Sobre o Autor

Sou Jonathan Cruz, catequista da Paróquia de Nossa Senhora do Carmo – Paraopeba/MG, desde 2004 evangelizando crianças. Fiquei 4 anos como catequista auxiliar (ajudante) e aos 18 anos (2008) assumi minha primeira turma de pré – eucaristia.
Nasci no dia 24/10/1989, sou natural de Contagem/MG, formado em Pedagogia e apaixonado pela minha profissão.

O blog “Catequese com Crianças” nasceu no dia 01/01/2012, com o objetivo primeiramente de evangelizar as crianças, e através desse objetivo principal que batizei o blog com esse nome. Outro objetivo é auxiliar catequistas e oferecer sugestões para enriquecer os encontros da catequese.
Sei da importância que temos quanto evangelizadores de falar pela igreja, e por isso dou minha total dedicação em evangelizar através do blog.

  1. Comentários: Uma forma dos leitores expor suas opiniões, sugestões, críticas constritivas, e elogios. Agradeço a todos que ao passar pelo blog tem o carinho e atenção de sempre deixar uma palavrinha que é recebida como incentivo.
  2. Seguidores: Uma forma que mostra a satisfação dos leitores com o blog. Mostra que vale a pena seguir o trabalho que é em prol da evangelização. Agradeço todos os seguidores do blog, pois todo o conjunto de seguidores forma uma família... a família “Catequese com Crianças”. 
  3. Redes: Vocês também podem me encontrar nas Redes Sociais;




    Abraço e sinta-se sempre a vontade nesse cantinho evangelizador.

    58 comentários:

    1. Passei por aqui e visitei seu blog. Adorei! Graziela, ministerio para as crianças de Minas de Gerais.

      ResponderExcluir
    2. JONATHAN, meu nome é Tânia. Comecei este ano com a primeira etapa da catequese. Minha formação é professora do Ensino Médio. Quero parabenizá-lo pelo INIGUALÁVEL "blog", que me ajuda imensamente nos meus encontros.Você é muito abençoado...Um grande abraço, adorei te conhecer... Lavras, 30 de Julho de 2012.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Tânia, fico feliz por seu sim ao convite para assumir essa linda vocação que é ser catequista, agradeço pelo elogio super carinhoso com o blog. Grande abraço e sinta-se sempre a vontade e bem vinda ao Blog Catequese com Crianças.

        Excluir
    3. Jonathan,amei te conhecer pessoalmente na 1semana diocesana de catequese em Sete Lagoas.Parabéns por este blog que é uma fonte de inspiração e nus ajuda muito.Teremos uma semana catequética no mês de Outubro para catequistas,família e padre.Nus ajude com sugetões.DEUS continui te abençoando e iluminando a cada dia.Telma,Paróquia São José Operário,Sete Lagoas,01 de Agosto de 2012

      ResponderExcluir
    4. BOM DIA!!
      ESTOU TENTANDO MANDAR UM EMAIL P/ VC COM O ENDEREÇO ACIMA MAS ESTA VOLTANDO, TEM ALGUM OUTRO. BJOS.

      ResponderExcluir
    5. jonathan,gostei muito do seu blog,muitas das vezes encontro um forma mais facil para passar para os meus catequizandos,que DEUS sempre lhe abençoe e ilumine seus passos ,catequese da Paróquia São Vicente de Paulo,Divinópolis-MG.Um grande abraço Tatiane

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Tatiane, obrigado pelo elogio, e fico muito contente pelo blog está te auxiliando na evangelização. Sinta-se sempre a vontade tá bom?
        Um abraço.

        Excluir
    6. Jonathan Cruz

      Somos um grupo de Catequistas da Diocese de Patos de Minas, Paróquia São Pedro e São Paulo, Comunidade Mãe Rainha. Descobrimos seu projeto, gostamos, adaptamos e colocaremos o mesmo em prática dia 10/09/2012. Depois lhe informaremos o resultado. Muito obrigada pela ajuda. Continue evangelizando através do blog. Que a Paz, de Jesus e o Amor de Maria estejam sempre presentes em sua vida. Paz e Bem! Ione

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Olá Ione, que bom que colocará em prática uma ideia retirada aqui do blog. Que este projeto possa render bons frutos na evangelização de seus catequizandos. Ficarei aguardando a sua volta para me dizer como está o andamento ok?
        PAZ E LUZZZZZZZZZZZ

        Excluir
    7. Olá Jonathan,só passei por aqui para avisar que vamos fazer a gincana bíblica no mês de novembro, pelo motivo de umas datas em comum na nossa comunidade.Usei a gincana que você postou alguns dias atrás, fiz algumas adaptações,ficou muito bom!Obrigada pela ajuda!
      Como a gente não pára, você já leu algo sobre a influência da internete e os nossos catequizandos, jovens em geral?Se já, pode repassar algo?
      Agradeço sempre! Jaqueline-Comunidade Sagrada Família-Timóteo-MG
      Catequista

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jaqueline, depois vou querer saber como foi a gincana tá bom?
        Sobre o que me perguntou (internet/catequizandos) não li e nem vi algo, mas posso pesquisar, se achar algo a respeito posto aqui no blog tá bom?
        Paz e luz!

        Excluir
    8. Caro Jonathan,
      Paz de Jesus e o Amor de Maria.
      Navegando em busca de boas matérias para a catequese descobri uma ótima: O blog “Catequese com Crianças”!
      Parabéns!
      Sou catequista e atualmente coordenador de catequese da Comunidade Santo Antonio, da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Praia Grande/SP.
      Meus irmãos catequistas e os catequisandos da minha Comunidade vão gostar de conhecer o seu "cantinho evangelizador". Estarei acompanhando e aprendendo com você e seus colaboradores. Espero poder colaborar também.
      Minhas orações para você, demais colaboradores, sua Paróquia e todo o fervoroso povo mineiro, aliás, de onde veio minha esposa (região de Montes Claros).
      Grande e fraterno abraços de todos nós.
      PJAM

      Gerson Luiz Gonçalves Martiniano
      gersonmartiniano@ig.com.br

      ResponderExcluir
    9. Gostaria de saber se não tem moldes dos chaveiros de anjinho?
      Fique com Deus,e que o seu coração encha de amor e luz neste natal(ainda mais,né).
      Obrigada,Jaqueline/Timóteo/MG

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jaqueline, acabei de postar os moldes no blog, confira!
        Querida, que seu natal também seja especial, recheado de bençãos derramadas pelo menino Jesus.
        Paz e Luz!

        Excluir
    10. Jonathan

      Sou catequista e estou sempre a procura se algo inovador para os meus
      catequisandos o seu blog é maravilhoso. Que Deus o abençoe sempre.
      Maria

      ResponderExcluir
    11. Jonathan,
      Admiro muito o seu entusiasmo com a catequese.Estou sempre visitando o seu blog, sou catequista e gosto muito de suas atividades, já utilizei várias com meus catequisandos.Que o Senhor Jesus o fortaleça sem
      pre em sua caminhada.
      Um abraço carinhoso.
      Aparecida Barcelos

      Joâo Monlevade

      ResponderExcluir
    12. Maria e Aparecida, obrigado pelo carinho e atenção. O blog "Catequese com Crianças" é nosso e fiquem sempre a vontade.
      PAZ E LUZZZZZZ

      ResponderExcluir
    13. Vamos começar né?Aliás, vamos continuar porque o catequista não pára e falando de DEUS não paramos.Começaremos a nossa catequese no dia 16/02.Estou animadíssima, aliás, como vc começou bem com o blog.Parabéns meu amigo e companheiro de caminhada para JESUS.Amei os cartões de boas vindas.Jaqueline-Timóteo/MG

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Jaqueline, nossa catequese inicia 09/02, e estou como você, contando os dias. Um grande abraço.

        Excluir
    14. Meus parabéns pelo blog.
      Meus parabéns pela iniciativa.
      Meus parabéns pela dedicação.
      A catequese precisa de pessoas como voce para colocar a nova geração em sintonia com Jesus.

      ResponderExcluir
    15. Jonathan a um ano visito seu blog e desde então me apaixonei por cada post que faz, sou catequista em Ceilandia-DF a uns 20 anos, sempre gostei de trabalhar com crianças, e também sempre quis ser pedagoga, uma pena nunca ter tido iniciativas assim como as suas, penso que não me dediquei como deveria e sempre fui muito eu, devagar quase parando,rsrsrs... Sinto as vezes que nao fui e nem sou uma catequista que o Senhor deseja, esse ano, devido a correria vou dá um tempo, vou me dedicar mais a formação, desejo ser uma catequista e cristã de verdade. Quanto ao meu sonho de ser pedagoga só agora iniciei o curso e com muito medo estou enfrentando, espero conseguir chegar ao fim, aliás, na verdade não chegar ao fim, mas levar a frente essa profissão linda e que sempre admirei e quis ser, apesar de não me achar capaz, mas claro, sabendo que o Senhor nos capacita e peço muito isso a Ele. Reze por mim! Lembrarei de vc em minhas orações. E claro estarei sempre por aqui em busca de conhecimento e exemplo que é vc.

      Obrigada por tudo!
      Abraço,
      Eliane

      ResponderExcluir
    16. Olá Jonathan,
      Meu nome é Patricia e sou catequista a 11 anos, na Paróquia São Francisco de Assis em Umuarama/PR.
      Sempre procuro novidades e sugestões para catequese pois acredito que crianças e adolescentes precisam se encantar com a catequese.
      Eu me apaixonei pelo seu blog. É rico, fecundo, abençoado por Deus.
      Que Deus o abençoe mais e mais para que catequistas de todas as partes tenha o prazer de encontrar seus materiais e que você continue evangelizando dessa forma tão criativa e verdadeira.

      Obrigado
      Abraços
      Patthy

      ResponderExcluir
    17. Parabéns pelo blog, muito bem produzido além de disponibilizar muitos recursos para evangelização de crianças. Peço sua autorização para colocarmos algumas de suas ilustrações na revista de nossa Paróquia São Luís Gonzaga (Brusque - SC), pois temos uma página voltada para o público infantil e sempre estamos a procura de atividades divertidas para disponibilizar, além de ser uma ferramente aos catequistas da paróquia.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Ketlin, pode usar sim. Em prol da evangelização com certeza este espaço estará sempre a disposição. Gostaria de receber uma revista dessas, como faço para consegui-la?

        Excluir
    18. Olá Jonathan,
      Que o Espírito Santo Reine em nossos Corações e inspire nossos trabalhos,
      Parabéns pelo Blog e pela iniciativa. Gostei muito de ler seu relato e ver as propostas presentes no blog para serem utilizadas na catequese. É você mesmo quem prepara todo este material? Estou pensando em tornar-me catequista e provavelmente estarei utilizando todo seu rico material

      A Paz de Jesus e o Amor de Maria.
      Rubens
      webmaster: www.pelafe.net (100%Católico)
      "Somos simples servos, fizemos o que devíamos fazer" Lc, 17,10

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Rubens, Todo material sou eu mesmo que preparo com a ajuda de alguns colaboradores. E rezarei por você para que de fato aceita o chamado de Deus a ser catequista.
        Paz e luz!

        Excluir
    19. Jonathan,
      Sou catequista em Montes Claros (MG) e descobri, hoje, o seu blog. Gostaria de dizer que você é uma inspiração para alguém como eu, há tantos anos na estrada da Evangelização. Que felicidade poder ver um jovem tão cheio de Deus, usando os dons recebidos das mãos Dele para levar nossos anjinhos cada vez mais próximos de Jesus. Nesse ano, em que a Igreja retoma o tema da juventude na CF, enche o meu coração de esperança saber que existem jovens que se dedicam tanto a levar o amor de Deus aos outros. Que Deus continue a guiar seus passos.

      ResponderExcluir
    20. Parabéns pelo Blog, Jonathan!!! É realmente de uma criatividade sem par! Continue usando seus dons para a evangelização, a Igreja precisa de gente como você! Sou religiosa consagrada, não estou trabalhando com catequese no momento, mas já trabalhei e agora estou responsável pelo Ensino Religioso do 1º e 2º ano de um colégio em Brasília (DF) e o seu blog tem me ajudado muito!

      Que Deus sempre reabasteça sua fonte de criatividade!

      Mais uma vez, parabéns!

      Ir. Marcele

      ResponderExcluir
    21. Parabéns ótimas idéias, visitarei mais vezes seu bolg! Adriana -Penápolis SP

      ResponderExcluir
    22. Olá Jonathan, boa noite
      Estou começando na caminhada da evagelização através da catequese. Estou como auxiliar em uma turma de crianças de 7 anos e venho enfrentando dificuldades para montar os encontros, haja vista minha inexperiência. Procurando ajuda na web encontrei seu blog e estou fascinada pelo trabalho que você descreve. Minhas dúvidas permeiam os temas para os encontros, tenho crianças que ainda nem sabem a oração do Pai- Nosso e da Ave Maria. Por onde e como começo...
      Desde já obrigada pela atenção e parabéns pelo blog!Carol Oliveira

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Carol sei muito bem o que sente logo agora no início. Meu conselho é que você comece do comecinho mesmo que é: Ensinar as crianças a fazerem o sinal da cruz (nome do pai), ave maria, pai nosso e sucessivamente você vai trilhando seu caminho.
        Paz e luz!

        Excluir
    23. Olá Jonathan,

      Gostei muito do seu Blog!

      Que Deus te abençoe e
      que Nossa Amada Maria
      Santíssima sempre o proteja.

      Abraços!

      ResponderExcluir
    24. OI JONATHAN AQUI É O RICARDO SOU CATEQUISTA DA PAROQUIA SÃO JOSÉ DO JAGUARÉ E GOSTARIA QUE VC ME AJUDARIA EM UMA DINÁMICA COM O TEMA SOBRE BATISMO SOU CATEQUISTA Á QUASE DOZE ANOS FIQUEI MUITO FELIZ QUANDO VI SEU BLOG HÁ TAMBÉM GOSTARIA DE SABER SE QUANDO AS CRIANÇAS FAZEM A CELEBRAÇÃO DA PRIMEIRA EUCARISTIA SE ELES VOLTAM PARA A SANTA MISSA E COMO FAZER AS CRIANÇAS PARTICIPAREM DAS CELEBRAÇÕES . CONTO COM VC ESTOU ESPERANDO ANCIOSO VC POSSUI FACEBOOK . PARABÉNS PELO GRANDE TRABALHO ACEITE AO MEU CONVITE NO FACE ASSIM DA PARA NOS CONVERSARMOS OBRIGADO E FIQUE COM JESUS E TENHA MUITAS ALEGRIAS E BENÇÃOS OBRIGADO PELA ATENÇÃO E DESCULPE PELO INCOMODO PARABÉNS DE RICARDO FERNANDES.

      ResponderExcluir
    25. Olá, amigo! A paz de JESUS e o amor de MARIA!
      Que alegria em conhecer seu blog. Acabei de aceitar o convite para ser catequista e estava maluca com a preparação. DEUS colocou você no meu caminho. Espero te acompanhar nas redes sociais e, quem sabe, um dia te conhecer.Também pretendo cursar pedagogia. Que DEUS te abençoe grandemente. Amém!!!

      ResponderExcluir
    26. OLÁ JONATHAN,COMO VAI?
      MAIS UMA VEZ ESTOU A PROCURA DE AJUDA COM A CATEQUESE,OS CONTEÚDOS DE CADA ETAPA ME DEIXAM COM MUITA DÚVIDA.COMO VC FAZ AÍ NA SUA CATEQUESE?EU QUERIA QUE FOSSE FIXO ESTE CONTEÚDO, FAZENDO ADAPTAÇÕES DE ACORDO COM A REALIDADE DO ANO VIGENTE.É ASSIM TAMBÉM COM VCS NA SUA PARÓQUIA?UM ABRAÇO E QUE DEUS TE ABENÇOE. JAQUELINE/PARÓQUIA SÃO JOSÉ/TIMÓTEO/MG

      ResponderExcluir
    27. Olá Jonathan

      Tudo bem?
      Estava procurando estudos para a Pré Catequese e achei o seu blog.
      Estou trabalhando com uma turminha de 5 a 7 anos da PRÉ- CATEQUESE ..e sinto muita falta de uma direção ....um caminho ...
      O que passar pra eles ...???? Qual a sequência devemos usar apartir por exemplo do Primeiro encontro?

      Sei que na Pré devemos ser bem dinâmicos porque eles são bem novinhos e precisam de constante motivação...Mais queria poder ter um rumo.

      Exemplo:

      1º Encontro: Criação do Mundo
      2º Encontro: Adão e Eva
      Etc ...

      Um encontro seguindo o outro dando sequencia na vida espiritual desses pimpolhos que são tão pequeninos .... e se dispersam rápido demais ..

      Aguardo um contato seu.

      Obrigada
      Tatiane

      ResponderExcluir
    28. E AI MEU IRMÃO PAZ E BEM PEÇO SE DE QUE VC MIM ADICIONE NO FACE QUERO QUE VC MIM PASSE UMAS DICAS SE DE PRA MINHA CATEQUESE AQUI AGRADEÇO DESDE JÁ. MEU PERFIL DO FACE É CARLOS AMORIM

      ResponderExcluir
    29. parabéns, bom demais seu blog. Estava a procura de novas ideias e foi uma felicidade encontrá-lo. Vou recomendá-lo para as catequistas da minha comunidade. Beatriz Isabel

      ResponderExcluir
    30. Ô irmão, você é o CARA, Mas que canção linda, lindíssima, maravilhosa, cheia de LUZ, me comovi na minha escola Sandoval de Azevedo em Belo Horizonte, no dia da familia, gostaria de adquirir o CD. um abraço, Guttem.

      ResponderExcluir
    31. Este comentário foi removido pelo autor.

      ResponderExcluir
    32. Parabéns pelo blog. Sou catequista desde 2008, também tenho 23 anos e sou formada em pedagogia.
      É muito bom ver que os jovens buscam Deus e mostram esse caminho para essa nova geração.
      Sou de Guaratinguetá-SP, da Paróquia São Pedro Apóstolo: http://saopedroapostolo.com/.

      Um abraço para todos!

      ResponderExcluir
    33. Deus te abençoe nesse lindo trabalho que vc faz,de evangelizar os pequeninos e o de ajudar catequistas como eu,sem muita criatividade.PARABÉNS!

      ResponderExcluir
    34. ola jonathan,meu nome e glaucia e vou iniciar essa semana ,sabado ,meu primeiro encontro como catequista.encontrei seu blog e gostei demais e sei que vai me ajudar muito um abraço.

      ResponderExcluir
    35. OLA JONATHAN SOU CATEQUISTA QUERO LHE PARABENIZAR PELO SEU BLOG ,E A PRIMEIRA VEZ QUE VISITO ,MAIS ACHEI MUITO LEGAL SUAS DICAS OS TEMAS ,AS DINAMICAS TUDO DE BOM,PARABENS QUE O SENHOR TE ILUMINE SEMPRE.

      ResponderExcluir
    36. Jonathan, parabéns pelo seu trabalho, como é bom ver um jovem atuante e preocupado com a evangelização...também sou catequista, já a 10 anos, na Paróquia Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Jundiaí.
      Sempre estou dando uma olhadinha aqui para tirar idéias...um abraço e fique com Deus.
      Cristina

      ResponderExcluir
    37. Jonathan, parabéns pelo blog, muito lindo e dinâmico...meu nome é Marlene, sou catequista, adorei e vou usar nos encontros catequéticos tudo que você postou sobre a CF 2014...ah! também já curti a page blog catequese com crianças no face. Parabéns, que Deus continue te abençoando e iluminando neste lindo trabalho.

      ResponderExcluir
    38. Teu belo trabalho glorifica a Deus! Tudo excelente! Abração
      Profª Beth - UCPEL/Pelotas RS (também catequista e ministra).

      ResponderExcluir
    39. Jonathan, parabéns por esse belíssimo trabalho que você faz. Tenho compartilhado algumas postagens suas no Blog da Catequese que gerencio no site da Editora Vozes. Espero que você não se oponha, pois sempre cito a fonte. Persevere nesse trabalho, pois muitos catequistas necessitam desse apoio. Um grande abraço fraterno. Maria Aparecida de Cicco

      ResponderExcluir
    40. olá Jonathan...adorei o teu blog que só estou conhecendo hj.....sou ana Cristina de belem do pará...vou indicar para meus irmão CATEQUISTAS...PARABÉNS PELO SEU TRABALHO.

      ResponderExcluir
    41. OUVI...MELHOR... LI ALGO SOBRE UM CD...É VERDADE...COMO ADQUIRIR...E SE TIVER GESTOS...COMO SABER COMO FAZÊ-LO...ANA CRISTINA DE BELÉM DO PARÁ

      ResponderExcluir
    42. Ola Jonathan, sou Judith, catequista desde os meus 14 anos. Estava procurando dinâmicas para catequese e, por acaso encontrei o seu blog. Gostei muito, parabéns pelo trabalho maravilhoso que você faz! Não. desista está no caminho certo!

      ResponderExcluir
    43. Parabéns pelo blog! Gostei muito. Que a Sagrada Família o abençoe.

      ResponderExcluir
    44. Boa Noite Jonathan!
      Paz de Cristo e o Amor de Maria!
      Parabéns!, muito bom seu blog!, para iniciantes nessa missão evangelizadora, como eu, poder contar com alguém experiente é muito importante, obrigada por compartilhar suas ideias.
      Adriana - Praia Grande - SP.

      ResponderExcluir
    45. Parabéns Jonathan pelo blog!
      Também sou catequista e como você também crie um blog para evangelizar o povo de Deus. Desde 2012 que evangelizo jovens com a catequese do Crisma, mas a muito tempo faço parte da evangelização da minha comunidade.

      ResponderExcluir
    46. Querido amigo PARABÉNS!!! Que DEUS o ilumine sempre. Catequista Leandro de Wenceslau Braz/Pr

      ResponderExcluir
    47. Que Deus te abençoe sempre maravilhoso o blog, parabéns, gostei muito. Sou catequista e coordeno uma turma de catequese meu nome é Cléria sou de Uberlândia/MG.

      ResponderExcluir
    48. BOA NOITE,

      MEU NOME É ALESSANDRA, SOU DE CATUTI/MG, E GOSTARIA MUITO DE RECEBER TODAS AS ATIVIDADES SOBRE A CAMPANHA DA FRATERNIDADE DE 2017.
      e-mail: alessandrakelly.leaoalves@yahoo.com.br

      obrigada

      Alessandra Kelly
      (38) 999 55 65 69

      ResponderExcluir

    Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

    Jonathan Cruz