sábado, 20 de outubro de 2012

Consciência eucarística do catequizando

Um belo texto para reunião de pais.
Catequistas, leiam com carinho e atenção. Vale muito a pena!

O que levar em conta na preparação e realização da Primeira Eucaristia

A realização da Festa Eucarística na qual os catequizandos comungarão, pela primeira vez, o Pão e o Vinho consagrados, deve ser bem preparada pelos próprios catequizandos e seus catequistas, contando com a ajuda das equipes de liturgia e demais membros da comunidade. A dimensão comunitária da Eucaristia precisa aparecer desde o processo de planejamento da celebração. Assim, a Missa será o cume de uma caminhada de irmãos! Apresentaremos alguns elementos importantes, relativos à festa eucarística.

A “consciência eucarística” do catequizando

Uma das questões mais polêmicas gira em torno da idade que o catequizando precisa ter para que faça a sua Primeira Eucaristia. Em nome disso, a quantos casuísmos e confusões já temos assistido em nossas comunidades! Normatizar idade é desconsiderar os principais elementos da caminhada catequética: o crescimento pessoal e engajamento comunitário do catequizando.

Ainda que a comunidade deva estabelecer uma idade média para que uma criança faça sua Primeira Eucaristia, o que ajuda a organizar e oferece um critério para resolver questões práticas, esse critério jamais deve ser o principal e único. O mais importante é avaliar a caminhada feita pelo catequizando, seu nível de maturidade na fé (ainda que relativa e progressiva!), seu comprometimento com o processo catequético e com a vida da comunidade, o gosto que manifesta em participar das celebrações litúrgicas, e, especialmente, o testemunho de partilha e solidariedade que ele dá, no dia-a-dia. Jamais se qualifica um catequizando como “preparado” para a vida eucarística medindo o quanto ele sabe teoricamente sobre os ensinamentos de Jesus e da Igreja. O “teste” melhor é o da sua vida diária!

O Diretório Nacional de Catequese, nos números 312 e 313, confirma essa reflexão e apresenta algumas outras considerações relevantes sobre essa questão da idade e da maturidade do catequizando. Diz, enfaticamente, que “antecipar a idade para a celebração dos sacramentos pode ser, para muitos, antecipar a fragilidade da fé no cotidiano da vida e o distanciamento da vida da comunidade”.

Conclui-se, então, que o processo de avaliação de um catequizando, para que se perceba sua “consciência eucarística”, jamais pode ser feito somente pela catequista que fez a caminhada com o grupo e, muito menos, em cima da hora. O próprio catequizando precisa sentir-se sujeito do seu processo de amadurecimento e ser continuamente interpelado quanto à sua adesão à vida eucarística. Fundamental importância tem, também, a sua família, primeira responsável por sua educação na fé. Por isso, o diálogo com os pais e demais membros da família do catequizando deve ser contínuo, apesar de todas as dificuldades que os catequistas encontram para fazer essa interação. Também outros membros da comunidade podem e devem auxiliar no acompanhamento da trajetória de fé dos catequizandos (padrinhos, professores, amigos, padres, etc.).

Pe. Vanildo Paiva
Especialista em Catequese e Liturgia


6 comentários:

  1. Ótimo texto. Obrigada por partilhar. Estou avaliando meus catequizandos para receber a eucaristia no final do ano, e este texto me ajudou muito. abçs

    ResponderExcluir
  2. Parabééééééns Jonathan!
    Saudades!
    Gi
    Catequese com Gi Germano

    ResponderExcluir
  3. Show de texto. Nos ajuda a refletir sobre nossa caminhada junto ás nossas crianças.

    ResponderExcluir
  4. " Uma das questões mais polêmicas gira em torno da idade que o catequizando precisa ter para que faça a sua Primeira Eucaristia." Sou a favor, cada vez mais, de que a idade para acolher as crianças para a Catequese é de 8 anos. Simplesmente porque elas vão estar com o coração mais aberto, mais sinceros, para receber e interagir com tudo o que ela vai vivenciar. Faz anos que estamos tentando fazer com que nossos Catequizandos "respeitem" esse momento e aproveitem interiramente o conteúdo, ou seja, tudo de lindo que temos a mostrar pra eles do AMOR de JESUS. Enquanto a idade for 9, 10,11...não vamos conseguir nosso objetivo. Essas idades são para Perseverança - um momento depois dos encontros de Catequese. Priscila Salgueiro

    ResponderExcluir
  5. Fui dar um encontro de Catequese, recentemente, e fiquei triste constatando a realidade das crianças/adolescentes. Que futuro elas terão se nós não freiarmos o que vem sendo aceito pela Sociedade - por ser mais fácil do que educar. Saí do encontro certa de que me esforcei, de que até cosegui um tempo da atenção deles, mas bastante preocupada e desmotivada. Por isso , temos que agir rápido e começar a Catequese com crianças de 8 anos. Não falo 7 anos porque sei que aí sim não teria apoio, estou sendo moderada....o que vai ficar para essas crianças é o AMOR de JESUS - somente isso, e isso a gente fala de coração para coração, sem precisar de caderno...livros...nessa idade elas estão mais abertas para receber e , ainda, respeitam o adulto.

    ResponderExcluir
  6. Ola me chamo Ionete.Sou catequista a mais de 30 anos.Quero partilhar contigo a minha esperiencia,durante muitos anos fui catequista de crisma.Mas em 2014 lancei um desafiu a meus crismandos darmos catequese a um grupo de criancas de 7 e8 anos consegui com que cinco jovens catequistas e 13 catequisandos.Poderia ficar aqui falando maravilhas que temos conseguido com nossa pre catequese assim a chamamos.Mas quero dizer que em 2016 somos 33 catequistas com no maximo 3 anos de esperiencia as que comesaram comigo em 2014 e200 criancas de 3 a 9 anos.E eu que sou uma especie da avo.Com meus 30 anos de esperiencia.acredite e te prepare porque vai dar muito certo.nao tenha medo de desafios .e que Deus nos capacite .

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz