terça-feira, 3 de julho de 2012

Conhecendo os catequizandos

“Quem ama nunca desiste. Porém suporta tudo com fé, esperança e paciência.”
 (1 Co 13,7)
Necessidade dos catequistas conhecerem os tipos de crianças.

Existem quatro tipos de crianças com aprendizados diferentes:

1º – Criança Visual: Esta criança precisa ver e escrever para aprender melhor. Não há nada que mais atrai uma criança que um visual: (fotos, gravuras, desenhos, filmes, objetos, animais, flores, vestes etc...)

“Meus catequizandos amam filmes e desenhos para colorir, encontros que contém esses itens é de puro sucesso. Uma outra ideia que se Deus quiser farei ano que vem, é num encontro sobre “A Criação” propor as crianças que levem animais de estimação para abrilhantar nosso encontro. Animais de pequeno porte, é claro (passarinho, gato, cachorro, pintinho, galinha). Amigos, não se espantem costumo ser maluco mesmo hehehe, e nesse encontro pretendo acrescentar muitas plantas, flores, e ser ao ar livre, quem sabe ser até num sítio? Vamos sonhar?”

2º – Criança Auditiva: Esta criança precisa ouvir e falar sobre o que está sendo ensinado. Toda criança tem o direito de falar o que pensa: Não se escandalize, pois num grupo existem pessoas que convivem com vários tipos de pessoas, e não é diferente na catequese, pois o espaço que é dado para a criança se expressar pode ser o ponto principal que o catequista poderá atingir com a mensagem. (Ex.: Histórias, CD, filmes, músicas, suspense [entonação ao ler um determinado trecho da bília. Ler com fervor], teatro, entre outros)

“Sou um catequista de falar bastante, (as vezes até demais rsrs), mas também abro espaço para as crianças perguntarem, expor suas opiniões, participar num todo. As vezes, durante esses espaços cedidos aos catequizandos aparece cada pergunta... de tirar o chapéu ou cair os cabelos hehehe. Também no deixar falar, expor o modo de pensar, já descobri muitas coisas importantes que o catequista deve saber de seus catequizandos. O catequista deve conhecer o que se passa por traz de seus catequizandos: família, vida social, local onde mora, como que é esse local. As vezes pode acontecer de achar a criança levada, agitada, rebelde, mas esquecemos que por trás disso tem um por que da criança se encontrar nesse estado, então que sejamos atentos a essas situações.”

3º – Criança Tátil: Esta criança precisa tocar e manusear objetos para aprender eficazmente. (Ex.: colagem, colorir, desenhar, pintar, quebra-cabeça, dobradura, trabalhinhos artesanais, entre outros)

“ Adoro realizar com as crianças trabalhinhos que envolve artesanato em geral. Já fiz vários trabalhinhos com EVA, dobraduras, coloridos. As crianças sentem uma satisfação enorme por saber que aquele trabalhinho foi feito das mãos dela. Dá um pouco de trabalho, afinal, o que existe que não exige esforço? Durante encontros assim, pode ser realizado o trabalho manual e um diálogo super agradável sobre determinado tema ou assunto.”

4º – Criança Cinestésica: Esta criança precisa movimentar-se e ter participação ativa no encontro. O cérebro responde aos estímulos do sistema muscular e neurológico. (Ex.: Dinâmicas, brincadeiras, teatros, mímicas, coreografia.)

“ Ahhh como tenho crianças cinestésicas em minha turminha hehehehe. Minha turma é bem agitada, e sempre dou bastante trabalho para os inquietos. Peço para distribuir folhas, para me ajudar no momento de oração, para montar e desmontar o altarzinho e por aí vai, as tarefas que forem surgindo vamos pedindo eles que realizem.”

(Esse foi um estudo que fiz num encontro realizado na paróquia que faço parte.)
  

5 comentários:

  1. Ei, Jonathan, você é tudo isso, não? Rsrsr, mas é dos bons e no caminho correto, perfeito. As catequistas daqui, uns minutos antes da missa, fizeram teatrinho de fantoches. Esse é um tipo de recurso que eles adoram. Parabéns! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Criancinha precisa de tudo aquilo que na vida tem direito. Crescer, aprender e ser sempre muito feliz,e viver em liberdade!

    Boa terça-feira,
    um abraço
    Eduardo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Jonathan, parabéns pelo trabalho!
    Tenha uma linda semana, abraços!

    ResponderExcluir
  4. OBG vc e um anjo e agora ta me ajudando e muito com os pequenos

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo trabalho é porai que buscamos a fazer nossos encontros mais valer apena e levar as crianças a gostar e interiorizar mais a jesus. Boa semana!!

    ResponderExcluir

Caso não dê conta de comentar com o seu email, você poderá comentar clicando na opção ANÔNIMO, só não pode esquecer de deixar o nome no final de seu comentário. Desde já, agradeço seu comentário e convido a voltar sempre.

Jonathan Cruz