segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Módulo 6 - Catequese e Psicologia das Idades


IDADE DE QUATORZE A DEZESSEIS ANOS

É a fase dos encontros, que tem papel muito importante em sua vida. Descobre a amizade, que nem sempre é verdadeira e objetiva, desprendida de si, por que o adolescente ainda é egocêntrico. Descobre aos poucos o mundo do coração através de experiências. Gosta de ter emoções, sentimentos diferentes, intensos e profundos. Sente necessidade de se realizar, de crescer, de desenvolver-se no campo da inteligência e da experiência sensível. Critica as práticas religiosas tradicionais. Duvida da existência de Deus. Faz pergunta: Como é possível que um Deus bom, justo e sábio tenha criado um mundo tão perfeito, cheio de injustiças, dor e morte? Não encontra respostas e essas interrogações dentro de si mesmo. Sente-se inseguro diante de seus conflitos psíquicos e não sabe como conduzir seus impulsos físicos. Procura em Deus o seu apoio, numa religiosidade muito pessoal e muito íntima, devido à situação afetiva. Tudo o que se reveste de autoridade, para o adolescente, contrário a seu modo de ver e ser. As formas de reação dependem de cada adolescente. Ele quer se expandir, mas é oprimido pela família, escola ou mesmo pela sociedade em que vive. Sente-se rejeitado por todos. Revolta-se por que quer ser livre, independente, corajoso. O importante para ele é enfrentar o adulto.

ATITUDES DO CATEQUISTA: O papel do catequista é ajudar o adolescente a descobrir como viver a fé nesta etapa de vida e na situação psicológica que ele está vivendo. Deve partir das experiências, aspirações profundas, anseios profundos, problemas do adolescente, para melhor atingi-lo e ajudá-lo a aderir pessoalmente a Deus e a Cristo. A catequese deve proporcionar meios para: construir a si mesmos, descobrir o sentido de suas vidas, construir o mundo novo com Jesus Cristo. O catequista deve dialogar para suscitar "reações de fé": pensar, julgar e agir cristãmente. Não deve ter receio de tratar de todos os problemas da vida, numa linguagem acessível e numa dimensão de fé. Deve provocar no adolescente uma abertura, uma atitude receptiva, um ato de inteligência, de compreensão, de adesão. Na medida em que o adolescente se exprime religiosamente, manifesta o quanto a mensagem cristã o atingiu no íntimo de seu ser. Seu testemunho pessoal será um estímulo para a vivência da fé do adolescente. O amor fala por meio do educador que sabe amar. Esse amor vai fazer com que ele penetre na linguagem própria do educador que deve te a sabedoria de traduzir as realidades humanas e divinas em linguagem que encontre ressonância no catequizando. O catequista deve anunciar uma mensagem que tenha penetrado a fundo nele e tenha colocado na sua própria vida. Só assim, poderá haver uma verdadeira comunicação entre EU e um TU, vivenciado concretamente na ação: catequista e catequizando. O catequista deverá ser aquele que vive do Espírito Santo. Deve usar também as técnicas pedagógicas atuais visando tornar do adolescente um cristão, um homem todo: Inteligência, vontade, afetividade.

ATIVIDADES: 
  1. Oração escrita: Os catequizandos poderão criar suas próprias orações, sendo assim, o catequista poderá através da oração conhecer o que se passa na vida do catequizando; 
  2. Oração comunitária e oração na família: O catequista poderá levar a turma para rezar o terço na casa de uma família, de um doente, no asilo, numa instituição de caridade.
  3. Participar das missas: O catequista pode criar um grupo de louvor para apresentar nas missas;
  4. Teatros, paródias, cantos.
  5. Uma outra ideia, o catequista poderia levar para apresentar nos encontros, alguns vídeos, slides, algo que leva a tecnologia mais próximos deles, até mesmo criar um grupo na internet para comunicar com eles durante a semana (grupo no facebook, blog, etc).

"Olá povo de Deus!!! É muito bom saber que vários catequistas estão aproveitando as férias e indo em busca de formação pois, "CATEQUISTA QUE NÃO SE FORMA DEFORMA SEUS CATEQUIZANDOS" diz Pe. Marcelo Rossi. Já chegamos ao 6º módulo, e vejo que de uma forma ou de outra esta formação está atingindo o seu objetivo. A cada publicação os catequistas deixam seus comentários, suas opiniões, seus desabafos, e o espaço para "comentários" vira um verdadeiro espaço de troca de opiniões e até mesmo fortalece nossa formação.
Houve muitos apelos da falta da participação dos catequizandos e suas famílias nas missas, isso, é um probleminha que muitas paróquias vivem. E o que podemos fazer?
Muitas comunidades, dão um tipo de figurinha, ou o catequizando tem que conseguir a assinatura de alguém, mas não entendo muito bem como funciona, e percebo que isso não é solução suficiente para resolver esse problema.
Figurinhas? Assinaturas? Mas os cristãos não devem ir a missa para buscar a Jesus?
Desse jeito vão com outro interesse, menos celebrar a Comunhão em Cristo.
Por isso, não concordo com essa ideia de figurinhas e assinaturas após a missa, ou seja, quem for a missa ganha a assinatura do padre ou uma figurinha. Imagina só, após a missa, trezentas crianças atrás do padre para conseguir a assinatura, ou atras do catequista para conseguir uma figurinha, ou seja lá o que for. É tumulto na certa.
A seis anos atrás em minha paróquia só se via nas missas adultos, sendo eles mais idosos.
E para trazer a presença das crianças nas missas, foi decidido abrir espaço para elas.
Surgiu a ideia dos coroinhas, hoje chega a marca de 300 coroinhas. Crianças fazem as leituras. Existe dois corais infantis com cerca de 100 crianças ao todo. Temos um grupo de crianças que encenam o evangelho do dia. Temos dois grupos de louvores que apresentam lindas danças durante e após a missa, são cerca de 100 crianças. Temos pré-adolescentes que monitoram os coroinhas. E um grupo de jovens com quase 300 integrantes. E as famílias por sinal, acompanham os filhos. Não vão com nenhuma intensão de ganhar algo, vão por que gostam de fazer parte da celebração."

Nos comentários desse módulo, gostaria que cada um lembrasse de um amigo catequista de sua comunidade e postasse uma mensagem homenageando esse amigo...
&
Amanhã é dia de formação!
Até lá!

25 comentários:

  1. Hum, a fase com que eu trabalho... e AMO! É uma fase difícil pelas mudanças que eles enfrentam, mas ganhar a confiança e o carinho deles é sem preço! Por isso gostaria de homenagear a Dona Lourdes, catequista e coordenadora na comunidade onde comecei a dar catequese; ela logo me "empurrou" os catequizandos de crisma, mas foi o "empurrão" mais precioso que recebi! Muito obrigada Lourdes, que Deus te abençoe e te guarde sob seu olhar amoroso, ilumine seus dias e abrande o sofrimento pelo qual você tem passado nestes últimos dias!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal Renata! Por isso tive a ideia de abrir espaço para cada um postar um comentário carinhoso para algum catequista especial, pois todos nós temos uma Dona Lourdes que merece nosso carinho.
      PAZ E LUZ

      Excluir
  2. Jonathan, vou fazer duas homenagens a primeira vai para uma pessoa que não
    está mais entre nós e a minha AVÓ APARECIDA GOMES minha primeira catequista, tudo que sou hoje foi ela que me ensinou a rezar as primeiras orações , a rezar um terço, a seguir uma procissão, a participar da semana santa, a participar da missa etc etc etc... A minha outra homenagem vai para todas as novas catequistas da Paroquia Santos Anjos da Guarda (Gabrielle, Grazielle,Isabella e Paloma)pois e a força jovem que chega para ajudar , somar, dividir suas ideias para a renovação de nossa catequese. Abraços Silvânia Moura - Paroquia Santos Anjos da Guarda BH MG

    ResponderExcluir
  3. olá Jonathan o catequista quero homenagear foi meu catequista de 2ª etapa e crisma é o Senhor Antonio foi ele que quando terminei o crisma me convidou para dar catequese eu tão timida nunca me imaginei sendo catequista mas com a ajuda dele aceitei depois de dois anos me convidou para auxiliar ele na catequese nossa como ja chorei pela catequese vontade de desanimar mas ele nunca deixou sempre me empurrando. É realmente Deus coloca as pessoas certas em nossas vidas assim como encontrei o seu blog no momento certo tambem quero te homenagear por esse belo trabalho continue assim sendo reflexo de Cristo para todos.

    ResponderExcluir
  4. Oi Jonathan
    A MINHA HOMENAGEM VAI PARA MINHA AMIGA E CATEQUISTA ISABEL, NOSSA NÃO SEI COMO ELA CONSEGUE CONCILIAR A VIDA DELA E A VIDA NA IGREJA, ELA CONSEGUE TEMPO PARA TUDO E O FAZ MUITO BEM, ADMIRO MUITO.
    MAIS UMA VEZ PARABÉNS PARA VOCÊ, ESTOU AMANDO CADA MÓDULO QUE VC POSTA.
    DEUS TE ABENÇOE!
    CLÁUDIA NUNES

    ResponderExcluir
  5. A minha homenagem vai para a dona Amélia, que foi minha catequista, foi através dela que eu me apaixonei pela catequese. Peço a Deus que a ilumine sempre, pois ela é uma pessoa maravilhosa.

    ResponderExcluir
  6. Eita idade complicada...
    Melhor falar da minha amiga catequista.
    Vim prá catequese no Cajuru esse ano. Keria uma turma da pré catequese, mas a coordenadora falou que seria uma turma de adolescente, e que ficaria ocm outra catequista. Nossa!!! Que estranho!! Nunca tinha visto a "outra" catequista, nem mesmo ouvi falar dela. Qdo nos vimos pela primeira vez foi muito estranho. Eu só conseguia pensar: Meu Deus, como vou dar catequese com uma pessoa totalmente estranha? Confesso que pensei até em desistir. Nos reunimos uma vez.. na segunda vez que nos encontramos parecia que já eramos amigas ha muito tempo. A sintonia foi total. Somos amigas, companheiras, cúmplices... Val Ribeiro, expresso aqui todo o meu carinho e admiração que sinto por vc. Aprendi, e a cada dia aprendo mais com vc. Agora somos as inseparáveis da catequese. Obrigada por tudo. Cada palavra de apoio que vc me deu. Ah só mais uma coisinha.. OBRIGADA POR VC FAZER PARTE DA MINHA VIDA.

    ResponderExcluir
  7. Jonathan, excelente matéria. Me interessei porque em março minha neta fará 15 anos e que deus me acuda! Grande abraço e uma grande semana!

    ResponderExcluir
  8. Minha homenagem é para minha coodenadora e companheira Dona Helena,obrigada por tudo e estaremos juntas mais um ano!

    ResponderExcluir
  9. Oi Jonathan, a minha homenagem vai para o meu querido Pai, me catequizou e me incentivou a trabalhar na catequese, missão que cumpro há 36 anos. Obrigada Papai Geraldo. Vera Lucia

    ResponderExcluir
  10. MINHA HOMENAGEM VAI PARA NOSSA COORDENADORA MARIAZINHA,E MINHA AMIGA EDNA QUE É UM EX DE COOPERAÇAO,ANA SILVIA-BOCAINA

    ResponderExcluir
  11. Que bacana esta experiência em sua comunidade. Gostaria muito que na minha também fosse assim. Não temos nenhum tipo de ajuda ou incentivo do pároco, e percebo que aos poucos nossa comunidade esta se esvaziando, até mesmo os catequistas estão indo participar em outras paróquias. No nosso caso, o problema é ainda mais dificil, como manter os catequistas e os catequizandos interessados em participar. Aceito sugestões.
    Janice

    ResponderExcluir
  12. queria agradecer aos meus catequistas que me catequizaram e hoje não estão mais na catequese, eles me deram o chamado a ser catequista e eu aceitei com muito amor e agradecer em especial minha coordenadora que me ajuda em tudo que eu preciso. e parabenizar todos os catequistas e a vc que esta fazendo essa formação que é muito interessante.

    ResponderExcluir
  13. Oi, minha homenagem vai para catequista Marai, grande incentivadora da catequese aqui na paróquia, sempre presente em todos acontecimentos da catequese de modo geral. Gostei muito desse modulo, meu filho tem quinze anos, e ainda não consegui com que ele retorne a catequese.

    ResponderExcluir
  14. Olá Jonathan!!
    Quanto tempo hein?!
    Sou Aninha Macário do blog Viva o maternal e participava do grupo de professores virtuais. Estou triste de ver uma grupo tão lindo se acabar e por isso quero ajudar nesse projeto dedicando um dia da semana pelo grupo. Sei que não é muito mas, é o que posso no momento. Me diga como posso fazer para ser aceita na administração do blog e começar a trabalhar o mais rápido possível.
    Seu blog está lindo e que Deus o abençoe cada dia mais.
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Bom, minha homenagem é para Dona Marli. À qual convidou minha filha para a coroação. E de forma bem simples ensinou-me a amar nossa Mãe Santíssima e assim iniciou minha catequese. Ao meu catequista Mauro (catequese de adultos) que iluminado pelo Espirito Santo, me levou a um encontro mais profundo com Cristo.
    Ao meu sacerdote Padre Carlos, que me aconselha, orienta e me incentiva em todos os meus momentos.
    A todos vocês meus irmãos (as) na fé, com quem aprendo cada dia mais.
    Por todos louvo e agradeço a Deus!
    Que o Espirito Santo, renove os nossos dons para melhor servi-lo.

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde Jonathan!!!
    A cada dia que venho fico mais feliz em vê-lo tão direcionado à Deus.
    Isso me serve de incentivo. Sou feliz por tê-lo como amigo.
    Tenha dias felizes...
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  17. olá meu amigo Jonathan, estamos trabalhando muito aqui na paróquia o incentivo à participação nas missas, nosso pároco ama coroinhas, temos aqui por volta de 300 crianças ou mais em várias idades, com isso montamos um coral também com os coroinhas e estamos tentando montar um com outros catequizandos que ainda não estão participando de outros movimentos pastorais, realmente também acho que carteirinha com assinatura não dá muito certo na missa, acaba perdendo o sentido da verdadeira busca por Cristo e sim pela assinatura de presença. Sua formação está ótima e deixo aqui minha homenagem de um ótimo início de catequese para 2013 à todos os catequistas, principalmente da paróquia Menino Jesus e São Benedito em Francisco Morato, que é minha paróquia. até próxima formação.

    ResponderExcluir
  18. Boa Tarde Jonathan,
    Como disse a Janice gostaríamos que em nossa comunidade fosse como vc descreveu a sua, mais infelizmente não temos nada disso.Gostaria de homenagear 3 pessoas,minha catequista de Catequese Fátima que foi sem dúvida uma ótima catequista que sempre foi simples e objetiva em suas explicações e me despertou o meu interesse em participar da comunidade e é minha amiga até hoje,meu catequista Wanderson que se não fosse por ele talvez eu nem fosse crisma por conta de uma má catequista que só sabiar dar broncas e se impor, mais Deus sabe o que faz e colou o Wanderson e outros catequistas para compensar o que ela não era,e minha querida Coordenadora de catequese Janice que incentivou o meu sonho de ser catequista e está sempre me me ajudando a superar a timidez e os obstáculos da nossa caminha e é a minha inspiração para continuar.
    Elisa

    ResponderExcluir
  19. Boa tarde meu jovem Jonathan, estou cada dia mais radiante com tantas informações. Quanto a ausencia dos pais na igreja e até no acompanhamento das crianças na catequese, eu costumo pedir com carinho o apoio dos mesmos pra que a criança possa permanecer na caminhada. Nós servimos apenas como pontes facilitadoras, mas sem a família envolvida é complicado. Ano passado tivemos quatro desistentes, fiquei triste, porém não depende só de nós. A homenagem de hoje vai para minha colega catequista Laize Siqueira, "Examina o caminho onde colocas os pés e que sejam sempre retos!"Prov. 4,26
    Um abraço, Geruzete-Manaus Am.

    ResponderExcluir
  20. Eu quero deixar minha homenagem a todos os Catequistas da minha Paróquia que perseveraram até hoje,mesmo com as dificuldades de cd ano.São vários ,então corro o risco de acabar esquecendo o nome de algum..PARÓQUIA DE NSA.SA. AUXILIADORA de CANAS interior de SÃO PAULO.

    ResponderExcluir
  21. A Paz de Cristo e o amor de Maria.

    Jonathan vc foi no ponto central. Em nossa Capela, a coordenadora exige das crianças esse cartãozinho de frequencia. Temos uma colega que diz que Missa é obrigação. Sim, claro que é mas quando vamos por Jesus e não apenas cumprir um preceito. Estando apenas fisicamente e não de coração.

    Ano passado, meu grupo perdia a Santa Missa apenas quando estritamente necessário, acredito ter passado a eles o sentido real do que se lembra no altar. Paixão, Morte e Ressurreição de Cristo. E não ir porque pais e catequistas dizem para ir.

    Que Deus nos abençõe e nos mostre o caminho certo.

    Obrigada por estar nos fortalecendo.

    bjs

    Monica Rosa

    ResponderExcluir
  22. Deixo minha homenagem a Irmã Suzana, hoje já com seus 65 anos que foi quem me impulsionou e motivou a catequizar. Lembro do brilho dos olhos quando fala da relação de amor que tem que existir entre um catequista e uma criança. E também A Amandinha, catequista da minha comunidade, uma benção e uma motivação viva para minha caminhada, já que ela era uma das crianças da minha turminha. E hoje, uma jovem com brilho nos olhos. Não poderia esquecer das minhas catequistas Raimunda e Tania quanta alegria tinha nos nossos encontros. Conheci um Deus Alegre atraves delas. Obrigada pelo espaço Jonathan.

    ResponderExcluir
  23. TIVEMOS UM ENCONTRO ONTEM 22/01/13 E FALAMOS JUSTAMENTE DE JOVENS,GOSTEI MUITO DO MODULO,PARABÉNS.
    E MINHA HOMENAGEM VAI PARA CÁSSIA LAURINDO UMA CATEQUISTA DE 43 ANOS QUE COMEÇOU AQUI NA COMUNIDADE SOZINHA CATEQUIZANDO NO QUINTAL DE SUA CASA E HJ SOMOS POUCOS(08) MAS QUE FAZEMOS UM TRABALHO DE MIL,COM 115 CRIANÇAS.E COM CÁSSIA APRENDI E CONTINUO A APRENDER!!!
    PAZ DE CRISTO!!
    http://juntoemisturado-danny.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz