quinta-feira, 20 de setembro de 2012

Encontro de Catequese: Deus criou o Anjo da Guarda


Deus que sempre existiu, criou tudo que existe.
Criou as criaturas visíveis, que têm matéria: o sol, a terra, as plantas, os animais, o homem.
Mas também criou as criaturas invisíveis: os...

 Os anjos são os mensageiros de Deus.
São criaturas puramente espirituais, isto é, não têm corpo, só espírito.

Sua inteligência é intuitiva, não precisam raciocinar. Que beleza! não precisam estudar!

O Catecismo da Igreja Católica nos diz:

"Anjos são criaturas puramente espirituais, são dotados, de inteligência e de vontade; são criaturas pessoais e imortais. Superam em perfeição todas as criaturas visíveis" (nº 330)

Se não têm corpo, não podem ter asas! nem voar!
Foram criados, mas são imortais, isto é, têm começo, mas não têm fim.

Se não têm corpo, também não podem nascer um dos outros, como os homens.
Deus criou cada anjo que existe. Um completamente diferente do outro!
E o próprio Deus nos revelou que existem milhares e milhares de anjos.

Mas não existem:- "anjos da sorte", "anjo da paz", "anjo da fortuna", "número do anjo".
Esses nós encontramos em bancas de jornais e shoppings e não na Bíblia. Eles são fruto de mentes fantasiosas. É como acreditar em fadinhas, duendes, bicho papão, papai noel, saci pererê, entendeu?
Os anjos dos quais a Bíblia nos fala vivem na presença de Deus, obedecendo, amando e servindo a seu Criador, sem cessar.

A Bíblia também nos diz que alguns anjos não quiseram obedecer a Deus. Por isso se revoltaram contra o próprio Criador. Esses são os anjos maus, que foram afastados de Deus, e vivem no inferno, eternamente longe de Deus. Esses anjos querem que nós também desobedeçamos a Deus. Por inveja, eles querem nos afastar de Deus.

Mas você já sabe como é grande o amor de Deus e como Ele cuida de cada um de nós.
Por isso Deus dá um anjo pra cada homem que nasce.

É O ANJO DA GUARDA!

Você não o vê, mas o seu anjo está sempre junto de você.
Deus o colocou junto de voê pra protegê-lo de todas as tentaçõe e perigos e pra guiá-lo pelo caminho do bem, da verdade e do amor.
Lembre-se sempre de pedir ajuda ao seu Anjo da Guarda. Ele está atento e sempre disposto a lhe socorrer.

Vamos aprender a oração do Anjo da Guarda?

Vamos celebrar


Catequista: meditemos juntos o Salmo 90, que nos fala da presença dos Anjos junto a nós:



1. Tu que habitas sob a proteção do Altíssimo, que moras à sombra do Onipotente,
2. dize ao Senhor: Sois meu refúgio e minha cidadela, meu Deus, em que eu confio.
3. É ele quem te livrará do laço do caçador, e da peste perniciosa.
4. Ele te cobrirá com suas plumas, sob suas asas encontrarás refúgio. Sua fidelidade te será um escudo de proteção.
5. Tu não temerás os terrores noturnos, nem a flecha que voa à luz do dia,
6. nem a peste que se propaga nas trevas, nem o mal que grassa ao meio-dia.
7. Caiam mil homens à tua esquerda e dez mil à tua direita, tu não serás atingido.
8. Porém verás com teus próprios olhos, contemplarás o castigo dos pecadores,
9. porque o Senhor é teu refúgio. Escolheste, por asilo, o Altíssimo.
10. Nenhum mal te atingirá, nenhum flagelo chegará à tua tenda,
11. porque aos seus anjos ele mandou que te guardem em todos os teus caminhos. 
12. Eles te sustentarão em suas mãos, para que não tropeces em alguma pedra.
13. Sobre serpente e víbora andarás, calcarás aos pés o leão e o dragão.
14. Pois que se uniu a mim, eu o livrarei; e o protegerei, pois conhece o meu nome.
15. Quando me invocar, eu o atenderei; na tribulação estarei com ele. Hei de livrá-lo e o cobrirei de glória.
16. Será favorecido de longos dias, e mostrar-lhe-ei a minha salvação.



Atividades



1) Na Bíblia encontramos o nome de três arcanjos, mensageiros de Deus. Procure as citações e descobrindo o nome deles e que missão receberam naquele contexto:
- Tobias 12, 1-15
- Lucas 1, 26-33
- Daniel 12, 1



2) Os anjos vivem na presença de Deus. Nós também devemos buscar esta presença e para isso, precisamos muito da oração. Verifique como anda sua vida de oração com o "teste" abaixo:



a) Rezo todos os dias ao me levantar e antes de deitar?
( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO



b) Tenho participado da missa dominical?
( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO



c) Agradeço a Deus o alimento e tudo o que tenho?
( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO



d) Sempre lembro de Deus quando estou feliz?
( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO



e) Converso com Deus nos meus momentos difíceis?
( )SIM ( )ÀS VEZES ( )NÃO



Agora, conte 2 pontos para cada resposta "SIM", 1 ponto para cada resposta "ÀS VEZES" e nenhum ponto para as respostas "NÃO". Some o total e leia abaixo a mensagem correspondente ao nº de pontos que você fez:



10 a 7 pontos - Continue crescendo cada vez mais na presença de Deus
6 a 3 pontos - Bom, mas pode melhorar mais, não é?
2 a 0 pontos - Lembre-se: assim como precisamos de alimento para o corpo, nossa vida espiritual precisa da amizade com Deus. Que tal se esforçar pra valer?

#Dica: Catequistas essa ideia de encontro retirei do blog da Catequista Sheila, muito bom não é? E para complementar o encontro, tive a ideia de fazer com a turma uma anjinho de papel, é muito fácil e dependendo da idade das crianças elas conseguirão faze-lo sozinhas, veja o modelo:


10 comentários:

  1. que maravilha ameiii!
    bjus!
    PAZ DE CRISTO!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabens eh o tipo de atividade que eu queria !!!

    ResponderExcluir
  3. adorei... vai me ajudar bastante.
    fiquem com Deus..

    Marcia Neres

    ResponderExcluir
  4. o sexo é bom nao eu te amo

    ResponderExcluir
  5. ola meu nome é amanda e adoro isso que acabou de postar mais por favor né é um sait catolico beijos

    ResponderExcluir
  6. Obrigado amei tem me ajudado muito nos meus Planejamentos de catequese . beijos!!!

    ResponderExcluir
  7. Amei me ajudou muito em compreender e conhecer mais sobre esse assunto.

    ResponderExcluir
  8. adorei esse texto,vai me ajudar muito obrigada

    ResponderExcluir
  9. Olá, o meu nome é Wilma!!!Amei esse Encontro,vai me ajudar muito! Obrigada !

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz