domingo, 20 de janeiro de 2013

Atividades sobre a Campanha da Fraternidade 2013

Nossa igreja organiza todos os anos na quaresma a Campanha da Fraternidade, que neste ano o tema é: Fraternidade e Juventude com o lema " Eis me aqui, envia-me! (Is 6.8). O catequista vai conversar sobre a Campanha, verificar o que os catequizandos já sabem sobre ela e sobre o tempo da Quaresma por experiências de outros  anos e apresentar o tema e o cartaz deste ano (Kit a venda - CLIQUE AQUI).
A Campanha está voltada para os jovens. O que vemos os jovens fazendo a nossa volta? Que tipo de jovens queremos ser? Como nos preparamos para isso?
O lema é uma frase da Bíblia. É a resposta que o profeta Isaías, ainda jovem, deu a Deus, numa época em que o povo não estava se comportando bem. Profeta não é alguém que adivinha o futuro, é quem transmite recados importantes de Deus. Isaías fez isso. Nós também podemos fazer. Somos profetas quando animamos quem está fazendo o que é certo e quando protestamos e resistimos a propostas que prejudicam os direitos das pessoas, filhas e filhos de Deus. (Dar exemplos concretos de boas obras que merecem apoio na comunidade, de trabalhos que nossa Igreja e outras Igrejas cristãs realizam e de atitudes prejudiciais que devem ser rejeitadas, de acordo com o que for mais evidente na realidade local) (Fonte: ECCA).
"Olá amigos catequistas! Todos nós estamos em férias mas, já com os pensamentos voltados para a catequese. Pensamos em nossos catequizandos, nos nossos encontros e também na Campanha da Fraternidade deste ano. Aqui na nossa comunidade, realizamos uma caminhada nas ruas com cartazes, faixas sobre o tema da CF, com isso queremos alertar e levar ao conhecimento de todos moradores da comunidade.
Esta ideia da caminhada pelas ruas, surgiu em 2011 quando o tema foi "Fraternidade e a vida no Planeta".
Na foto abaixo está eu e minha turminha:

Já pensando em ideias para realizar em nossos encontros de catequese, preparei algumas sugestões para incrementar nossos encontros de catequese sobre o tema Campanha da Fraternidade de 2013. Mas antes, informo à vocês que aqueles que ainda não possui o livreto com os encontros catequéticos e outros materiais sobre a CF 2013, já está a venda no site da  CNBB. (CLIQUE AQUI)  










(Clique nas Imagens para ampliar)

56 comentários:

  1. boa tarde Jonathan, gostei muito da dica, e já estou preparando meus encontros co base na campanha da fraternidade e no Ano da Fé. fique na paz!

    ResponderExcluir
  2. Amei suas atividades! E quantas, imagine se não estivesse de férias...rs
    Passei para lhe desejar uma ótima semana e lhe convidar a participar da promoção da minha lojinha virtual, passe lá para ver espero q goste!
    Paz de Cristo!
    http://sorteie.me/facebook/compartilhar.php?id=139012

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan! Adorei as atividades da Campanha da Fraternidade
    muito boas!Grande beijo e boa semana! Nena

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Jonathan, já estou com o material da campanha desde o inicio de janeiro. E estou em preparação para os encontros. A minha dificuldade é que esses encontros vamos realizar no meu bairro onde os jovens não tem contato com a igreja e vê como caretice. Caso você tenha dicas para ter um ambiente voltado a eles sem afastar os pais, as senhoras de idade que também estarão nestes encontros, nos envie. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvania, nem sei se posso te ajudar por que não sei como de fato acontece os encontros em sua comunidade, mas minha dica é, para que você possa passar algum tipo de vídeo, ou slide nos encontros. Use um telão, ou data show. Caso eu tiver um video bacana eu te envio ok?

      Excluir
    2. Oi Jonathan!
      Adorei suas sugestões de atividades!
      Estou com a pré catequese aqui no Rio de Janeiro e os livros que tenho pra pré catequese estão mto defasados...
      Vc teria sugestões para o prézinho?
      Mil bjusssss e um abençoado fim de semana!

      Excluir
  5. Ótimo material da Campanha da Fraternidade. Deus abençoe.
    Val

    ResponderExcluir
  6. Muito bom Jonathan, gostei muito das atividades. Ultimamente ando sem tempo de postar, pois estou curtindo minha netinha recem-nascida, mas venho dar uma espiadinha aqui de vez enquanto. Vou colocar um link no meu blog para as pessoas encontrarem essas atividades.Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Jonathan, Parabéns sempre pelo seu blog. Você é muito inteligente perspicaz!! Sabe abordar os temas de modo a atingir diretamente ao ponto com muita sutileza e eficiencia. Que Deus lhe iluminando sempre.

    ResponderExcluir
  8. Muito bom o material da CF. Com certeza vou aproveitar com minhas crianças da catequese e repassar os desenhos para a catequista da pré-catequese que trabalham com crianças até 8 anos, através de desenhos.
    Obrigada
    Janice,

    ResponderExcluir
  9. Olá Jonathan!!!
    Tema ótimo para a CF deste ano.
    Adorei as dicas de atividades e a foto de sua turminha é linda...bençãos de Deus sempre...
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  10. Parabéns, adorei as dicas, Deus te abençoe!

    ResponderExcluir
  11. Olá amiguinho...
    Nossa quantas atividades sobre a campanha, Parabéns!!

    Obrigado pelo carinho lá no bloguinho!!
    Abraço Fraterno e Tenha um dia abençoado!!
    Com Carinho,
    Sueli

    ResponderExcluir
  12. Jonathan, vc. é um escolhido de Deus.
    Ele te abençoou com uma criatividade esplendida para cumprires a tua missão.
    PARABÉNS!
    E obrigada Papai do Céu por nos dar catequistas maravilhosos assim como o Jonathan.



    ResponderExcluir
  13. Parabens,por seu blog,eu ja scaniei esse trabalho da CF,pois sera de bom proveito porque dou catequese pra 2º etapa e eles vão entender melhor com os desenhos,beijos e fiquem todos na PAZ DE CRISTO JESUS!

    ResponderExcluir
  14. Muito bom!!!!!
    Obrigada por compartilhar este material, usarei nos encontros com meus pequenos!

    ResponderExcluir
  15. parabens, muito bom , com certeza vou usar. obrigada Dinei - Paranapanema SP.

    ResponderExcluir
  16. Nossos Encontros serão mais participativos com as sugestões das atividades CF. Que Jesus continue iluminando , Obrigada . Izabel Cecília Pinto Silva ; Formiga MG

    ResponderExcluir
  17. Parabéns.Obrigada por dividir suas experiencis.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns, ficou ótima as atividades

    ResponderExcluir
  19. Admiro e adoro seu trabalho .PARABÉNS! Sou catequista da pré-catequese e sempre venho aqui olhar algumas coisas para trabalhar com eles...encontro coisas maravilhosas!

    ResponderExcluir
  20. Jonathan, que o Espírito Santo sempre te ilumine para que possa ao longo de sua vida nos ajudar com tanta criatividade. Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Amei as atividades. Elas irao me ajudar bastante. Abraços.
    Ana

    ResponderExcluir
  22. Parabéns pelas atividades, com certeza foram feitas com muito amor!
    Abraços.

    Rô Carvalho.

    ResponderExcluir
  23. PARABÉNS, PELOS TRABALHOS, VOCÊ COM GRANDE AMOR A DEUS E AO PROXIMO ESTA AJUDANDO MUITAS PESSOAS.DEUS LHE ABENÇOE.ABRAÇOS.


    KELLEN CRISTINA GOMES

    ResponderExcluir
  24. A PAZ DO MENINO JESUS, GOSTEI MUITO , VOU PARTILHAR COM MINHA COMUNIDADE, FIQUE COM DEUS.

    ResponderExcluir
  25. Ajudando muito, Deus te pague em dobro :)

    ResponderExcluir
  26. Que Deus continui te abençoando cada vez mais obrigada

    ResponderExcluir
  27. JONATHAN, QUERO LHE DIZER QUE O SEU BLOG É MARAVILHOSO E NOS AJUDA MUITO NA CATEQUESE. NÃO LHE CONHEÇO PESSOALMENTE, MAS SINTO QUE VOCÊ É UM JOVEM MUITO ESPECIAL; QUE DEUS LHE CONCEDA MUITAS GRAÇAS E BÊNÇÃOS!

    ResponderExcluir
  28. oijonathan gostaria que vc colocasse uma dinamica de boas vindas ah adorei o seu blog ele é muito recheado de criatividades para nós catequista adorei muito bom. abçs sou do maranhão da comunidade de SªRita de Cassia e São Fºde Assis boa noite..ass: Ana

    ResponderExcluir
  29. adorei esse epacinho abençoado.....
    Paz e Bem

    Joice/Amazonas

    ResponderExcluir
  30. Muito obrigado sua sugestões serão de grande ajuda na minha ctequese, seu blog é maravilhoso...amei!Parabéns
    Um abraço

    ResponderExcluir

  31. Oi Jonathan,gostei muito do seu blog.Está me ajudando muito nas aulas de Ensino Religioso.Se você tiver sugestões para murais sobre a C F /2013, eu agradeço.Elza

    ResponderExcluir
  32. PARABENS PELO TRABALHO ,NOTA SE COMO VC E EMPENHADO E COM CERTEZA FAZ UMA GRANDE OBRA.SEUS TRABAHLOS AQUI NO SITE ESTAO OTIMOS E COM CERTEZA VAI AJUDAR MUITOS CATEQUISTAS .
    OBRIGADA.PAULA

    ResponderExcluir
  33. Olá meu Irmão...Paz e Bem... Gostaria de lhe parabenizar pelo lindo trabalho que vens fazendo na catequese...Sou catequista a 8 anos em minha Paróquia(Nossa Senhora do Perpétuo Socorro-Jequié/BA), extremamente apaixonada por meu trabalho e eu acho lindo quando encontro jovens assim como você, que também é encantado pelo carisma da catequese... Muito obrigada pelas contribuições, elas são de muita valia para nós catequistas... Continue sempre assim, anunciando o reino de Deus...Pois eu creio que nós, enquanto catequistas somos anunciadores do reino, somos pescadores de almas, afinal, a catequese é a base da igreja e vida Cristã... Parabéns Querido!!! Que Deus o abençoe e Maria lhe cubra com o seu Manto Sagrado...

    ResponderExcluir
  34. Adorei o blog, as atividades da campanha estão bem elaboradas, me servirão de base para muitas outras. Obrigada

    ResponderExcluir
  35. Jonathan, Adoro o seu blog e sempre que preciso estou a procura dele! Amei suas atividades sobre CF 2013, e melhor elas podem serem transformadas em atividades em grupos. Com certeza uma delas na minha catequese *-*
    Que Deus continue te abençoando! A Paz Irmão! (=

    ResponderExcluir
  36. rapaz vc me impressionou!!!1
    adorei seu blog, estou sempre visitando.
    passei por aqui novamente p ver se encontrava alguma coisa sobre os doze discipulos d jesus, e nao encontrei. vc ja pensou na possibilidade d fazer algo relacionado a eles?
    ou vc ja fez? bom, nao achei no seu blog.
    assim vc vai longe.
    e ja indiquei o blog pra todos os meus amigos, os q sao e os q nao sao catequistas!
    parabens!
    iara valesca

    ResponderExcluir
  37. Olá Jonathan!!!
    Estou dando uma passeada em seu blog... e, adorei!!! Dá para sentir seu entusiasmo, envolvimento, criatividade e dedicação com a Catequese com crianças. Além, de ser uma boa forma de vc trocar com outras/os catequistas suas experiências... Parabéns!!! Forte abraço!!! :)

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pelo trabalho e organização!! Você está ajudando a muitos catequistas que as vezes tem muitas tarefas e não tem muito tempo de planejar atividas

    ResponderExcluir
  39. Muito bom , amei as atividades. Serão muito úteis.

    ResponderExcluir
  40. Olá amigo Adorei,maravilhoso.
    O painel do Cantinho da Catequese está lindo Parabéns Fique na paz
    Um abraço,Gracinha

    ResponderExcluir
  41. Parabéns! eu gostei muito das suas idéias!!!!

    Deus abençoe!

    ResponderExcluir
  42. Parabéns!!!me ajufou bastante!!!que Deus te ilumine sempre para continuar com esse lindo tb!!bjs!!

    ResponderExcluir
  43. Parabéns! As atividades são ótimas, para todas as idades!

    ResponderExcluir
  44. Olá jonathan!este ano estou trabalhando com turma de crisma, aproveitei este trabalho da campanha da fraternidade estamos trabalhando nele, eles adoraram, aquela primeira parte que pede oque precisamos para crescer em sabedoria?... tamanho?... e na graça de Deus? podes me ajudar a responder? pois as crianças me deixaram meia confuza. Te agradeço imensamente, que Deus sempre te ajude te iluminando, e se tens uma sugestão para uma boa explicação sobre a Semana Santa, fico-lhe muito grata.Obigada... Marli (titifornari@hotmail.com

    ResponderExcluir
  45. Amei suas atividades! Que Deus continue te abençoando, com este dom. Parabéns!

    ResponderExcluir
  46. Dou catequese para crianças de 6-7 anos e achei este blog incrivel. Parabens pelas atividades.!
    =)

    Vitória

    ResponderExcluir
  47. Adorei a pag, pois é muito criativa, usarei nas minhas aulas

    ResponderExcluir
  48. Me ajudou muito!!! obrigada, Deus abençoe!!

    ResponderExcluir
  49. Gostei do tema e já sei por que eles escolheram o tema dos jovens,por causa da Jornada Mundial da Juventude(JMJ)

    ResponderExcluir
  50. que adianta ñ ter resposta

    ResponderExcluir
  51. Gostei muito do blog! Ótimas idéias.

    ResponderExcluir
  52. Muito bom! realmente um conteudo completo que retrata claramente ao catequizando aquilo que o tema propõem.Parabéns!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz