreja fica carente de catequistas? Como consequência a catequese tenha que entrar em extinção? Rezemos por todos nós!
      Paz e luz!

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz