sexta-feira, 18 de janeiro de 2013

Módulo 4 - Catequese e Psicologia das Idades

IDADE DE DEZ A ONZE ANOS: 


As crianças nesta idade dão impressão de certo equilíbrio: São capazes de um esforço físico mais ou menos regular. São capazes de prestar atenção a um trabalho continuado. Podemos conhecer o seu caráter e saber como levá-los. A criança é pouco estável. Elas gostam de encontrar-se com os colegas: interessam-se muito pelo que vêem: pra que serve? Como fazer? Os meninos constroem suas casinhas ou cabanas e as meninas fazem o enxoval de e suas bonecas. As crianças geralmente gostam de jogos coletivos como: amarelinha, jogos organizados, dinâmicas de grupos.


a) Idade da ação: A criança é atraída pelo mundo exterior, o que interessa é o que vê, o que toca, o que pode medir. É a idade positiva. Provoca os colegas para mostrar que é o "tal", a "forte". Os meninos desejam ser superiores às meninas. Seu mundo religioso apoia-se no concreto e na ação. Ela não pode ter a ideia de mistério sem concretizá-lo. Sua fé precisa de exteriorização (Mostrar, externar; Manifestar-se, externar-se). Procura regras de  ação religiosa. Indagada como fazer uma boa confissão. Quer saber como fazer uma boa comunhão. "Por isso é a idade própria para fazer Primeira Comunhão Eucarística."


b) Idade do conformismo social: A criança sente-se atraída pelo grupo que a cerca. É a idade do grupo de amigos. Ela se deixa influenciar com muita facilidade pelos amigos. Passa a valorizar menos a família. Aos 11 anos surge a crise mais dura e de suma importância para o adolescente: A NECESSIDADE DE AUTO-AFIRMAÇÃO. Deixa de vez de viver sob pressão, vive a fase da reação para uma futura adaptação total. Na fase da reação é que a criança vai precisar mais da ajuda do catequista.


c) Idade do hábito e da memória: A criança tem grande capacidade de memorizar e gosta disso. Gosta de regras e daquilo que é fixo, de apresentar o seu trabalho do mesmo jeito. Gosta daquilo que é bem feito: gestos, fórmulas bem recitadas. Fica satisfeita consigo mesma.


ATITUDES DO CATEQUISTA: Sempre partir do que é concreto. Falar da ação do homem e admirá-lo como sendo reflexo da ação criadora de Deus. Fazer com que as crianças participem das ações litúrgicas (levá-los a participar da missa: no canto, nas leituras, momento das ofertas, e até mesmo entregar o jornalzinho). É a melhor época para falar de comunidade e lhe dar ideia de Igreja-Comunidade-Unida. A lei de Deus deve ser bem apresentada como lei do amor. Não dar muita atenção às mentiras quando se percebe que estas são frutos da imaginação fértil, importante para o seu total crescimento. Exigir as tarefas. Evitar preferências e criar um clima de companheirismo entre todos é fundamental. Desenvolver a criatividade através de atividades bem movimentadas. Valorizar a criança naquilo que gostaria de ser. O catequista, deve, não só falar de religião, como primeiramente, praticar junto com ela o que é ensinado. Compreender a fase imaginária da criança. Conhecer o ciúme existente e conhecer a causa tentando saná-la. Despertar na criança o sentimento de vivência de grupo (Nunca podemos viver sozinhos). O alimento que comemos como a roupa que agora vestimos dependeu do trabalho de muita gente que nem conhecemos. Levá-los a descobrir, que as capacidades de cada um, existem para realização e felicidades dos outros. Habilidade em usar armas como: compreensão, paciência, carinho, boa vontade de ajudá-lo a se firmar, pois, relacionalmente, já está preparando-se para uma restruturação mais solidária, capaz de formar uma personalidade espontânea e única.

Atividades: Descobertas de qualidades, celebrações litúrgicas, desenhos livres, jogos e dinâmicas coletivas, diálogos curtos, cantos, oração espontânea e dirigida, dramatizações, interpretações bíblicas, leitura bíblica.


Algumas sugestões de atividades para turmas dessa idade:

  1. Dica nº 01 - Clique Aqui
  2. Dica nº 02 - Clique Aqui
  3. Dica nº 03 - Clique Aqui
  4. Dica nº 04 - Clique Aqui
  5. Dica nº 05 - Clique Aqui

"Olá Povo de Deus! Quero tirar algumas dúvidas frequentes que estão surgindo durante a nossa formação. Muitos estão argumentando que não podem seguir a formação no horário que é publicado os módulos (20:30h). A internet existe hoje em dia para facilitar um pouco a nossa vida inclusive quanto ao tempo, e aqui no blog os módulos estão sendo publicados e arquivados às 20:30h, mas todos podem acompanhar no horário que preferir. Caso não veja hoje, a qualquer momento poderão ver, acompanhar e participar da nossa formação. Amanhã (sábado), publicarei o módulo 5 no mesmo horário (20:30h), Já no domingo, publicarei uma novidade sobre a Campanha da Fraternidade 2013."

Aos Catequistas
O bate papo hoje vai ser sobre as idades para fazer "Primeira Comunhão Eucarística".
Esses dias comentei com uma amiga catequista que eu estava muito feliz por que toda missa que vou vejo meus catequizandos que receberam Jesus pela primeira vez ano passado (Clique aqui e vejam as fotos). Depois que disse, minha amiga catequista disse que infelizmente não obteve a mesma felicidade com os catequizandos da turma dela, segundo ela, muitos não voltaram mais a missa e um de seus catequizandos que mais a entristeceu.
Durante a missa ela observava este catequizando, quando na hora da comunhão ele se direcionou para a fila das crianças que recebem o pão bento que ainda não fizeram primeira comunhão eucarística. Quando ele voltou e sentou-se no lugar, minha amiga catequista perguntou se ele não ia receber Jesus na hóstia consagrada, ele olhou para ela e só balançou a cabeça dizendo que não.
Contei este caso para refletirmos que nem toda criança tem maturidade o suficiente para receber Jesus Eucarístico. Em nossas turmas podem surgir um ou outro que são maduros devido o incentivo da família quanto a educação cristã, mas sabemos que famílias assim são a minoria, por isso é bem melhor que todos pudessem fazer com no mínimo a partir de 10 e 11 anos.

28 comentários:

  1. JONATHAN ESTOU AMANDO A FORMAÇÃO!
    NA MINHA COMUNIDADE AS CRIANÇAS RECEBE A PRIMEIRA EUCARISTIA A PARTIR DOS 11 ANOS; PARTICULARMENTE ACHO CEDO POIS OS PAIS N ENTENDE QUE É O COMEÇO DE UMA CAMINHADA NÃO UM TERMINO. NOSSA SOU COMO ESSA CATEQUISTA OLHO NA MISSA E PROCURO OS MEUS CADE SE 2% FICO É MUITO PERGUNTO SEMPRE SERÁ QUE ESTOU SENDO UMA BOA CATEQUISTA OU SÓ ESTOU DENDO UMA CATEQUESE SACRAMENTAL POIS SEI SE NÃO TIVER RAÍZES NÃO VAI FICAR .

    ResponderExcluir
  2. Olá Jonathan, boa noite! Muito bom o tema de hoje! Acho a faixa de 10 anos, no ano passado tive crianças menores e observei que não acompanhavam bem.
    Eu também tive crianças que fizeram sua Primeira Eucaristia e voltaram, mas também tive crianças que não voltaram, mas acho que não voltam não por si mesmas, mas por seus pais que não vêm! É sempre a mesma coisa se os pais não vem as crianças não podem vir sozinhas! Aqui na paróquia que frequento as pessoas são classe média alta, é difícil! Minha Paróquia é Nossa Senhora do Bom Parto - Tatuapé - São Paulo-SP. Vera Lucia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vera, por isso que a igreja está preocupando bastante com os adultos. Nossa igreja quer priorizar os adultos sem desprezar os pequenos. Vou trazer esse assunto para os próximos módulos.

      Excluir
  3. Jonathan, vou comentar mais sobre a questão de voltar para a missa depois da 1ª Eucaristia. Acredito que a Catequese deve dar uma enfase maior a esta questão junto aos pais que 90% acham que a primeira eucaristia e o termino e não o inicio da nossa convivencia com Jesus. Estou pensando muito com relação ao "CERTIFICADO" que se entrega no dia da 1ª Eucaristia isto me lembra um diploma, ou seja , formei não preciso voltar a esta "escola", gostaria muito que houvesse um fim para isto, mas como fazer os pais entenderem este assunto , alguém conseguiu mudar esta visão na sua Paroquia me conte.Silvânia Moura - Paroquia Santos Anjos da Guarda - BH - MG

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silvânia, realmente você tem razão, entregar o CERTIFICADO após a missa da primeira eucaristia dá esta impressão de que estão formados. O catequista tem que ir rodeando, cercando até atingir seus objetivos, e isso deve ser em equipe. Nas reuniões de pais, de maneira bem agradável devemos lançar a sementinha no coração deles, pois no mundo atual, os pais estão precisando ser evangelizados mais do que os filhos. Deixe bem claro aos pais o que é realmente a catequese, que não é uma escola, que não é um curso e sim uma grande e importante caminhada rumo à Jesus.
      Aqui na nossa paróquia usamos algumas artimanhas, infelizmente tenho que usar esse termo, porque para atrair os catequizandos temos que usar nossa criatividade, ter jogo de cintura, para driblar os obstáculos do nosso caminho. Antes da missa da eucaristia, fazemos uma reunião somente com os pais dos catequizandos que vão receber Jesus. Orientamos como vão se procederem na missa, quanto tiragem de fotos, horário, e deixamos bem claro que a entrega das lembrancinhas vão ser no próximo encontro de catequese, por que a catequese não se encerra com a primeira comunhão do filho não, muito pelo contrário, é o inicio à vida cristã. Então, para chamar mais atenção, fazemos o "certificado" (mas nós sempre falamos "lembrancinha" e não "certificado"), o entregamos com uma foto e um presentinho, eu particularmente gosto de escrever uma carta para o catequizando e para a família. Entregando esta lembrancinha no próximo encontro, é bom por que eles tem a noção que a catequese continua, e no dia da missa não vira tumulto, por que ficar tumulto na igreja para entregar "lembrancinha" é muito feio.

      Excluir
    2. Jonathan Amei a ideia, com relação a foto eu já havia pensando em tirar uma foto com todas as crianças, o padre e as catequistas no altar no dia da 1º Eucaristia e depois entregar, mas não pensei em um encontro , vou levar para a reunião de catequistas esta nova ideia. Obrigado. E como eu sempre digo vamos conversando , conversando com todos sobre os "problemas" que o Espirito Santo vai fazendo a parte dele com ideias, criatividade e também nos direcionar para conversar com as pessoas certas um gde. abraço.

      Excluir
  4. olá a cada modulo é um novo aprendizado!
    muito bom estou satisfeita.
    paz e bem!

    ResponderExcluir
  5. Boa noite, a cada dia aprendemos mais como os módulos obrigado por estar nos propor sionando essas experiências maravilhosas que vão nos ajudar muito como nossos catequizandos. Paty.

    ResponderExcluir
  6. Estou gostando muito irei aproveitar muito suas dicas!
    Obrigada.
    Sueli Prates

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos! Na minha opinião a melhor pessoa para saber a idade certa de cada crç receber o sacramento é o catequista, desde que seja dos 11 anos em diante. Antes disso eu acredito que as crçs são muito imatura ainda.
    Aki na minha comunidade tem uma turminha que ia receber o sacramento esse ano, mas a catequista falou que eles não estão preparados. Eu achei muito correto da parte dela. Pq não adianta receber o sacramento só por receber... tem que estar preparado, saber o que acontece durante a comunhão. Meu filho é dessa turma, e como mãe eu apoiei a iniciativa da catequista dele de não deixar receber a primeira eucaristia sem estar devidamente preparado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu aprovo e assino em baixo a atitude dessa catequista.
      Você Fabiane, quanto mãe, agiu muito certo, quem dera se todos pais apoiassem os catequistas, é um sonho que todo catequista tem, acredito eu.
      Fica aí também um exemplo de respeito ao catequista, porque nem toda comunidade respeita e ouvem a opinião dos catequistas.
      Comunidade, pároco, coordenadores, religiosas, fica aí um exemplo para que todos possam ouvir e respeitar os catequistas. Mas CATEQUISTAS de verdade.

      Excluir
  8. BOM DIA JONATHAN, HOJE EM DIA AS CRIANÇAS ESTÃO IMATURAS PARA AS COISAS DE DEUS , MAS SE ACHAM JÁ PREPARADAS PARA AS COISAS DO MUNDO, E É POR ISSO QUE ESTE ANO NOSSO PÁROCO DECIDIU EM DIMINUIR A IDADE DA 1ª EUCARISTIA, TEM CRIANÇAS QUE IRÃO FAZER SEM TEREM COMPLETADO 11 ANOS, POIS ANO PASSADO A ÚLTIMA TURMINHA ESTAVA COM 12 ANOS COMPLETOS E ESTAVAM TÃO DISPERSOS.ENTRAMOS NUM ACORDO E OPTAMOS POR ESTA DIMINUIÇÃO.ABRAÇOS E UM ABENÇOADO FINAL DE SEMANA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, diminuir eu acho que não seria uma boa ideia, a catequese deve ser permanente, e se fizerem com 12 anos vão ficar 3 anos na perseverança e ir direto para o Crisma. Não sei se entendi sua colocação, mas eu sou a favor, quanto mais idade, mais maduro o catequizando fica para receber Jesus. Cada comunidade uma realidade né? rsrs

      Excluir
    2. JONATHAN ANTES A IDADE ERA 12 COMPLETOS , AGORA 11 COMPLETOS.DEPOIS DA 1ª EUCARISTIA, TEMOS A PERSEVERANÇA 1 E 2 ,E O PRÉ-CRISMA, PARA DEPOIS O CRISMA COM 15 ANOS.ASSIM VC ENTENDEU?

      Excluir
    3. Sim, agora entendi rsrsrsrsrsrsrsrs.

      Excluir

  9. Olá, na minha comunidade sempre temos problemas com os pais que querem que seus filhos façam a Primeira Eucaristia sem estarem preparados só porque já tem mais de 10 anos, e o pior é que muitas vezes esses pais nem as crianças frequentam as missas. Por causa disso estamos pensando em fazer uma cartilha esse ano colocando algumas "regrinhas" para os catequizandos, princinpalmente para os que estão no último ano de catequese, que a partir de agora só irão fazer a Primeira Eucaristia se participarem com frequência dos encontros de Catequese e das Missas.

    Na minha opinião não existe uma idade certa para fazer a Primeira Comunhão, cabe ao catequista analisar se a criança realmente está preparada, que tenha certa maturidade que se espera a partir dos 10 anos.

    Jonathan, sou tua fã, rsrs... Um dia quero ter essa enorme dedicação que tu tem com a catequese. Parabéns por essa iniciativa, Que Deus continue a te abençoar e guiar seu caminho!
    Eugenia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eugenia, o catequista deve se tornar um "chato" ou seja, nunca deve desistir, se os pais não vão a missa, se os catequizandos estão faltosos nos encontros, o catequista pensar numa maneira para acabar com problemas assim, acomodar-se JAMAIS. O catequista na verdade deve ter um contato próximo aos pais, se possível fazer uma visitinha, uma ligação, entre outros.
      Quanto a idade, só discordo quando disse que "não tem idade certa para fazer Primeira Comunhão". Deve ter um ponto de partida, e isso deve partir dos 10 anos se tratando de um grupo de catequizandos, ou seja, se numa turma de 15 catequizandos somente 2 tem maturidade para receber Jesus Eucarístico, nesse deveria conversar com todos os pais e chegar num acordo que a turma deveria se preparar mais um ano. Ninguém perderia, inclusive os que já são maduros, pois eles próprios poderia contribuir muito nos encontros. Então continuo afirmando que a idade certa para fazer primeira comunhão seria 11 anos, ou seja, o catequizando teria a oportunidade de fazer uma catequese permanente, sendo assim, com 12 e 13 anos na perseverança, com 14 já poderia iniciar sua preparação para o Crisma.

      Excluir
    2. Eugenia e Jonathan, aqui na minha comunidade ainda temos esse sério problema da baixa frequencia das crianças nas missas. Mas agora temos uma escala, cada mês três catequistas ficam responsáveis de preparar a liturgia e de "providenciar" as crianças para participar das leituras, ofertório, preces e comentários. Porque qto mais envolvemos as crianças na missa mais teremos a participação dos pais tbm.

      Excluir
    3. Fabiane, este ano vamos começar a colocar em prática esta ideia. Reunimos, e depois de muito pensar chegamos a conclusão que é primordial evangelizar os adultos (como a igreja pede), sem desprezar os pequenos, por isso achamos que através das crianças podemos aproximar as famílias das missas. Cada mês uma turma ficará responsável pela liturgia, como você disse. Vamos rezar para dar certo, o que não podemos é nos acomodar diante dos probleminhas.

      Excluir
  10. Muito obrigada por falar sobre o horário. Porque em dias q por conta da Missa, de Terço nas casas acabo não entrando na hora. Que Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  11. A criança e a catequese
    O desejo de aprender
    Que tenho o ensino que merece
    Nenhum desprezo deve ter!

    Seja rico ou seja pobre
    Uns tem fartura
    E outros passam fome
    Em democracia ou ditadura!

    Bom fim de semana para você
    amigo Jonathan Cruz, um abraço
    Eduardo

    ResponderExcluir
  12. Concordo com vc Jonathan,tbm acho que qdo mais idade,mais maturidade.Abraços.

    ResponderExcluir
  13. OI JONATHAN,TBM DEVIDO A UMA FORÇA MAIOR N PUDE RESPONDER MAS N ME ESQUECI
    BEM EM MINHA PAROQUIA AS CRIANÇAS FAZEM A PRIMEIRA COMUNHÃO COM 10 11 ANOS E DEPOIS SE INICIA MAIS 4 ANOS DE PAD PREPARAÇAO PARA A CRISMA E ACADA ANO QUE PASSA SE VE MENOS CRIANÇAS HOJ OS PAIS N QUEREM MAIS COMPROMISSO MAS HA AQUELES QUE INSENTIVAM APOS FAZEREM A CRISMA TEM O GRUPO JUVENIL MAS PARA UMA BOA FORMAÇAO RELIGIOSA N DEPENDE SOMENTE DE NOS CATEQUISTAS DEPENDE DA FAMILIA.....AN SILVIA-BOCAINA

    ResponderExcluir
  14. Bom dia!Durante a preparação das crianças que fora de 2anos,conversamos muito.Olho a vivencia delas,como levam pra vida o que aprenderam.Pergunto sobre o comportamento delas em casa.A participação na santa missa,enfim...Como você disse,elas não precisam saber tudo,basta sentir o amor de Deus,ter o desejo em seu coração de estar com Ele,de busca-lo.
    A idade aqui é de 9 anos em diante para a preparação

    ResponderExcluir
  15. Em nossa comunidade, começamos com crianças na faixa etária de 10 anos, onde participam de 3 anos de catequese, recebem a 1º comunhão com 13 anos, e já começam na formação em 2 anos para o sacramento do crisma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana sua comunidade está mais do que aprovada por mim. Quem dera se aqui fosse assim, por que ainda existe pessoas que acham que deve fazer primeira comunhão mais novo, e pra mim a idade ideal é a partir dos 11.
      Parabéns!

      Excluir
  16. Muito legal os teatros e brincadeiras. As crianças aqui recebem a primeira comunhão aos 10 anos, e é um impasse: alguns estão preparados, outros levam tudo na brincadeira... a catequista fica até confusa no final, pois apesar de a criança ter acompanhado os encontros, não parece preparada.

    ResponderExcluir
  17. A Paz de Cristo e o amor de Maria.

    Estamos chegando a minha turminha. rsrsrsrs
    Gosto muito da idade acima dos 10, 11 anos. É uma idade onde as descobertas estão afloradas. E posso, na medida do possível, ajudá-los a se descobrirem com Cristo no coração.

    Quanto a idade para se fazer a Primeira Comunhão Eucarística é para mim a que o adolescente se mostra com sincero desejo de receber Jesus. Infelizmente, o que vemos são adolescentes, que, se prepararam para receber a "comunhão" que os pais desejam. E isso acontece por volta dos 11 e 12 anos. Acredito que estão muito novos. Muitos estão na catequese porque é para estar. lamentável.
    Sempre me ofereço para ficar com os catequizandos oriundos do lar. Pois, já em sua maioria, apresentam real desejo de ingressar na vida de Jesus.
    Vejamos o que Deus reservou para mim.

    Até mais.

    Monica Rosa

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz