sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Dinâmica Campanha da Fraternidade 2017

Para desenvolver o tema da Campanha da Fraternidade 2017 “Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida” e o lema “Cultivar e guardar a criação” (Gn 2.15) é necessário sondar das crianças o que elas sabem sobre o assunto, como elas cuidam da criação de Deus etc.
Para isso, podemos atingir o objetivo de uma maneira dinâmica. O catequista distribuirá um balão e uma ficha com uma pergunta, o catequizando dobra a pergunta e coloca dentro do balão, em seguida enche o balão e amarra.
O catequista coloca uma música bem legal e todos os catequizandos realizam a troca de balões jogando-os para cima. Não vale estourar os balões. Após a troca de balões todos sentam no chão em circulo com o balão na mão. O primeiro catequizando estoura o balão, tira a pergunta, escolhe um colega e faz a pergunta para o escolhido responder. A cada pergunta feita, o catequista junto com a turminha vai refletindo sobre as respostas.
Vejam quais perguntas podem ser feitas:
  1. O que você faz para poupar água?
  2. O que você pode fazer para poupar energia elétrica?
  3. O que você pode fazer para diminuir a produção de lixo?
  4. O que você faz para colaborar com o meio ambiente?
  5. O que você mais gosta na natureza?
  6. Você se considera parte da natureza? Por quê?
  7. Qual a importância da água?
  8. Qual a importância da terra?
  9. Para você, qual é o maior problema ambiental?
  10. A pobreza é um problema ambiental? Por quê?
  11. A superpopulação urbana é um problema ambiental? Por quê?
  12. O que você pensa sobre pássaros em gaiolas?
  13. O que você pensa sobre consumismo?
  14. Como você se sente quando vê pessoas com má postura ambiental?
  15. Qual o lugar que você mais gosta de estar? Por quê?
  16. Pra você, quais as diferenças entre viver em um ambiente urbano (cidade) e um ambiente rural (campo)?
  17. Para você, por que é tão difícil mudar hábitos e atitudes?
  18. Você acha que a catequese ajuda com o meio ambiente?
  19. Você se preocupa com o meio ambiente? Por quê?
  20. Se Jesus Cristo voltasse hoje, o que diria sobre o mundo criado por Deus e dado a nós para cuidar?

47 comentários:

  1. Legal a atividade, só sugiro trocar os balões por outro recipiente, já imaginou várias turmas realizando essa atividade? Serão 10, 200, 3000 balões sendo estourados no Brasil. E sabe que a borracha leva mais de 100 anos par se decompor!!! Temos que tomar um pouco de cuidado nas atividades, as vezes o molho sai mais caro do que o peixe.
    Abraço!
    Boa atividade para todos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcos! Estamos aberto a sugestões. Qual outro recipiente sugere?
      Abraço!

      Excluir
    2. Oi marcos achei excelente a dinâmica e o uso de balões e muito legal

      Excluir
    3. Olá!
      Eu sugiro saco de papel, as crianças colocariam o papel dentro, enche e amarra. O papel é reciclável!
      Beijos,

      -M

      Excluir
    4. Oi Jonathan tudo bem? Adoro as suas sugestões.

      Excluir
    5. Oi Jonathan vc não tem mais o Facebook? Eu seguia vc lá,bjos fique com Deus

      Excluir
    6. Legal a ideia e sugestão do uso do saco de papel. Sugiro também uma catequese, a ser realizada em 1 dia, com todas as crianças, numa visita a uma área verde. Pode ser um parque ecológico, ou ainda, um parque onde se realizam caminhadas. Deve-se convidar um biólogo pra esse dia, que deverá falar muito brevemente sobre a importância dos biomas.

      Excluir
    7. Olá, adorei a ideia da dinâmica, mas tenho um aluno com medo de balões, então sugiro colar as perguntas embaixo de cadeiras e fazer uma dança das cadeiras.

      Excluir
  2. Adorei a dinâmica parabéns pelo excelente empenho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adorei,vou fazer com balões,pois todas as crianças gostam e chamam mais atenção das crianças

      Excluir
  3. Pode ser utilizado sacola supermercado que utilizamos frequentemente para colocar lixo...encher E colocar as perguntas...trocar como se fosse o balão...

    ResponderExcluir
  4. Pensei que fossem utilizadas folhas de papel utilizadas frente e verso que não tivessem mais utilidade, colocar as perguntas dentro do papel, amassar e jogar aleatoriamente para trocar de catequisando...prossegue normalmente a dinâmica...

    ResponderExcluir
  5. Gostei da dinâmica, Obrigada Jonathan Cruz, por compartilhar conosco o seu trabalho. Mas, assim como o Marcos, também fiquei preocupada com a questão ambiental, então penso que se poderia trocar os balões por bolas de papel amassado e de preferência papel de revistas ou de rascunho, pois como sabemos,papel é árvore derrubada, é monocultura do eucalipto que empobrece por demais o solo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me o comentário, mas acho que atualmente estamos muito "politicamente correto", caindo inclusive na hipocrisia.
      "ah, nao vamos usar papel, pq é arvore derrubada, monocultura, etc" vamos usar o computador novo? o velho é um lixo sem limites, jogado na africa, longe de nossos olhos?
      que utiliza energia eletrica, gerada pelas usinas hidrelétricas que acabaram com milhares de hec de arvores, e até hoje despejam metano devido a decomposiçao destas arvores?
      Ou seja, não tem solução, a nao ser voltarmos ao papiro. ou, minimizarmos nossa pegada ambiental, mas sem hipocrisia.

      Excluir
  6. Olá Jonathan,eu sou Patricia e quero deixar o meu muito obrigado pela dinâmica, além de auxiliar os catequizandos ela amplia as nossas possibilidades e nos ajuda muito no preparo dos encontros relacionados com o tema. Quanto a forma de fazer a troca das perguntas, podem ser usados lembrancinhas de material reciclado por exemplo. Pode-se aproveitar fundos de garrafas PET, rolos de papel higiênico, folhas de revistas e jornais para fazer saquinhos, tudo com muita criatividade e auxiliando o meio ambiente através da reciclagem. Tem diversos modelinhos super fáceis de fazer na internet. Além de trabalhar o tema pode-se também brindar os catequizandos com um mimo fofo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Patricia, eu sou a Derly, amei a ideia de saquinhos de revista! Muito obg, vai me ajudar muito !

      Excluir
  7. Gostei da dinâmica e sobretudo das perguntas pois nos fazem repensar nossas atitudes e agradeço. Gostei tbm das sugestões de substituições dos balões, pois ao invés de poluirmos temos q ser coerentes e reutilizar ou reciclar: sacos de papel ou plásticos já utilizados, mas limpos. Abraços de Coramar

    ResponderExcluir
  8. Boa tardeeee ... amanhã será meu primeiro dia de catequese esse ano ... e já vou usar essa dinâmica ... Além de abranger mt bem o tema da CF 2017 é um momento para meus pequenos anjinhos interagirem.
    Abração da Fátima e obrigada pela sugestão.

    ResponderExcluir
  9. Muito boas as sugestões, gostei muito dá observação do Marcos Assumpção, um vez que estamos falando em natureza, bioma, como é que vamos usar algo que não é bom para o nosso planeta? Poderia ser feito uma brincadeira como batata quente, com as perguntas dentro de um pote, e conforme as crianças tirasse as perguntas, elas iriam formando um círculo do lado de fora daqueles que ainda não pegaram.

    ResponderExcluir
  10. Achei ótima essa dinâmica, como dou catequese para adolescentes, vou aproveitar as dicas de como reciclar os balões unindo isso a dinâmica, assim falaremos sobre o meio ambiente e logo em seguida poderemos praticar. Parabéns pela criatividade. Obrigado pela sugestão.

    ResponderExcluir
  11. Bom dia, excelente dinâmica! Obrigada por compartilhar conosco. Mara Aquino.

    ResponderExcluir
  12. Gostei muito da dinâmica, vou aplicar com a minha turma e volto para comentar como foi!
    Estão de parabéns 👏👏

    ResponderExcluir
  13. Que tal aviõezinhos de papel? Podem colar a pergunta no avião e jogar para o colega responder.

    ResponderExcluir
  14. Sou Nativa santos, gostei muito da dinâmica e a ideia para trabalhar com saquinhos de papel foi legal. Valeu bjos!

    ResponderExcluir
  15. Boa tarde, gostei da dinâmica sobre as perguntas. Sugiro usar a brincadeira da dança das cadeiras colando debaixo das mesmas as perguntas o que ficar sobrando (sem cadeira) escolhe o catequisando para responder a pergunta que estiver em baixo da sua cadeira.

    ResponderExcluir
  16. Muito boa a dinâmica,parabéns Jonathan,sempre te seguindo e divulgando as suas atividades. Deus o ilumine sempre.Paz e Bem querido!!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa a dinâmica Jonathan.Sempre te seguindo e divulgando as suas atividades,Parabéns querido. Paz e Bem e que Deus continue te iluminando.

    ResponderExcluir
  18. Achei a dinâmica bem criativa. Agradeço sua colaboração. Bom Amanhecer com as bênçãos do Senhor e a proteção de Maria.

    ResponderExcluir
  19. Vou fazer a dinâmica também , obrigada pela partilha 😘😘😘

    ResponderExcluir
  20. Boa noite!!! Gostei da dinâmica, vou fazer com meus alunos.
    Sou professora de Ed. Religiosa. Vou fazer umas florzinhas de Eva e colocar as perguntas embaixo e convidar um aluno para escolher um colega para responder a pergunta sorteada . E assim sucessivamente quem respondeu escolhe outro colega. Espero dar certo. Assim faço uma sondagem do que os alunos conhecem do tema. Valeu, muito obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. gostei das sugestões das flores. vou fazer com meus catequizandos
      Rose

      Excluir
  21. AH sim, gostei da dinamica. concordo com o rapaz acima sobre o uso dos balões de borracha, podemos trocá-los por sacos de papel. Vou fazer com meus pequenos.

    ResponderExcluir
  22. Olá! A dinâmica e ótima.sugiro colocar as perguntas em uma caixinha.

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!!! Gostei muito da dinâmica, vou fazer com meus alunos. Uma dica, para não usar balões, seria fazer como sorteio de amigo secreto. Colocar em um recipiente e depois cada um sorteia um papelzinho e realiza-se as perguntas como sugerido.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia!!! Gostei da dinâmica e vou fazer como sorteio de amigo secreto, tem o mesmo efeito e não teremos balão para poluir o meio ambiente.

    ResponderExcluir
  25. Gostei muito da Dinâmica, mais fiz com sacola de supermercado e depois pedi para as crianças levarem essas sacolas e todos os lixos que fossem jogar no chão jogassem na sacola, e no próximo encontro nos contar como foi essa experiencia...
    bjos
    Deus abençoe e Nossa Mãe Santíssima vos guarde.

    ResponderExcluir
  26. Amei a dinâmica :vou iniciar o encontro com os catequizandos amanhã e ja vou trabalhar ela com as crianças.

    ResponderExcluir
  27. achei interessante em fazer com a bexiga , assim aproveitamos a falar sobre o tema da campanha da fraternidade.

    ResponderExcluir
  28. Outra Atividade: Poderia também sujar a sala com pedaços de papel, folhas de árvores secas entre outras, dividir a sala em duas artes, colocando algo no meio que contribuísse para a divisão da mesma e em cada lado um cesto de lixo, pá e vassoura .A sala seria surpresa, então eles deviriam encontrar a sala neste estado. Antes deles entrarem dividir a turma em dois grupos e pedir para que eles limpem a sala, o grupo que limpar primeiro seria o campeão, mas antes de iniciar convidasse quatros crianças para atrapalhar o grupo na hora da limpeza os demais não poderiam saber deste acordo sujar: jogando o lixo que está na lixeira no chão, chutar o lixo.. atrapalhar de alguma forma. Na hora da dinâmica pode tocar a música Xote Ecológico de Luiz Gonzaga para deixar o clima mais animado. Dá um tempo, depois pede para que todos juntos limpem o ambiente, desta vez sem atrapalho, seguindo para a socialização da interpretação da atividade realizada.

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde! Adorei a sugestão da dinâmica para iniciar o tema da Campanha. Vou fazer, mas irei colocar as perguntas dentro de uma caixa e com os alunos em círculos, ao som de uma música, passar a mesma de mão em mão, e quando parar a música o aluno que estiver com a caixa deverá retirar uma pergunta e escolher um colega para responder, após respondida, inicia a música e passa a caixa até concluir todas as perguntas.

    ResponderExcluir
  30. Como há aula em sala vizinha, o estouro dos balões poderá atrapalhar. Então usaremos um recipiente feito com dois fundos de garrafa PET acopladas, como um pote fechado. Ele será passado de mão em mão durante a música. Quando a música parar, quem estiver com o pote na mão deverá retirar um papel e responder a pergunta que estiver escrita. No final da atividade as duas partes do pote serão separadas e usadas como porta lápis, mostrando o reaproveitamento.

    ResponderExcluir
  31. Fiz a dinâmica esse fim de semana. Gente foi perfeito!! Como minha turma é inicial eu refiz as perguntas, e vcs não tem noção... FOI FANTÁSTICO E SURPREENDENTE!! Agradeço de coração a atenção e carinho que disponibilizam a nos ajudar!!

    ResponderExcluir
  32. Foi muito boa a ideia Jonathan, vou com certeza fazer com minha turma.

    ResponderExcluir
  33. As perguntas também poder estar escritas ou impressas em tiras de papel numa caixa.
    Fazer uma roda com as crianças,e tocar músicas que falam sobre o tema da campanha da fraternidade( Sal da Terra, Tocando em frente...) e parar de repente( como a dança da cadeira).
    Aí, em quem parou tira a pergunta e socializa, até que forem todas as questões contempladas!

    ResponderExcluir
  34. Fiz essa dinâmica mas ecologicamente correta com as perguntas em uma caixinha.as PERGUNtAS FORAM FEITAS COM PAPEIS REAPROVEITADOS, e depois passei a caixinha para todo o grupo de catequista.Achei válida a ideia tirando o uso dos balões!!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz