quarta-feira, 7 de novembro de 2012

10 dicas para viver bem o ano da Fé

1. Participar da Missa: O ano da Fé busca promover um encontro pessoal com Jesus. Isto ocorre imediatamente na Eucaristia. Participar regularmente da Missa fortalece a fé da pessoa através das Escrituras, o Creio, outras orações, música sacra, a homilia, receber a Comunhão e ser parte de uma comunidade de fé.
2. Confessar-se: Como participar da Missa, os católicos encontram fortaleza e aprofundam no crescimento de sua fé através da participação no Sacramento da Penitência e da Reconciliação. A confissão exorta aos fiéis a buscar a Deus, expressar sua pena pelas faltas e abrir suas vidas ao poder curador da graça de Deus. Perdoa as faltas do passado e fornece a fortaleza para o futuro.
3. Aprender sobre a vida dos Santos: Os santos são eternos exemplos de como viver uma ida cristã, e proporciona a infinita esperança. Eles não somente foram pecadores que tentaram aproximar-se mais de Deus, mas eles também, exemplificaram formas distintas em que uma pessoa pode servir a Deus: através dos ensinamentos, trabalho missionário, obras de caridade, orações e simplesmente buscando agradar a Deus nas ações ordinárias e nas decisões da vida cotidiana.
4. Ler a Bíblia diariamente: As Escrituras nos oferecem acesso de primeira mão à Palavra de Deus e nos diz a história da salvação humana. Os católicos podem orar com as Escrituras (através da lectio divina e outros métodos) para acostumar-se mais com a Palavra de Deus. De qualquer forma, a Bíblia é necessária para o crescimento espiritual durante o ano da Fé.
5. Ler os documentos do Concílio Vaticano II: O Concílio Vaticano II (1962 – 1965) deu partida a uma grande renovação da Igreja. Esta impactou em como Missa é celebrada, no papel dos leigos, como a Igreja entende entre si e sua relação com outros cristãos e não cristãos. Para continuar esta renovação, os católicos devem entender o que o Concílio ensinou e como isto enriquece a vida dos que creem.
6. Estudar o Catecismo: Publicado exatamente há 30 anos depois do início do Concílio, o Catecismo da Igreja Católica abrange sobre as crenças, ensinamentos morais, orações e sacramentos da Igreja Católica em um único volume. É um recurso para o crescimento e compreensão da fé. Outro recurso útil é o Compendio do Catecismo da Igreja Católica.
7. Ser voluntário na Igreja: O Ano da Fé não pode ser somente sobre estudos e reflexões. A base sólida das Escrituras, do Concílio e do Catecismo deve-se traduzir na ação. A paróquia é um bom lugar para começar, e os dons de cada um ajudam a construir o sentido de comunidade. Toda pessoa é bem-vinda como ministros da acolhida, músicos, leitores, catequistas, e em outros serviços que a paróquia dispõe.
8. Ajudar aos necessitados: O Vaticano exorta aos católicos a doar às obras de caridade e fazer voluntariado para ajudar aos pobres durante o Ano da Fé. Isto significa encontrar pessoalmente o Cristo no pobre, marginalizado e vulnerável. Ajudar os outros traz aos católicos, frente a Cristo, e cria um exemplo para o resto do mundo.
9. Convidar um amigo a ir à Missa: O Ano da Fé pode ser global em seu alcance, focando na renovação da fé e na evangelização para toda a Igreja, mas a mudança verdadeira ocorre a nível local. Um convite pessoal pode fazer a diferença para alguém que se afastou da fé ou se sente isolados da Igreja. Cada um conhece pessoas nestas circunstancias, sendo assim, todos podem estender um amoroso convite.

10. Incorporar as Bem-aventuranças na vida cotidiana:
 As Bem-aventuranças (Mateus 5,3-12) fornece um plano de ação para a vida cristã. Sua sabedoria pode ajudar o individuo a ser mais humilde, paciente, justo, transparente, amoroso, compassivo e livre. É precisamente o exemplo de fé vivida que se necessita para atrair as pessoas à Igreja na vinda do ano.(Fonte)

10 comentários:

  1. Caro Jonathan,
    Muito interessante essas dicas, como aliás são todas suas postagens, que aproveito muito como catequista.Como minha turma é pré( 5 e 6 anos), muitos não sabem ler, peço, caso tenha algo para essa faixa etária postar em seu blog ou enviar-me via e-mail. Encontrei o símbolo do ano da fé para colorir e explicações a respeito no site:www.amiguinhosdedeus.com.
    Abraço em Cristo,
    Lucia

    ResponderExcluir
  2. Lucia mas você gostaria de que? Aqui no blog tem muitas ideias bacanas para essa faixa etária de idade, é só você dar uma vasculhada no fundo do baú rsrsrs, sinta-se a vontade.
    E sobre a dica do blog, obrigado tá bom?!
    Disponha.
    Paz e luz!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Primeiramente quero agradecer-lhe pelo retorno rápido.Gostaria de mais conteúdo sobre o ano da fé para essa faixa etária, a dinâmica do gelo farei, caso tenha algo, peço enviar-me.
      Agradecida,
      Lucia

      Excluir
  3. OLa jonathan boa noite e muita paz passei aqui em vizita e vi e muito lindo e proveitoso para os catequista este seu blog você é mesmo muito importante no mundo catequético,quanto o que dise que o meu esta com vento na polpa, ele esta mesmo é devagar pois eu tenho pouco tempo para o blog passo muito tempo no pc mas projetando os moveis que fasso no inha marcenaria. Veja alguns entre www.moveis-moveissobmedida.blogspot.com
    ABROÇOS FIQUE COM DEUS

    ResponderExcluir
  4. Não dá tempo de visitar todos os colegas, ainda mais nesta época (me preocupo por ambiente de Natal para crianças com artesanato, canto e possível novena). Gostaria do apoio de alguém com a fibra de vocês.

    ResponderExcluir
  5. If you desire to grow your know-how only keep visiting this web page and be updated with the
    hottest news update posted here.

    Have a look at my blog post :: know more

    ResponderExcluir
  6. These are in fact wonderful ideas in about blogging.
    You have touched some pleasant things here. Any way keep
    up wrinting.

    Also visit my web blog :: Led downlights Pretoria

    ResponderExcluir
  7. I am extremely inspired together with your writing abilities and
    also with the structure on your weblog. Is this
    a paid subject or did you modify it your self? Anyway stay
    up the excellent high quality writing, it is uncommon to peer a great weblog like this one these days.
    .

    Check out my web site installation of garage doors Sandton

    ResponderExcluir
  8. Hurrah, that's what I was exploring for, what a information! present here at this website, thanks admin of this website.

    Feel free to visit my site: general building & construction

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jonathan parabéns pelo conteúdo publicado ,este veio contribuir muito na catequese.Sou catequista e amo o que faço .Gostaria de receber mais postagem sobre ano da fé e a catequese com crianças. Abraços .Deus te abençoe.
      Ana Lúcia.

      Excluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz