sábado, 8 de setembro de 2012

Natividade de Nossa Senhora


PARABÉNS, MARIA
Com você renasce o mundo!

Estamos falando do dia em que Maria nasceu, segundo a tradição cristã que começou no Oriente e só veio a ser celebrada aqui no Ocidente, no século VII, com o nome de “A Natividade de Maria”. Esta celebração tem a ver como o Mistério da Encarnação. Toda a literatura apócrifa, isto é, os escritos da fé popular dos primeiros séculos do cristianismo, se referem à Natividade de Maria e é compreendida como um marco entre o Novo e o Antigo Testamento. Em Maria Deus escolhe a criatura para fazer sua morada na terra e estabelece a Nova Aliança que salva toda a humanidade.

Um padre da Igreja do Oriente, faz um sermão sobre a Natividade da Mãe de Deus, com estas palavras: “O dia do nascimento de Maria é também aquele do nascimento do mundo inteiro, porque este dia viu nascer o primeiro ser humano, o Primogênito de Deus Pai, Jesus Cristo. Ora, a terra deu, verdadeiramente, o seu fruto (...).Ora, o céu sabe de não ter sido criado em vão, porque a humanidade, pela qual o céu foi feito, vê a LUZ, que é Jesus Cristo nascido de Maria. É por este motivo que a criação toda inteira presta a Maria um louvor sem fim, todas as línguas cantam a sua glória com voz unânime, todas as criaturas e todos os coros dos anjos não se cansam de criar hinos e cânticos para a Mãe de Deus.

Também nós queremos celebrar o dia do teu nascimento, Maria, e todos juntos te oferecemos o nosso louvor, porque o teu amor por todas as criaturas da terra nos trouxe a graça encarnada, a quem deste da tua carne, que é a nossa carne, e deste do teu sangue, que é o nosso sangue. Pois, toda a humanidade, homens e mulheres, somos filhos e filhas adotivos do mesmo Pai, que enviou seu Filho Unigênito de uma Virgem e Primogênito dentre todos os irmãos e irmãs, que é a Nova Criação. Nesta Nova Criação, Maria da Natividade, tu foste escolhida como dom oferecido a Deus Pai, para enfeitares, da tua beleza, toda a humanidade”.

Ó Trindade Santa, dá-nos dos tesouros da tua misericórdia, dado que, a maternidade divina de Maria marcou o início da nossa salvação, a festa da sua Natividade, marca a plenitude do nosso crescimento de filhas e filhos no teu mistério de amor. Amém!


* Irmã Lina Boff é teóloga e professora da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. (A12.com)
(Fonte Catequese na Net)

Um comentário:

  1. Oi Jonathan, ótimo post, passando para lhe desejar um ótimo fds, abraços e fica com Deus.

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz