sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Atividades sobre a Bíblia

Olá Catequistas!
Hoje o blog "Catequese com Crianças" traz uma atividade com três páginas sobre o tema "A Bíblia é Deus se Comunicando". O objetivo das atividades abaixo é ajudar o catequizando a conhecer a Bíblia e a encontrar os textos. Ajudá-los a buscar nela as mensagens de Deus.


#Dica: Catequistas no encontro de catequese sobre "A Bíblia" leve uma para mostrar as divisões e se for possível consiga presentear os catequizandos pelo menos com uma Bíblia que possua o Novo Testamento.
Quem sabe fazer uma campanha em sua comunidade com o tema: DOE UMA BÍBLIA ou ADOTE UM CATEQUIZANDO.
Ótimo e abençoado trabalho!

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Conhecendo a Bíblia - Atividade para Catequese

Uma ideia de livrinho que a turma do Bíblincando nos oferece.







Atividades para Catequese - Bíblia

Olá amigos!
Mês de setembro está chegando e todos nós sabemos que é o mês dedicado a Bíblia, por isso lembrei dessas atividades que publiquei ano passado no meu antigo blog, e trago para vocês.
Espero que elas ajudem vocês no encontro de catequese.







#Dica: Clique nas imagens para ampliar.

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Gincana Bíblica












Outra ideia que recebi pelo grupo "Catequistas Virtuais"
Gincana Bíblica

Vamos Aprender Brincando:
                         Forme sua Equipe e Participe:
1 – Tarefa valendo 10 pontos:
Escreva uma Música ou Paródia com a palavra Bíblia.
2 - Tarefa valendo 20 pontos:
O que é a Bíblia ?
O que ela significa para você ?
Qual a diferença entre a Bíblia e os outros livros ?
3 - Tarefa valendo 30 pontos:
Em quantas partes é formada a Bíblia e quais são
elas?
Quantos são os Evangelhos e quais são eles ?
Diga o nome dos 4 evangelistas.
 4-  Tarefa valendo 40 pontos. 
Quantos são os Salmos da Bíblia ?
Quais são os 3 primeiros livros da Bíblia ?
Quantos são os Livros do Antigo Testamento ? 
 5 - Tarefa valendo 50 pontos.
Consiga 5 colegas com nomes bíblicos.(válidos só com documentos)
As pessoas com os nomes bíblicos falará de seu personagem.
Que localize na Bíblia o seu nome.
6 – Tarefa valendo 60 pontos.

Sua catequista terá que conseguir no mínimo 3 Bíblias para doar. 
Trazer 3 famílias composta de Pai, mãe e filhos, e fazer uma doação de Bíblia.
Caracterizar uma das  famílias com Abraão, Sara e o filho.
7 – Tarefa valendo 70 pontos.
   Esta é uma tarefa relâmpago : Será escondido um presente, quem achar ganhará os 70 pontos.
8 – Tarefa valendo 80 pontos.
     Ganhará quem melhor prestar uma homenagem a Nossa Senhora.
9 – Tarefa valendo 90 pontos.
Quem traduziu a Bíblia ? 
Conseguir uma pessoa com o nome de Jerônimo..
Qual o mês que a Igreja celebra a Bíblia ?
Qual o dia de São Jerônimo ?
10 – Tarefa valendo 100 pontos.
 Quais são as partes da Celebração Eucarística ?
Todos participarão da Celebração Eucarística.
O grupo ganhador cantará a música ou paródia com a palavra Bíblia .

                                            Boa sorte.  

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Sinal da Cruz passo a passo para colorir

(Clique na Imagem para ampliar)
Texto base para formação dos catequistas:

O sinal da cruz
"O Verbo se fez Carne e habitou entre nós". "Veio para o que era seu e os seus não O receberam" E Ele foi crucificado. Por isso, o sinal do cristão é o sinal da cruz. É pelo Batismo que nos tornamos cristãos. Somos batizados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Somos batizados em nome da Santíssima Trindade. Por isso o sinal da cruz é uma profissão de fé. Fé na Santíssima Trindade, fé no mistério da Encarnação e da Redenção.

O sinal da cruz deve ser bem feito. Com consciência, com fé e amor. Pois é um ato bonito e faz bem a quem o faz e aos outros também. O nosso primeiro ato, ao despertar, deve ser o sinal da cruz, pois é um gesto de confiança e amor, e a noite, adormeçamos sentindo a força de sua proteção. Façamo-lo antes de sair de casa, antes de qualquer trabalho, nas horas difíceis e nas horas de alegria também.

O sinal da cruz é feito da seguinte forma: com a mão direita, levando-a da testa ao peito e do ombro esquerdo ao direito, pronunciando-se, ao mesmo tempo: "Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém." Isto significa benzer-se.

Persignar-se é, com o polegar direito, fazer um pequeno sinal da cruz na TESTA, outro na BOCA e outro no PEITO, enquanto se pronuncia: "Pelo sinal da santa cruz, livrai-nos Deus, nosso Senhor, dos nossos inimigos". Nossos inimigos, quase sempre, estão dentro de nossa cabeça, como também em nossa própria boca e coração. 

A cruz na TESTA nos deve levar a bons pensamentos, puros e nobres. 

A cruz na BOCA é para nos livrar da gula, do excesso de apego a coisas inferiores, como, também, preservar nossa língua de toda a maldade e toda a mentira. A língua é uma arma de dois gumes, pois com ela você pode ferir, humilhar, difamar, envergonhar, esmagar, caluniar e matar. Mas com a língua você pode também, ensinar, orientar, animar, consolar, pacificar, abençoar e salvar. Nós somos livres para usa-la. 

Outra passagem relacionada ao assunto é o Salmo que diz: "O justo meditará a sabedoria e sua língua falará segundo a justiça; a lei do Senhor está no seu coração". Ai esta a síntese de uma vida cristã, marcada pelo sinal da cruz. ("Justiça", na Sagrada Escritura, é sinônimo de santidade).

A Cruz no CORAÇÃO, nos deve levar a ter um coração regido pela lei do Senhor, lei que Santo Agostinho tenta resumir nesta frase: "Ama e faze o que quiseres". Mas cuidado, muitos falam de amor, inclusive os que confundem amor com luxúria, liberdade com libertinagem, paz com acomodação, equilíbrio com mediocridade. 

Santo Agostinho disse aquela frase ("Ama e faze o que quiseres"), admitindo um caráter em que a parte espiritual domine. Esta frase se aplica a pessoas inteiramente libertas, libertas pela submissão à Lei do Senhor, à Lei do Senhor que nos pede um coração puro. O Evangelho diz: "Onde está o teu tesouro, está o teu coração". Por isso procuremos "tesouros que as traças não destroem". 

Se somos cristãos, procuremos "as coisas do alto". E guardemos puro o nosso coração, "pois dele vêm as fontes da vida". E, então, a nossa capacidade de amar será dilatada. E veremos como é bom ser bom. (Fonte: Catequisar)

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Santa Mônica e Santo Agostinho

   Santa Mônica e Santo Agostinho, celebrados pela Igreja nos dias 27 e 28 deste mês, respectivamente. O testemunho desses dois grandes santos, mãe e filho, é de grande conforto e ajuda para muitas famílias, especialmente nos dias de hoje. 


    Mãe e esposa, Santa Mônica ajudou seu marido, Patrício, a descobrir a fé em Jesus Cristo. Tendo ficado viúva muito cedo, ela se dedicou a cuidar de seus três filhos, entre os quais Santo Agostinho, que a fez sofrer muito, pelo seu comportamento - ele chegou a ter um filho com uma prostituta. 

   Mas o próprio Agostinho relatou em seus escritos que sua mãe o gerou duas vezes: "a segunda foi um parto espiritual, feito de orações e lágrimas, mas coroado de alegria de vê-lo não apenas abraçar a fé e receber o Batismo, mas também de se dedicar inteiramente a serviço de Deus". 

   Sempre que ouço uma mãe pedindo oração pelo filho, lembro de Santa Mônica, pois ela persistiu na oração e alcançou a vitória em Deus. 

   Santo Agostinho é um exemplo para todos nós, pois toda a sua existência foi uma apaixonada busca da verdade. No final, depois de um longo tormento interior, descobriu Cristo, o sentido último e pleno da própria vida e de toda a história humana e chegou a escrever: "Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova! Tarde demais eu te amei! Eis que habitavas dentro de mim e eu te procurava do lado de fora!" (Confissões).

"Que Santa Mônica olhe por todas as mães aflitas que clamam por seus filhos e que Santo Agostinho interceda por tantos jovens sedentos de felicidade e que muitas vezes a buscam em caminhos errados. Amém."
(Padre Reginaldo Manzotti)

Santa Mônica e Santo Agostinho para colorir
(Clique na Imagem para ampliar)

sábado, 25 de agosto de 2012

Um pouco de mim no "Dia do Catequista"

Olá pessoal!
Nesse dia tão especial, resolvi escrever um pouquinho sobre o "Catequista Jonathan", vocês o conhecem? (rsrs)
Difícil falar de nós mesmo não é? Mas resolvi arriscar e me auto-entrevistar. Será bom, que "vocês leitores" do blog e meus amigos possam conhecer mais a respeito do ser humano que administra esse blog. Também ilustro esta postagem com minha caricatura que a Sueli do blog Pãozinho do Céu fez em minha homenagem, que pra mim é um lindo presente, olha só os detalhes, a camisa, o modo de vestir, igualzinho, achei o desenho até mais bonito do que eu rsrsrs. Obrigado Sueli pelo presentão.

1 -NOME: Jonathan Cruz

2-DATA NASCIMENTO: 24/10/1989 (Ainda quero aprontar muita coisa boa nesse chão que tenho pela frente)

3-COR FAVORITA: Gosto muito da cor "verde". Acho que combina com meus olhos (convencido eu [ridos]).

4-ESTILO DE MÚSICA: Não tenho um estilo preferido. Sou bem eclético em relação a música, costumo dizer que o rádio toca conforme o meu humor (risos). Mas admiro e gosto de ouvir músicas que transmitem algum tipo de mensagem positiva.

5-ESTILO DE FILME: Não gosto muito de filmes, me dá um sono ao ver filmes . E para não pegar no sono prefiro os de comédias. (risos)

6-LIVRO PREFERIDO: Não tenho um livro preferido. Seria injusto citar o predileto sendo que a cada um que leio é um enriquecimento ímpar que adquiro. No momento leio um que ganhei de presente da minha amiga Imaculada (Bíblia: Perguntas que o povo faz). Catequista deve ter bastante esse habito de ler livros. "O catequista deve ir até a formação e não esperar a formação ir ao nosso encontro, pois o catequista que se forma, contribui na formação de seus catequizandos."

7-FRASE PREFERIDA: Amo Você! (Acredito que esta simples frase é a essência da vida).

8-MINHA MAIOR QUALIDADE: Responsabilidade. As vezes acho que tenho responsabilidade demais e até sofro com isso. (não sei se posso considerar como qualidade)

9-MEU MAIOR DEFEITO: Perfeccionista (as vezes). Adoro as coisas certinhas, se aprendi desse jeito tem que ser desse jeito.

10-Ser catequista foi uma vocação que nasceu contigo ou foi incutido na tua educação para que quando crescesses o seres? Tenho certeza que já no ventre de nossa mãe Deus já nos faz o chamado a ser catequista, e no decorrer da nossa vida Deus vai nos direcionando ao caminho que nos leva a responder esse chamado. Por tanto, nasci para ser catequista até quando Deus permitir.

11-Para ti o que é ser catequista? E quais os teus objetivos como tal? Ser catequista é amar sem medida. O meu objetivo é dar o meu melhor àquele que Deus confiou a mim. Costumo dizer sempre, que evangelizar é uma luta constante, uma guerra contra os obstáculos que nos cercam, porém quando Jesus vier ao meu encontro me encontrará no campo de batalha.

12-Gostaria que os pais dos CATEQUIZANDOS participassem mais na Igreja?
Sim. Esse é o sonho de todos nós catequistas e para atingir essa meta devemos criar uma forma onde possamos evangelizar tanto as crianças e as famílias. Particularmente eu uso os catequizandos como ferramenta para atingir a evangelização familiar.

13- O que você ainda não fez na catequese e pretende fazer ainda?
São tantos sonhos que quero realizar na catequese que seria impossível citar somente alguns deles. Meu sonho atualmente é bem pequeno, mas necessário. Gostaria muito de despertar aos outros catequistas o mesmo fervor que sinto em meu coração em relação a catequese. Tenho certeza que se todos possuíssem o grande amor que tenho pela catequese, os outros probleminhas seriam resolvidos facilmente.

14-Quando se tornou catequista qual era a meta principal que você queria atingir?
Quando me tornei catequista confesso que eu era muito imaturo, mas com o tempo o amor pela catequese aumentou mais e mais e hoje a minha meta é evangelizar não somente a criança como a família também. Sei que é um desafio e por isso que tenho esta meta a cumprir. Sou uma pessoa que gosta de desafios.

15- Você está satisfeito com sua caminhada na catequese? Ou ainda falta algo pra você?
Cada etapa de nossas vidas é um crescimento a mais que adquirimos. Atualmente estou muito contente com os resultados que obtive em relação a minha turma, mas sei que a catequese não gira somente em torno de mim e da minha turma, a catequese é um grupo e sinto que ainda falta algo. Mas está caminhando para frente, ruim seria se estivesse indo de mal a pior. (risos)

16-Como você tem costume de preparar seus encontros de catequese?
A catequese aqui é no sábado, então no dia seguinte já começo a preparar. Confesso que fico a semana inteira preparando. Quando começo a planejar o encontro próximo, talvez escolho uma música e no meio da semana encontro outra música que tem mais haver com o tema a ser trabalhado, é que nem um quebra-cabeça monto e desmonto a semana inteira até que no sábado tudo está lindo, maravilhoso e montado. (risos)

17-Como consegue conciliar sua vida privada à catequese?
Tranquilo. As vezes para um catequista solteiro e desimpedido que nem eu é mais fácil (risos). Falo isso, por que vejo tantas catequistas donas de casas reclamando dessa conciliação que é catequese versos família. Graças a Deus no meu caso é diferente, por eu ser catequista acabo conseguindo envolver minha família de alguma forma nos serviços a Deus.

18-Uma mensagem aos catequistas:
"Uma frase que li e admiro muito diz assim: Ser catequista é ser jardineiro de gente". Então a mensagem que deixo a todos é que possamos sempre lançar as sementes, cuidar, regar, adubar, cultivar, e se ao menos uma das sementes dar bons frutos já podemos cantar vitórias. Que sempre tenhamos força, fé, e coragem, afinal, do nosso lado está "ELE" que venceu a morte, portanto, estamos o servindo até quando Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo nos permitir.
FELIZ DIA DOS CATEQUISTAS!"

Olha só os presentinhos que recebi no dia dos Catequistas!



Os presentes são lindos, mas meus presentes mais preciosos são meus pequeninos.
Amo todos vocês!
A Joaninha foi nossa coordenadora que nos presentou e fez, ela é fera no artesanato vale muito a pena conferir suas artes no blog dela, é só acessar:

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Que a saúde se difunda sobre a terra!

Trabalhamos tanto sobre o tema e lema da Campanha da Fraternidade não é mesmo? Levamos os nossos catequizandos a perceberem a preciosidade da nossa saúde e também transmitimos a eles a grande importância de sermos solidários com o próximo.
Hoje, em véspera do dia dos Catequistas, vim pedir um presente, mas não é pra mim, ou também poderá ser pra mim pois, esse presente dado a essa amiga, sentirei presenteado também.
Nossa querida amiga e catequista Sheila está enfrentando por um problema de saúde relacionado aos olhos, e nossa iluminada e abençoada catequista Cláudia deu início a uma grande corrente solidária. Não vou ficar aqui explicando detalhadamente, simplesmente passarei a "bola" para Cláudia do Catequese na Net para que entendem melhor. (CLIQUE AQUI).
Sheila, estou rezando muito por você. Nossa vida é uma luta constante mesmo, e você sairá vitoriosa.

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Fantoche com EVA e Caixa de Leite

Fantoche na catequese - Tudo de bom!

Olá amigos! Apresento a vocês uma novidade que encantou minha turma na catequese, foi sucesso total!
Esse sucesso nasceu quando visitei o blog da minha querida colega Cláudia do blog "Catequese Infantil" que publicou fantoches feito com EVA e caixa de leite, fiquei encantado com tamanha criatividade e não pensei duas vezes para fazer um pra mim rsrsrs.
Fiz tudo a olho nu, não usei molde nenhum, e quebrando a cabeça até que o resultado final foi bom. 
Das tentativas, nasceram Maria Joaquina e Cirilo (rsrsrsr). Os fantoches que fiz foram batizados assim, devido o sucesso da novela Carrossel, no entanto, nas rodinhas de conversa das crianças só se ouve assuntos relacionados a novelinha. 
Olha só como ficaram engraçados os fantoches!


As caixas de leite é cortada ao meio e é usada para o movimento da boca, veja:
#Dica: Um segredo foi reforçar a parte da cabeça do lado de trás com papelão, cortado no mesmo molde da cabeça em EVA. Sem o papelão, fica mole o rosto do boneco e poderá atrapalhar na hora da apresentação.

Apresentei para a turminha uma história que adaptei através de um texto que a "Cláudia publicou no blog Catequese na Net".
A história ficou assim:



É isso aí pessoal! Quero ver todos botando a mão na massa e criar seus fantoches.
Até a próxima!