quarta-feira, 28 de novembro de 2012

Planos para catequese em 2013

Itinerário Catequético

“A Catequese é em processo dinâmico e abrangente de educação da fé, umitinerário, e não apenas uma instrução.” (CR 282).

O que seria afinal esse “Itinerário”?

Numa definição genérica, itinerário é a descrição de um trajeto a ser percorrido. Por exemplo: uma empresa de ônibus urbanos ao definir o itinerário de determinada linha, indica todos os pontos de parada do ônibus desde o início até o fim da linha. A esta indicação dá-se o nome de itinerário. Já um itinerário de turismo é um pouco mais elaborado: é um artigo que descreve uma rota por vários destinos ou atrações, dando sugestões de onde parar, o quê ver, como preparar-se, etc. Se a gente considerar os destinos como pontos em um mapa, o itinerário descreve uma linha que conecta os pontos.
Agora vamos considerar esta palavra na CATEQUESE.

“Um Itinerário Catequético é um circulo mais ou menos prolongado de encontros que integra uma ou várias temáticas (etapas, módulos, blocos) do mistério dentro do processo. Neste itinerário se inclui os conteúdos, as celebrações litúrgicas, a catequese mistagógica, a integração entre a comunidade e o compromisso apostólico.” Eu acrescentaria aqui ainda a dimensão família.

Isso significa que um itinerário é um PLANEJAMENTO, um mapa, um guia do caminho a ser percorrido. No caso da catequese, ele prevê objetivos a serem atingidos, conteúdos que serão explanados, ações transformadoras que se pretende e as dimensões celebrativas que darão suporte à catequese mistagógica.  

Assim temos que, uma simples instrução, é chegar e expor o conteúdo, sem ligação ou compromisso com as ações transformadoras e com a dimensão litúrgica da catequese, não se envolve a comunidade ou a família. Em contraponto, o Itinerário prevê as conseqüências do que se ensina, na vida e na missão do catequizando, como isso será percebido e colocado em prática.

Falando mais na prática, um itinerário catequético PRECISA observar os seguintes pontos: primeiro observar a quem ele se destina (crianças, adolescentes, jovens, adultos, deficientes...); em seguida ver os objetivos da catequese (Sacramentos, formação cristã... ); verificar por fim, o tempo que demanda esta ação e a preparação dos “guias” (catequistas, introdutores) que irão trabalhar na condução do processo. Só aí então, construir o “roteiro/itinerário”, observando o seguinte:

- Conteúdos (temas e formação bíblica);
- Celebrações litúrgicas e mistagógicas (missas, entrega de símbolos, retiros, orações, Via sacra...);
- Vivencia comunitária (família, comunidade, festas, sociedade);
- Dimensão missionária (compromisso apostólico).

Enfim, o Iitnerário descreve o que se fará, EFETIVAMENTE, para se trabalhar o processo catequético, o "como" chegar a cada um dos objetivos (pontos), que se pretende, ou seja, o ensino da fé e a vivência cristã  eclesial.


Esse texto será nosso ponto de partida para modificarmos nossa catequese para 2013. Estamos planejando com muita cautela, queremos evangelizar nossas crianças e com isso atingir as famílias que serão nosso alvo daqui para frente.
No seu roteiro este aqui:
- Conteúdos (temas e formação bíblica);
- Celebrações litúrgicas e mistagógicas (missas, entrega de símbolos, retiros, orações, Via sacra...);
- Vivencia comunitária (família, comunidade, festas, sociedade);
- Dimensão missionária (compromisso apostólico).
1 - Vamos planejar os temas dos encontros a serem trabalhados com as crianças e jovens, e montar um planejamento de temas para reunião de pais, o nosso auxílio para as ideias desses temas será muita pesquisa e o auxílio do divino espírito santo.
2 - Nas celebrações, estamos pensando em levar nossos catequizandos a participar dos momentos da missa: entrada da bíblia, dança do louvor, coralzinho, evangelho encenado. Essa ideia surgiu por que pensamos assim, se as crianças tem alguma participação nas missas, por consequência os pais os acompanharão, então a aproximação da família na missa poderá aumentar (vamos rezar para que aconteça isso).
3 - Estamos também planejando algo para levar a catequese mais próxima da sociedade, como por exemplo ajudar o asilo que no qual está passando por dificuldades, rezar na casa de pessoas enfermas, enfim, algo que estamos acostumados fazer mas agora iremos fazer com mais frequencia.
4 - E por consequência disso tudo iremos rezar e lutar para que nasça de fato o compromisso no coração das pessoas que estiverem em nossa volta.
E vocês catequistas? Quais seus planos para o próximo ano?

5 comentários:

  1. Oi Jonathan, que coincidência feliz, aqui em minha Paróquia também estamos neste processo de restruturação da catequese de 2013. Já estamos com o nosso itinerário pronto, onde procuramos resgatar a catequese familiar, a catequese com estilo catecumenal, com muitas celebrações onde os catequizandos viveram aquilo que aprenderam, etc...
    Logo postarei no meu blog nosso itinerário, pode ser que seja luz para muitas outras comunidades.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Oi Jonathan,meu nome é Josi também sou catequista (iniciante)por isso seu blog tem sido minha referência, adoooro, se puder como fazer a dança do louvor, evangelho ecenado etc... agradeço, adorei a idéia.
    - Nas celebrações, estamos pensando em levar nossos catequizandos a participar dos momentos da missa: entrada da bíblia, dança do louvor, coralzinho, evangelho encenado. Essa ideia surgiu por que pensamos assim, se as crianças tem alguma participação nas missas, por consequência os pais os acompanharão, então a aproximação da família na missa poderá aumentar (vamos rezar para que aconteça isso).

    ResponderExcluir
  3. Olá Jonathan, como catequista e visitante assídua do seu blog,gostaria de sugestões para elaborar esse itinerário,nossa paróquia é nova, estamos em processo inicial, portanto será muito útil essa orientação.
    Desde já agradecida,
    Abraço de paz,
    Lúcia

    ResponderExcluir
  4. Olá Jonathan,como catequista iniciante e visitante,gostaria de obter sugestões para elaborar um planejamento anual sobre a catequese para adolescentes na faixa etária de 10 a 14 anos,uma vez que à parte elaborei um pequeno projetinho cujo titulo é:Catequise-2013 Uma nova forma de evangelizar:Catequisando e Ensinando os jovens a produzir o próprio sustento.Os jovens ao mesmo tempo que recebem orientações catequeticas em outro tempo aprendem transformar a matéria prima em produtos artesanais,cujo aprendizado beneficiará futuramente na renda familiar.Os trabalhos manuais terão oficio artesanal,atentando para o ensinamento biblico:"faz a tua parte que te ajudarei" e com isso tenho certeza que os jovens se entusiasmarão com as aulas.Que achas dessas idéias?

    ResponderExcluir
  5. Desculpe-me o comentário que acabei de enviar.
    Agradeço-lhe desde já
    Que a paz de Cristo esteja com voce
    Profª Avani Amorim

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz