domingo, 12 de maio de 2013

Encontro para catequese: Dia das mães


No último encontro (11/05/2013), o tema do encontro que realizei com minha turminha foi totalmente direcionando às mamães!

Iniciei Cantando a música:
Ave, cheia de graça
Ave, cheia de amor
Salve, ó mãe de jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor
Salve, ó mãe de jesus
A ti, nosso canto e nosso louvor

Logo após a música rezamos uma Ave Maria.

Depois do momento inicial, sentamos em circulo e contei a história abaixo...

Uma grande Lição

Marcos era um garoto preguiçoso. Não gostava de escola, nem de estudar, nem de ajudar a sua mãe nas tarefas de casa. Sua mãe já não sabia o que fazer. E todos os dias vinham reclamações dos professores lá da Escola. Não tinha dia que não brigasse na rua. Ele vivia batendo e apanhando.
Certo dia Marcos ficou muito pensativo, sua mãe estranhou por que aquilo não era normal... Ele sempre foi agitado, e pensava:

Droga de vida chata! Uma mãe enjoada, que vive me mandando para a escola! Droga! Eu podia ter uma irmã e aí ela fazia tudo, não é? Ficava com todo o serviço de casa e eu livre!

E Marcos começou a se arrumar para ir à escola. Coisa mais que estranha! Não foi preciso nem a mãe mandar! E a mãe ali assustada, sem entender nada.
Mas Marcos estava pensando em aprontar, e pensava:

- Hoje eu vou resolver meu problema.

Marcos programou tudo direitinho: No final da aula saindo da escola, ele se jogou na frente de um carro. Ele achava que fazendo assim ia ficar longe e livre da escola e da mãe que sempre chamava sua atenção...

"A história não terminou por aqui, o catequista pode criar um final bem feliz para esta história que foi retirada e adaptada do livro Jesus é 10! da editora Santuário."

Após a contação da história fizemos um bate papo sobre as atitudes do personagem da história, logo após realizamos uma brincadeira pra lá de descontraída e divertida.
Sabe a brincadeira da bolinha que passa-passa? Pois é, adaptei em cima dessa. Levei uma almofada com a imagem de Nossa Senhora, e catando o refrão da música que iniciei o encontro, todos iam passando a almofada, quando a música acabava os catequizandos tinham que parar de passar a almofadinha de Nossa Senhora e dizer o que já fez de desobediência com a mamãe e que se arrependeu e nunca mais fez.

Depois da dinâmica e de um delicioso bate papo partimos para o momento da lembrancinha do Dia das mães (clique aqui).

O último momento foi a oração final em intenção de todas as mamães.

Fotos do encontro:

(Pra contar história tem que botar uma pitada de empolgação! Olha o rosto do catequistas!!! kkk)

(Participação dos catequizandos)

(A música parou e a almofada de Nossa Senhora parou no???? kkk)
(Hora de confessar a desobediência que fez com a mamãe e prometer não repetir nunca mais.)

CONVITE:

Até a próxima pessoal!

2 comentários:

  1. Amei, muito bom a história maravilhosa para as crianças refletir, com certeza elas tiveram uma lição maravilhosa. Deus abençoe vc e sua turma.

    ResponderExcluir
  2. Pela carinha das crianças, dá para ver que o encontro estava muito bom.
    Que Deus continue te abençoando e capacitando cada vez maissssssss.

    Abraços Tilili

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz