sábado, 23 de março de 2013

A multiplicação dos pães e peixes 14. 13 - 21

Olá pessoal!

Dia desses li no blog da catequista e querida amiga Imaculada Cintra passos importantes para realizarmos um bom encontro de catequese.
No meu caso, a catequese é realizada numa escola e por isso faço o possível para quebrar o clima escolar (por mais difícil que seja).
Com simplicidade cuido da ambientização do encontro vejam:
ALTARZINHO
Muito simples, mas trás uma riqueza muito grande ao encontro, surpreende o catequizando e o faz sentir acolhido com carinho. Isso nos faz refletir quando recebemos uma visita em casa, onde colocamos tudo em ordem, faxinamos e cuidamos para que a visita se sinta a vontade, e é este zelo que o catequista deve ter.

Até as imagens que você monta o altarzinho você deve explicar quem elas representam, no meu caso perguntei quem sabia me responder quem aquelas imagens representavam e um ponto de interrogação (?) surgiu por um minuto me fazendo quase a entrar em choque (brincadeirinha rsrsrs), mas eis que um disse: - Jesus, Maria e José! E completei dizendo que formava a "Sagrada Família".
Olha o catequista rezando a palavra de Deus com seus catequizandos !
O ideal seria cada catequizando com sua bíblia mas, como esta turma está na pré eucaristia ainda vamos iniciar uma campanha para doação de bíblias e nos futuros encontros cada um com a palavra de Deus nas mãos, e no coração!
Encontro de catequese sem a bíblia será que é encontro de catequese?
CLARO QUE NÃO... os encontros devem ser planejamos pelo catequista com o auxílio da palavra de Deus e os catequizandos devem ter o contato direto com a bíblia e perceber que todos os ensinamentos vem da palavra de Deus.
Momento de oração:
Precisamos levar os catequizandos a terem um momento com Cristo, momento de refletir, de saber pedir e principalmente agradecer a Deus pelas graças. Leva-los a agradecer pequenas coisas como: o andar, falar, ver, pegar, e que na verdade são grandes graças alcançadas todos os dias.

Bom pessoal, esses são pequenos, porém importantes passos, que devem ter num encontro de catequese. Se você catequista ainda sentiu que falta algum desses simples passos, ainda é hora de mudar.

Nesse dia realizei o encontro sobre o tema: Multiplicação dos Pães e Peixes vejam as fotos:









Hora de cantar os parabéns para o aniversariante!

6 comentários:

  1. Mto bom seu encontro, trabalho com a turma de primeira comunhao e é dificil fazer todos levarem a biblia mais me viro como posso..
    DIEGO

    ResponderExcluir
  2. Boa noite amigo Jonathan!!!
    Vendo suas fotos me lembrei de quando fazia minhas aulas de catequese. Também foram em uma escola, sempre aos domingos após a missa. Adorava e sinto saudades... Minha professora era a Sandra, até festa de niver fizemos para ela...daria um belo texto, quem sabe faço um e posto no blog. Vou pensar...se fizer venho lhe avisar.
    Tenha um domingo feliz e abençoado.
    Abraços da Bia!!!

    ResponderExcluir
  3. Ola Jonathan!
    Sou catequista da 1° etapa e ja dou biblia a todos ,e ja deixo avisado que ela é a Palavra de Deus e que é muito importante e que temos que carregala para catequese nunca esquecer.
    Acho que tem que usar a biblia desde o começo da catequese.Rosi Brandina Novo Horizonte SP

    ResponderExcluir
  4. Jonathan parabéns pela sua criatividade.queria um Jonathan na minha comunidade aqui.Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Jonathan parabéns, eu sempre digo que menos e sempre mais e vc provou isto com este singelo mas cheio de amor altar preparado para as crianças. Ele está tão lindo, que para mim está igual ao altar que preparam para as coroações alto e suntuoso. Mas o carinho que ele foi feito está maior que tudo isto. Parabéns.
    Silvânia Moura - Paroquia Santos Anjos da Guarda

    ResponderExcluir
  6. muito bom o seu trabalho seu encontro com as crianças

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz